Nos últimos anos, a digitalização e a ordem dos códigos tem sido popular na indústria de catering.No entanto, alguns consumidores notaram que "prestar atenção às contas públicas e mini -programas de login autorizados" são frequentemente necessários ao digitalizar o código.Dessa forma, as informações pessoais dos consumidores serão obtidas por comerciantes.Essa prática é suspeita de infração?Vejamos a disputa de infração causada pelo código de varredura e pedidos
Kong, a festa, disse que em julho de 2021, ele e seus amigos vieram para um jantar de peixe grelhado para o jantar.O garçom disse a eles que o grupo precisava digitalizar o código para encomendar, então o Sr. Kong levou o telefone celular para operar. ganhador da mega sena de maranguape
Sr. Kong, Sr. Kong: Depois de examinar o código, a página da conta pública aparecerá imediatamente e você prestar atenção a ela, porque este é o único, não há outra escolha.Após o pedido, digite a página da conta pública, um pequeno programa para pedidos será exibido.
Kong disse que, se ele continuar clicando no jantar, ele abrirá uma janela para os consumidores "autorizarem".Somente depois de permitir que os comerciantes obtenham informações sobre o apelido, avatar, área, gênero, número de telefone celular e outras informações das contas de login do consumidor, os consumidores podem inserir a página de pedido para pedidos.
Kong acredita que o processo de digitalização e ordem estabelecido pelo comerciante forçou suas informações pessoais, e ele também descobriu que, mesmo que cancelasse o relato público do comerciante, ele ainda era um membro e não conseguiu se excitar .Como resultado, o Sr. Kong reclamou a empresa de catering ao tribunal com base na violação de seus direitos e interesses pessoais de informação para pedir à outra parte que interrompa a infração.
O julgamento do tribunal acredita que a empresa de catering do réu não constitui violação, mas deve respeitar a decisão de informações pessoais de Kong e julgar que a empresa de catering excluirá informações pessoais relacionadas ao Sr. Kong.
Chen Xiaodong, Presidente do Primeiro Tribunal do Tribunal Popular de Pequim: Quando o Sr. Kong ordenou, o restaurante deve informá -lo do serviço de ordem artificial.Portanto, nas informações de coleta forçada, o restaurante não constitui coleta forçada e não constitui violação do Sr. Kong. ganhador da mega sena de maranguape
Kong se recusou a aceitar e apelou ao Tribunal Popular Intermediário de Pequim.
Durante o segundo julgamento, a empresa de catering acreditava que, quando os clientes pediam, eles forneceriam duas maneiras de encomendar on -line e artificialmente, e nunca enganaram o Sr. Kong para digitalizar o código para encomendar.
Chefe de julgamento Chen Xiaodong: Quando você vai pedir, ele diz que você pode pedir manualmente?
Um recorrente Sr. Kong: Não.Deixe -me adicionar novamente.Fui à loja novamente na noite após a abertura do tribunal.
Kong disse que tentou cancelar os membros cancelando a conta pública do comerciante para excluir informações pessoais armazenadas na empresa de catering, mas isso não funcionou.As empresas de catering argumentaram no julgamento que a exclusão de informações de associação exige que os consumidores acessem a loja para enviar um pedido por escrito.
Chen Xiaodong, presidente do primeiro Tribunal do Tribunal Popular de Pequim: o Código Civil tem os capítulos e os termos de proteção de informações pessoais.Esses comportamentos do restaurante também violam amplamente as disposições da proteção de informações pessoais do Código Civil.
O Tribunal da Segunda instância acreditava que, de acordo com as evidências existentes, em 27 de julho de 2021, a equipe de serviço da empresa de catering não informou que Kong poderia pedir comida manualmente, e enganou que ele achava que havia apenas um método de serviço Para digitalizar o código para encomendar.O procedimento de varredura e ordem definido pela empresa de catering é necessário que o Sr. Kong deve prestar atenção à conta pública do comerciante e autorizá -lo a obter as informações relevantes do Sr. Kong. Os consumidores e a empresa de catering constituem violação.
Chen Xiaodong, Presidente do Primeiro Tribunal do Tribunal Popular de Pequim: Primeiro, o restaurante exclui as informações pessoais do Sr. Kong que foram acusadas. Perdas econômicas correspondentes, incluindo um custo autenticado de 5.000 yuan.
Definir o consumo de varredura de código não deve ignorar a escolha autônoma dos consumidores
Em resposta a esse fenômeno, os especialistas acreditam que os comerciantes criam o consumo de varredura de código e não devem ignorar o direito dos consumidores de escolher e saber o direito de saber.
Cai Rui, pesquisador assistente do Escritório de Pesquisa em Direito Civil do Instituto de Direito da Academia Chinesa de Ciências Sociais: para esta questão, a Lei de Proteção de Informações Pessoais estipula especificamente que os comerciantes devem obter o consentimento de pessoas naturais e não podem se recusar a fornecer serviços sobre os fundamentos de desaprovação de pessoas naturais.Em outras palavras, mesmo que os consumidores se recusem, neste momento, os comerciantes não podem se recusar a fornecer serviços. ganhador da mega sena de maranguape
Segundo especialistas, muitos comerciantes confiam no desenvolvimento e operação do programa de jantar codificado à terceira empresa de tecnologia e os dados pessoais coletados através do código de varredura de código também são obtidos por ele.Como é difícil alcançar com precisão empresas de terceiros em supervisão, isso faz com que os consumidores enfrentem o risco de vazamento de dados.Se as informações vazarem, perdidas e abusadas, elas trarão muitos problemas aos consumidores: como receber muito spam, telefone, publicidade e até fraude.
Zhu Wei, vice -diretor do Centro de Pesquisa em Direito da Comunicação da Universidade de Ciência e Direito Política da China: em casos graves, pode envolver uma fraude de telecomunicações. Jantar neste lugar, há um problema com nossos problemas alimentares.De fato, os consumidores não acreditariam em tal mentira, mas ele sabia onde você havia comido refeições e o que consumia, e os consumidores podem acreditar que o reembolso do dinheiro é verdadeiro.
O consumo de código não deve ser uma pergunta única.Atualmente, os departamentos regulatórios emitiram orientações de conformidade sobre os serviços de consumo de varredura de código para padronizar operações de serviço de consumidores de varredura local.Os especialistas acreditam que, por um lado, os comerciantes devem coletar e lidar com informações pessoais dos consumidores, de acordo com os princípios de jurídica, correção, necessária e integridade, de acordo com os princípios de jurídica, correção e integridade.Por outro lado, os consumidores também precisam aumentar a conscientização sobre a proteção de informações pessoais, evitar vazamentos desnecessários de informações e enfrentar os requisitos irracionais dos comerciantes para dizer "não" e proteger seus direitos e interesses legítimos.(Cliente de notícias do CCTV)
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com