A história da linguística. O estruturalismo linguístico. A gramática gerativa e outras correntes.
Mundo globalizado e a realidade brasileira: influência da língua inglesa no contexto sociocultural econômico brasileiro. Papel e o lugar da língua inglesa na formação de cidadãos inseridos no seu contexto. Fundamentos da língua inglesa através da prática comunicativa com ênfase na compreensão oral e escrita. Estratégias de leitura, compreensão de textos a nível básico e aquisição de vocabulário.
Comunicação e linguagem. Os signos: verbal e não verbal. A linguagem nas sociedades primitivas. Níveis de linguagem. Origens e evolução da gramática dos gregos à Novíssima Gramática Brasileira - NGB. Classes e categorias nominais, pronominais e verbal.
Profissão professor: identidade e exigências atuais. Formação pedagógica e os desafios contemporâneos. Formação inicial e continuada dos professores e profissionalização. A função da aula no processo de construção do conhecimento.
Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento.
Literatura: conceitos. Os gêneros literários. Leitura crítica dos diversos textos midiáticos e de seu subtexto de gênero, raças e classes. Análise e interpretação de textos narrativos. Correntes críticas: Fenomenologia, Hermenêutica e Teoria da Recepção. Formalismo. Estruturalismo. Teorias Críticas Pós- Modernas.
Definição de cultura. Aspectos históricos da formação cultural brasileira. Miscigenação étnica e cultural. Cultura popular. Indústria cultural e meios de comunicação de massa. Influência de outras culturas na cultura brasileira. Construção da identidade nacional, a partir de um mapeamento territorial.
Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão.
Línguas indo-europeias. História externa: Península Ibérica, os romanos, os árabes e os germanos. Formação das línguas românicas. Geografia das línguas românicas. Constituição do vocabulário e contribuição de outras línguas. Principais metaplasmos. Presença da analogia. Arcaísmo e neologismo. Teorias sobre o surgimento do Português no Brasil.
Desenvolvimento da compreensão e da produção escrita na língua inglesa em nível pré- intermediário, enfatizando os gêneros discursivos. Prática da compreensão e expressão oral comunicativa na língua inglesa, estudo da gramática e pronúncia em nível pré-intermediário. Estruturas correspondentes/divergentes em relação ao português.
Vocábulo: definição, formas, sistema aberto e fechado. Léxico, lexicalização. Estrutura dos vocábulos: segmentação morfemática. Os morfemas de significação interna e externa. Enriquecimento do léxico. Composição e derivação. Neologismo e outros processos de formação de palavras.
Educação Básica: objetivos, princípios e diretrizes curriculares. Organização, funcionamento e financiamento da educação básica. Legislação: marcos regulatórios da educação básica. Relação entre educação, estado e sociedade.
Princípios da extensão universitária. Função acadêmica e social. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
História da psicologia educacional e escolar. Teorias contemporâneas na interface psicologia e educação. Teorias de desenvolvimento e da aprendizagem com inter-relaç ão nas dimensões biológicas, socioculturais, afetivas e cognitivas.
Construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Currículo, escola e sociedade. Propostas curriculares alternativas.
Ampliação do entendimento e da produção escrita da língua inglesa em nível pré intermediário. Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa, estudo da gramática e pronúncia em nível intermediário.
Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação.
Aspectos morfossemânticos das classes gramaticais: verbo, preposição e interjeição. A nominalização. Constituintes oracionais: palavras de classe aberta, sintagma nominal, verbal e adjetival. As palavras de classe fechada e a funcionalidade na estrutura dos sintagmas preposicional e adverbial.
Trovadorismo. Camões e o classicismo. Romance romântico. Prosa e a poesia realista. Simbolismo. Conto e poesia de Florbela Espanca. Fernando Pessoa e seus veteranos. Romance contemporâneo. Literatura africana e timorense.
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Educação especial. Fundamentos históricos, epistemológicos e pedagógicos da educação especial. Necessidades educacionais especiais. Especificidades nas áreas visual, auditiva, mental, motora e sócio emocional e de altas habilidades/superdotação.
Interação entre ciência, pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisa: pergunta de pesquisa, justificativa/problema, objetivos, hipóteses, revisão de literatura, métodos e técnicas da pesquisa científica. Organização e análise de dados científicos. Pesquisa em bases de dados. Normas de produção e apresentação de trabalhos científicos. Normas de publicações específicas por área do conhecimento.
Aperfeiçoamento da compreensão e produção escrita da língua inglesa em nível intermediário. Prática da compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática a nível pós-intermediário.
Emprego e colocação das palavras como recurso estilístico. Significação das construções gramaticais. Distinção entre classe gramatical e função sintática. Sintaxe interna. Constituintes oracionais: termos essenciais, integrantes e acessórios.
Panorama histórico das pesquisas em linguística aplicada e de seus campos de atuação. Desenvolvimento da linguística aplicada ao ensino de língua materna e estrangeira. Noções introdutórias de psicolinguística e sociolinguística. Processos de aquisição e aprendizagem de línguas. Práticas reflexivas sobre educação, ensino de línguas e multiculturalidade.
Formação da literatura brasileira. Estudo das correntes literárias brasileiras do período colonial ao pós-modernismo. Leitura e análise crítica dos aspectos linguísticos, literários, filosóficos, sociais, culturais e políticos das produções literárias brasileiras. Estudo dos autores mais representativos de cada período.
