Mundo globalizado e realidade brasileira: influência da Língua Inglesa no contexto sócio-cultural econômico brasileiro. Papel e o lugar da Língua Inglesa na formação de cidadãos inseridos no seu contexto. Fundamentos da língua inglesa através da prática comunicativa com ênfase na compreensão oral e escrita. Fundamentos da gramática, pronúncia e análise constrastiva a nível básico. Introdução à comprrensão e produção escrita na língua inglesa a nível básico. Estratégias de leitura (textos autênticos) e de aquisição de vocabulário.
Comunicação. Funções da linguagem. Língua oral e escrita. Estruturas frasais. Estrutura oracional. Construção e compreensão do texto. Coerência e informações implícitas.
Aspectos culturais e históricos que marcaram os primeiros estudos sobre a linguagem. Estudo da linguagem enquanto método científico. Presença dos elementos que atuam na linguagem sob aspectos sociais e psicológicos. Principais escolas do pensamento linguístico e seus conceitos básicos. Língua e sociedade.
Literatura: conceitos. Os gêneros literários. Leitura crítica dos diversos textos culturais (TV, propaganda, cinema, etc.) e de seu subtexto de gênero, raças e classes. Análise e interpretação de textos narrativos. Correntes críticas: fenomenologia, hermenêutica e teoria da recepção. Formalismo e estruturalismo.
Definição de cultura. Aspectos históricos da formação cultural brasileira. Miscigenação étnica e cultural. Cultura popular. Indústria cultural e meios de comunicação de massa. Influência de outras culturas na cultura brasileira. Construção da identidade nacional, a partir de um mapeamento territorial.
Desenvolvimento da compreensão e da produção escrita na língua inglesa em nível pré-intermediário, enfatizando os gêneros discursivos. Prática da compreensão e expressão oral comunicativa nalíngua inglesa e estudo da gramática e pronúncia em nível pré-intermediário. Estruturas correspodentes/divergentes em relação ao português.
História da escrita- o alfabeto: origem. Vocábulo: definição, formas, sistema aberto e fechado. Léxico, lexicalização: estrutura dos vocábulos: estrutura dos vocábulos: estrutura mórfica, mudanças morfofonêmicas e princípios de formação de novas palavras na língua a partir das propostas da NGB.
Noções introdutórias de psicolingüística e sociolinguística. Processo de aquisição de língua Materna. Ensino da língua materna.
Escrita e pesquisa na Universidade. Oralidade. Leitura. Escrita. Propriedades textuais. Produção de texto.
Educação como objeto de reflexão filosófica. Filosofia da educação no Brasil.
Ampliação da compreensão e produção escrita da língua inglesa em nível pré-intermediário. Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramáticae pronúncia em nível intermediário.
Aspectos morfossemânticos das classes gramaticais: verbo, preposição e interjeição. Emprego das classes gramaticais como recurso estilístico. Distinção entre classe gramatical e função sintática.
Universidade: produção e socialização do conhecimento. Noções de pesquisa e de ciências. Tipos de conhecimento. Pesquisa em educação. Normas para apresentação de trabalho acadêmico.
Modo de organização argumentativo: estrutura e relações heterogêneas (descrição, explicação, narração). Os movimentos argumentativos: a aprovação, a refutação e a concessão. Estratégias argumentativas: relação entre procedimentos discursivos e de composição e as formas linguísticas que asseguram o funcionamento das argumentação. Resumo e resenha. Gêneros textuais.
Fundamentos da prática docente. Áreas de atuação profissional. Concepção de Ensino. Concepção de aprendizagem: sala de aula e suas dinâmicas.
Aperfeiçoamento da compreensão e produção escrita da língua inglesa em nível intermediário. Prática da compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática a nível pós-intermediário. Introdução ao estudo da fonética. Prática intensiva de transcrição fonética e processos fonológicos produtivos da língua inglesa.
Morfossintaxe dos vocábulos formais: nome, verbo, pronome, advérbio e conectivos. Predicação; o eixo da oração: nome-verbo. Constituintes oracionais: Sintagma nominal, verbal, preposicional, adjetival e adverbial. Descrição sintática do português nas gramáticas normativas. Análise crítica de sentenças.
Aquisição de língua estrangeira. Ensino de língua estrangeira. Ensino de língua estrangeira. Aprendizagem de línguas. Competência comunicativa. Fundamentos de sociolinguística e de psicolinguística e o ensino de língua estrangeira.
Literatura de informação. Poesia e a prosa. Diferentes períodos (fases) da literatura brasileira. Estudo estético-estilístico e temático dos diferentes períodos. Estudo e análise dos principais autores.
Tendências teórico-metodológicas sobre a relação educação e sociedade. Pesquisa educação e sociedade. Pesquisa educacional no Brasil: principais tendências. Aproximação do aluno com a realidade escolar. Identificação de temas e problemas de pesquisa na área educacional- escolar.
