Atividades do Centro Especializado em Reabilitação iniciam segunda-feira (23) na Uniplac

Atendimentos são de essencial importância para suprir demanda da Serra Catarinense. Expectativa é de 400 atendimentos ao mês

Nesta segunda-feira (23) serão iniciadas as atividades do Centro Especializado em Reabilitação – CER II, na Universidade do Planalto Catarinense.

O Centro Especializado em Reabilitação é um dos componentes da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, sendo necessária a articulação de fluxos com a atenção básica, atenção especializada em reabilitação física e intelectual e a atenção hospitalar de urgência e emergência.

O CER II atenderá pessoas com deficiência intelectual e física dos 18 municípios da Amures. O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde.

A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde, consiste numa rede de cuidados que visa assegurar acompanhamento e cuidados qualificados para pessoas com deficiência temporária ou permanente; progressiva, regressiva, ou estável; intermitente ou contínua, por meio da criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde.

Os cuidados serão realizados nas dependências da Universidade, na área da Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e na Casa da Terapia Ocupacional. Serão aproximadamente 12 profissionais envolvidos entre fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeutas, médicos e enfermeiros que estarão prontos para atender a demanda que virá dos municípios. As Unidades Básicas de Saúde de cada um dos municípios que realizarão os encaminhamentos ao CER.

“Estamos bastante empolgados para iniciar as atividades, até porque a nossa demanda regional é bastante alta”, menciona a Coordenadora Geral do CER II na Uniplac, Elusa Camargo. “Os municípios estão aguardando ansiosamente o início dos atendimentos, pois muitas pessoas em algumas cidades estão sem este cuidado”, explica. Segundo ela, a expectativa para a quantidade de atendimentos é grande. “A nossa perspectiva e o nosso compromisso é de 400 atendimentos ao mês, isso envolvendo a primeira consulta e os retornos”, destaca.

Mais sobre o CER II: http://uniplaclages.edu.br/cer/inicio