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Estrutura, funcionamento e dinâmica dos ecossistemas. Conceitos ambientais. Desenvolvimento sustentável. Globalização e meio ambiente. Educação ambiental. Aspectos e impactos das atividades humanas no ambiente. Controle de poluição do solo, ar e água. Tratamento de resíduos e conservação de recursos naturais. Políticas públicas e legislação ambiental. Objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS.
Planejamento escolar. Conteúdos curriculares. Metodologia de ensino e aprendizagem. Políticas de avaliação e avaliação da aprendizagem.
Objetivos e concepções do ensino de línguas. Formação docente em língua portuguesa, língua inglesa e respectivas literaturas. Língua portuguesa e a língua inglesa nos documentos curriculares do Ensino Fundamental. Análise e reflexão sobre as concepções metodológicas vigentes no ensino de línguas. Práticas docentes simuladas. Elementos para a análise das observações do contexto escolar e da prática docente. Investigação e elaboração de projetos e planos de ensino para a intervenção em escolas do Ensino Fundamental. Registro e a socialização das experiências.
Introdução à compreensão e à produção escrita de textos acadêmicos em língua inglesa em nível pré-avançado. Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática em nível pré-avançado.
Sintaxe externa. Sentenças simples: tipologia. Hipotaxe e parataxe. Nexos oracionais: os articuladores e o sentido. Articuladores de coesão nas estruturas subordinadas e coordenadas. Pronomes relativos. Regência e concordância. Pontuação. Conceitos de discurso.
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Planejamento educacional e avaliação da aprendizagem. Prática docente em língua portuguesa e língua inglesa no ensino fundamental. Registro e a socialização das experiências. Elaboração do relatório parcial com as vivências no ensino fundamental.
Fundamentos históricos e epistemológicos da Língua de Sinais. Surdez e linguagem. Culturas e identidades surdas. Sinal e seus parâmetros. Noções gramaticais e vocabulário básico.
Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática em nível pré-avançado. Iniciação à pesquisa científica através da compreensão e produção escrita de textos acadêmicos em língua inglesa em nível pré-avançado. Leitura intensiva de textos relevantes sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa.
Teorias semânticas. A significação das palavras: sinonímia, antonímia, hiponímia, homonímia, polissemia e ambiguidade. Figuras de linguagem. Análise dos fenômenos semânticos nos níveis: estrutural, textual e discursivo. Pragmática. Dêixis, atos de fala e inferências.
Pesquisa em educação. Pesquisa educacional no Brasil. Pesquisa no processo ensino aprendizagem. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Texto e suas propriedades. Coesão. Coerência. Parágrafo. Processos de reescritura do texto: revisão e retextualização. Multiletramentos e práticas de produção textual em diferentes gêneros e suportes.
Objetivos e concepções do ensino de línguas. Agir escolar no ensino de língua materna e língua estrangeira. Questão da oralidade no universo escolar. Letramento literário. Língua portuguesa e a língua inglesa nos documentos curriculares do ensino médio. Análise e reflexão sobre as concepções metodológicas vigentes no ensino de línguas. Práticas docentes simuladas. Elementos para a análise das observações do contexto escolar e da prática docente. Investigação e elaboração de projetos e planos de ensino para a intervenção em escolas do ensino médio. Registro e a socialização das experiências.
Noções gramaticais e vocabulário intermediário. Uso da Libras em contextos.
Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática em nível avançado. Sistematização de estratégias de redação de trabalho acadêmico em língua inglesa.
Categorias semânticas no texto. Identificação do conteúdo mínimo, padrões de organização do conteúdo e estrutura textual. Modos e meios de reprodução, recuperação da informação técnica. Níveis de análise: linguístico e vocabular, morfossintático e discursivo, informativo. Conhecimento técnico, legibilidade e usabilidade.
A escrita do texto monográfico. As normas da ABNT. Elaboração de trabalho monográfico sobre tema específico do curso.
A educação, a escola e a sala de aula como campo de pesquisa. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.
Modos de organização do texto: narrativo, descritivo, argumentativo e enunciativo. Estratégias argumentativas entre os procedimentos discursivos: a dissertação. Características do texto científico: polifonia, argumentatividade e formalidade.
Planejamento educacional e avaliação da aprendizagem. Prática docente em língua portuguesa e língua inglesa no ensino médio. Registro e a socialização das experiências. Elaboração do relatório final e apresentação dos resultados obtidos durante as práticas de ensino.
Gestão e organização da educação. Teorias da administração e da gestão educacional. Avaliação institucional e planejamento estratégico.
Consolidação da competência de compreensão e expressão oral e escrita, com debates a partir de temas polêmicos, assuntos socioculturais e pedagógicos. Fundamentos da análise do discurso oral e escrito em língua inglesa.
Texto como unidade de significação. Relações e processos de construção de sentido: elementos ideológicos. Enunciado e contexto. Leis e competências do discurso. Bases de análise. Enunciação, pragmática e argumentação. Sintaxe e semântica discursiva.
Panorama das literaturas em língua inglesa com uma abordagem crítica dos aspectos linguísticos, literários, filosóficos, sociais, culturais e políticos de produções literárias em língua inglesa em diferentes épocas e contextos. Questões étnico-raciais, de gênero, e classe em obras de diferentes períodos, estilos e gêneros literários. Considerações sobre o ensino de literatura na educação básica.
Formação específica como campo de pesquisa. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.