Filosofia e Educação. Educação como objeto de reflexão filosófica. Filosofia da Educação no Brasil.
História da Educação. Introdução aos períodos: da antiguidade, idade média, moderna e contemporânea. As implicações político-pedagógicas do Humanismo Renascentista, da Reforma e Contrarreforma. Fundamentos teórico-metodológicos na formação do educador. Principais teorias e práticas educacionais desenvolvidas na história da humanidade.
Profissão professor: identidade e exigências atuais. Formação pedagógica e os desafios contemporâneos. Formação inicial e continuada dos professores e profissinalização. A função da aula no processo de construção do conhecimento.
Abordagem sociológica da educação. Educação no pensamento sociológico clássico e contemporâneo. Sociologia da educação na América Latina e no Brasil. Educação e trabalho.
Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento.
Conceitos. Diferen ç as e Inter-rela çõ es entre Alfabetiza çã o e Letramento. Teorias da Aquisi çã o da Linguagem. Aspectos Psicolingu í sticos da Aquisi çã o da Fala e da Escrita.
As diferentes formas de organiza çã o societ á ria. Sociedade, cultura e educa çã o com ê nfase nas sociedades contempor â nea. Parentesco e Fam í lia. O multiculturalismo e a educa çã o. Ritos, rituais e pr á ticas escolares. Lugares e n ã o lugares antropol ó gicos na educa çã o. Pol í ticas de identidade. A pr á tica antropol ó gica: o m é todo e a pesquisa em antropologia e educa çã o.
Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão.
Hist ó ria da educa çã o no Brasil no per í odo colonial e imperial. Estudo das lutas e movimentos sociais. Historicidade do fen ô meno educativo na sociedade brasileira. Hist ó ria da educa çã o e da escola no Brasil republicano. O surgimento da escola e da sala de aula no Brasil, em Santa Catarina e em Lages.
Educa çã o B á sica: objetivos, princ í pios e diretrizes curriculares. Organiza çã o, funcionamento e financiamento da educa çã o b á sica. Legisla çã o: marcos regulat ó rio da educa çã o b á sica Rela çã o entre educa çã o, estado e sociedade.
Hist ó ria da Psicologia Educacional e Escolar. Teorias contempor â neas da educa çã o: personalistas, psicocognitivas, tecnol ó gicas, sociocognitivas, sociais, espiritualistas e acad ê micas. Teorias de Desenvolvimento e da Aprendizagem.
Metodologia de Alfabetização. Construção do Número.
Construção Histórica, Cultural, Epistemológica, Social e Ideológica do Currículo. Currículo, Escola e Sociedade. Propostas Curriculares Alternativas.
Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação.
Literatura infanto-juvenil universal fonte de cultura oral. Literatura Infanto-juvenil Brasileira Contemporânea. Literatura Infanto-juvenil Catarinense.
Teorias contemporâneas da aprendizagem. Construtivismo e sociointeracionismo. Processos de desenvolvimento humano e construção da linguagem e pensamento.
Informática e educação. Sala de aula e as tecnologias digitais de informação e comunicação.
Diferentes Linguagens. Função subjetiva e social do registro e do discurso. Representação e operacionalização do número.
Educação Especial. Fundamentos Históricos, Epistemológicos e pedagógicos da Educação Especial. Necessidades Educacionais Especiais. Especificidades nas Áreas Visual, Auditiva, Mental, Motora e Sócio Emocional e de altas habilidades/superdotação.
Observação Participante em Ambientes Educacionais.
Tendências Pedagógicas. Organização Espaço Temporal das Atividades Escolares. Propostas pedagógicas.
Interação entre ciência, pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisa: pergunta de pesquisa, justificativa/problema, objetivos, hipóteses, revisão de literatura, métodos e técnicas da pesquisa científica. Organização e análise de dados científicos. Pesquisa em bases de dados. Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos. Normas de publicações específicas por área do conhecimento.
Educação Formal e Não Formal: concepções, aspectos históricos, sociológicos e culturais.
Estrutura, funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. Conceitos ambientais. Desenvolvimento sustentável. Globalização e meio ambiente. Educação ambiental. Aspectos e impactos das atividades humanas no ambiente. Controle de poluição do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais. Políticas públicas e legislação ambiental. Objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS.
Planejamento Escolar. Conteúdos Curriculares. Metodologia de Ensino e Aprendizagem. Políticas de avaliação e avaliação da Aprendizagem.
Dimensões da prática docente no cotidiano na Educação Infantil. Reflexão como fundamento das práticas pedagógicas. Docência e a mediação nos processos de ensinar e aprender. Intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio.
Concepções de criança, infância e educação infantil. Histórico da educação infantil no Brasil. Política brasileira de atendimento à criança de 0 a 6 anos incompletos. Papel do Estado: políticas públicas em relação às crianças e as infâncias. Instituições educacionais para a infância de 0 a 12 anos, educação infantil, famílias e socialização das crianças. Crianças em contexto de vulnerabilidade social.
Organização do cotidiano na educação infantil: tempo e espaço. Proposta e prática pedagógica na Educação Infantil: currículo, ludicidade, jogos e brincadeiras. Planejamento: atividades, registro e avaliação.
Práticas Pedagógicas de Alfabetização e Numeralização.
Fundamentos e metodologias para o processo de ensino/aprendizagem nas áreas das Linguagens e da Matemática nos anos imiciais do Ensino Fundamental.
Intervenção na realidade educacional de estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Fundamentos históricos e epistemológicos da Língua de Sinais. Surdez e Linguagem. Culturas e Identidades Surdas. Sinal e seus Parâmetros. Noções gramaticais e Vocabulário Básico.
Pesquisa em educação. Pesquisa educacional no Brasil. Escola como campo de pesquisa.
Diretrizes curriculares da Educação Especial na Educação Básica brasileira. Atendimento Educacional Especializado: salas multifuncionais e serviços. Fundamentos pedagógicos da Educação Especial na perspectiva histórico cultural. Mediações Pedagógicas e especificidades dos sujeitos da Educação. Inserções em campo na Educação Básica.
Práticas Pedagógicas de Alfabetização e Numeralização.
Fundamentos e metodologias para o processo ensino/aprendizagem nas áreas das Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Noções gramaticais e vocabulário intermediário. Uso da Libras em Contextos.
Sala de aula como campo de pesquisa.
Práticas pedagógicas de Alfabetização e Numeralização na Educação de Jovens, Adultos e Idosos.
Os fundamentos da educação de jovens e adultos. O lugar sócio-político da educação de jovens e adultos. A educação de jovens e adultos na perspectiva da inclusão, autonomia e cidadania. O papel do educador na EJA e os “saberes” indispensáveis à sua prática.
Fundamentos e metodologias para o processo ensino/aprendizagem nas áreas das Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza na educação de jovens, adultos e idosos.
Intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio na Educação de Jovens, Adultos e Idosos.
Gestão e Organização da Educação. Teorias da Administração e da Gestão Educacional. Avaliação Institucional e Planejamento Estratégico.
A formação específica como campo de pesquisa.