Mito e Filosofia. Campos de estudo e métodos da filosofia. Períodos da Filosofia na história. Ética. Temáticas da Filosofia.
Conceitos fundamentais de Educação a Distância. Ensino Presencial e a Distância. Tecnologia e Sociedade. Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Fundamentos históricos, epistemológicos e metodológicos da Pedagogia. Formação do Pedagogo: perfil e campo profissional. Profissão professor: identidade e exigências atuais. Formação inicial e permanente.
Comunicação e Linguagem. Língua oral e escrita. Leitura e compreensão do texto. Construção do texto.
Sociologia como ciência. Objeto de estudo da sociologia. Importância da Sociologia para a compreensão dos processos socias. Clássicos da Sociologia: Comte, Durkheim, Weber e Marx. Paradigmas da modernidade e da pós-modernidade.
Filosofia e Educação. Educação como objeto de reflexão filosófica. Filosofia da Educação no Brasil.
Direitos Humanos e Educação . Educação Ambiental. Educação para as Relações Étnico-Raciais e Indígena. Educação, Gênero e sexualidade. Organização da Educação Básica e Legislação.
Fundamentos epistemológicos da psicologia. Psicologia cognitiva. Processos psicológicos básicos. Relações entre processos psicológicos básicos, atividade cerebral e aspectos socioculturais.
Abordagem sociológica da educação: natureza da Sociologia da Educação e tendências no seu desenvolvimento. Educação no pensamento sociológico clássico e contemporâneo. Sociologia da educação no Brasil. Desenvolvimento e educação no Brasil e América Latina. Educação e trabalho. Análise sociológica de problemas educacionais brasileiros.
Novas tecnologias da informação e comunicação aolicadas à Educação. Ambientes de Aprendizagem com uso das TIC. Produção de material didático. Comunicação e Interatividade.
Alfabetização e Letramento. Conceitos. Diferentes e Interrelações entre Alfabetização e Letramento. Teorias da Aquisição da Linguagem. Aspectos Psicolinguísticos da Aquisição da Fala e Escrita.
Construção Histórica, Cultural, Epistemológica, Social e Ideológica do Currículo. Paradigmas Curriculares. Pensamento Curricular Brasileiro. Currículo, Escola e Sociedade. Propostas Curriculares Alternativas.
História da Educação. Tendências Pedagógicas. Fundamentos da Prática Docente. Organização Espaço Temporal das Atividades Escolares.
Confrontos experienciais no contexto da escola.
Histórico da Psicologia Educacional e Escolar. Desenvolvimento Psicológico Humano e Contemporaneidade. Teorias da Aprendizagem. Relação Desenvolvimento Psicológico Humano e Aprendizagem. Escolas Psicológicas (Behaviorismo, Gestalt, Psicanálise, Humanismo). Relações Socioafetivas Pedagógicas. Evasão e Fracasso Escolar.
Metodologia de Alfabetização. Construção do Número.
Planejamento Escolar. Conteúdos Curriculares. Metodologia de Ensino e Aprendizagem. Avaliação de Aprendizagem.
Educação Especial. Fundamentos Históricos, Epistemológicos e pedagógicos da Educação Especial. Necessidades Educacionais Especiais. Especificidades nas Áreas Visual, Auditiva, Mental, Motora e Sócio Emocional.
Observação Participante em Ambientes Educacionais.
Conhecimentos e Confrontos Experienciais no Contexto da Sala de Aula.
Diferentes Linguagens. Função subjetiva e social do registro e do discurso. Narrativas na infância. Literatura Infantil. Construção e Representação do número.
Fundamentos. Cotidiano e Práticas Pedagógicas. Ludicidade. Interação e Linguagem. Políticas da Educação Infantil no Brasil.
Observação Participante em Ambientes Educacionais na Educação Infantil.
Fundamentos históricos e epistemológicos da Língua de Sinais. Surdez e Linguagem. Culturas e Identidades. Surdas. Sinal e seus Parâmetros. Noções gramaticais e Vocabulário Básico.
Conhecimento e Confrontos Experienciais na Educação Infantil.
Práticas Pedagógicas de Alfabetização e Numeralização.
Fundamentos e Metodologia do Ensino e da Aprendizagem das Linguagens, Ciências humanas, Ciências da Natureza e Matemática dos Anos Iniciais.
Observação Participante em Ambientes Educacionais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Noções gramaticais e vocabulário intermediário. Uso da Libras em Contextos.
Conhecimentos e Confrontos Experienciais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Práticas pedagógicas de Alfabetização e Numeralização Educação de Jovens, Adultos e Idosos.
Andragogia. Fundamentos e Metodologia do Ensino e da Aprendizagem das Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos.
Observação Participante em Ambientes Educacionais na Educação de Jovens, Adultos e Idosos
Conhecimentos e Confrontos Experienciais na Educação de Jovens, Adultos e Idosos.
Intervenção em ambientes educacionais: Projeto de extensão.
Gestão e Organização da Educação. Teorias da administração e da Gestão Educacional. Avaliação Institucional e Planejamento Estratégico.
Produção Acadêmica Individual. Apresentação em Seminário.
Práticas pedagógicas interdisciplinares.
Educação Formal e Não Formal. Educação na privação da libertade. Movimentos Sociais e ONGs.