Uniplac realiza teste de evacuação predial

Nove brigadistas voluntários da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) realizaram o simulado de abandono de local, uma exigência do Ministério da Educação (MEC) e a instrução normativa IN 031 do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC). A simulação aconteceu nos períodos matutino e vespertino dessa quarta-feira, 18, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), bloco 1, Reitoria, Fundação Uniplac e Biblioteca.

Cerca de 132 pessoas participaram da simulação, entre funcionários, professores, acadêmicos e pacientes do CCS. A Técnica em Segurança do Trabalho e Brigadista na universidade, Bruna Karolliny Bandeira, afirma que todos os envolvidos na simulação foram previamente avisados para que estivessem preparados. “A simulação aconteceu para que se houver algum sinistro, todos que estiverem nas dependências da Uniplac saibam como evacuar o local e seguir as orientações dos brigadistas até o ponto de encontro.” Bruna comenta que no próximo ano, pelo menos duas vezes os testes serão realizados, uma com aviso prévio e outra não. Os testes acontecerão nos três períodos.

A simulação tem ordens práticas, como conta a brigadista. “Quando soar o alarme de incêndio, todos estarão preparados e orientados para sair em fila, dos seus setores e seguir até o ponto de encontro conforme orientados. Sempre mantendo a calma e observando com atenção as coordenadas”, finaliza. A universidade ressalta que a colaboração nesses testes é de suma importância para que em caso de acidentes todos possam estar cientes do que fazer e que ao final estejam todos salvos.

Por Luan Turcati / Fotos Jary Junior e Maycon Danny – Central de Notícias Uniplac (CNU)