História da educação. Tendências pedagógicas. Teorias da Aprendizagem. Processo Ensino-aprendizagem escolar.
Atividade profissional docente. Planejamento. Metodologias. Conteúdos curriculares. Avaliação da aprendizagem.
Prática de Ensino: Objetivos e concepções de ensino em Língua Inglesa. Análise e reflexões das concepções metodológicas vigentes no ensino da Língua e Literatura. Investigação e elaboração de projetos para a elaboração e intervenção na realidade educacional em escolas do Ensino Fundamental e Médio.
Prática de Ensino: objetivos e concepções de ensino em português e literatura. Oralidade, Leitura e Escrita. Análise e reflexão das concepções metodológicas vigentes no ensino do Português e Literatura. Investigação e elaboração de projetos para a elaboração e intervenção na realidade educacional em escolas do Ensino Fundamental e Médio.
Surdez e linguagem. Fundamentos históricos e epistemológicos da língua de sinais. Sinal e seus parâmetros. Alfabeto manual. Libras: vocabulário e noçoes gramaticais.
Introdução à compreensão e à produção escrita de textos acadêmicos em língua inglesa em nível pré-avançado. Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática em nível pré-avançado.
A sintaxe externa. Sentenças simples: tipologia. Os nexos oracionais, orações coordenadas. Estruturas de coordenação. Os articuladores e o sentido. Aplicação da morfossintaxe na elaboração do texto oral e escrito.
Elaboração do projeto de pesquisa. Documentos de pesquisa. Levantamento no campo de pesquisa. Coleta de dados.
Prática de Ensino: Elaboração de material didático. Planejamento e modalidade específica de avaliação. Aplicação do Projeto de Pesquisa através da regência de classe no Ensino Fundamental em Língua Inglesa.
Prática de Ensino: Elaboração de material didático. Planejamento e modalidade específica de avaliação. Aplicação do Projeto de Pesquisa através da regência de classe na Ensino Fundamental em Língua Portuguesa.
Comunicação: Alfabeto manual. Libras: vocabulário e noções gramaticais.
Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática em nível pré-avançado. iniciação à pesquisa científica através da compreensão e produção escrita de textos acadêmicos em língua inglesa em nível pré-avançado. Leitura intensiva de textos releventes sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa.
Relações entre orações subordinadas e subordinantes. Estudo da relação entre a oração principal e as complementares. Os articuladores de coesão nas estruturas subordinadas. O pronome relativo e a sintaxe. Relação e processo de construção de sentidos, elementos ideológicos.
Análise dos dados. Elaboração do relatório final da pesquisa.
Estrutura da educação básica: diretrizes, legislação e Proposta Curricular de SC. Educação das relações étnico-raciais: Lei 10639/2003. Educação ambiental: legislação. Educação especial na educação básica: diretrizes. Educação em Direitos Humanos: legislação.
Prática de Ensino: investigação sobre o trabalho em sala de aula no Ensino Médio e as diferentes concepções de Ensino. A possibilidade do agir escolar no ensino de Língua. A questão da oralidade no universo escolar. A leitura da palavra e de mundo através do ensino de Literatura.
Prática de Ensino: Ivestigação sobre o trabalho em sala de aula no Ensino Médio e as diferentes concepções de Ensino. A possibilidade do agir escolar no ensino de Língua. A questão da oralidade no universo escolar. A leitura da palavra e de mundo através do ensino de Literatura.
Línguas indo-européias. História externa: Península Ibérica, os romanos, os árabes e os germanos. Formação das línguas românicas. Geografia das línguas românicas. Constituição do vocabulário e contribuição de outras línguas. Principais metaplasmos. Presença da analogia. Arcaísmo e neologismo. Teorias sobre o surgimento do Português no Brasil.
Prática de compreensão e expressão oral comunicativa em língua inglesa e estudo da gramática em nível avançado. Sistematização de estratégias de redação de trabalho acadêmico em língua inglesa. Prática de conversação com estratégias de debate a partir de assuntos de cunho cultural e leterário.
A natureza do significado. Propriedades semânticas. Relações de sentido entre as palavras e as sentenças. Análise de fenômenos semânticos em diferentes níveis: estrutural, textual, discursivo. As oposições semânticas: sinonímia, Paráfrase, antonímia, polissemia e homonímia. Teoria da metáfora.
Elaboração de trabalho monográfico sobre tema específico do curso.
Produção de artigo científico. Comunicação da pesquisa em eventos científicos.
Cultura. Identidade. Teoria do reconhecimento. Teorias de etnicidade. Diferença e Diversidade. Educação multicultural crítica. Atividade pedagógica, cultural e ambiente histórico.
Prática de Ensino: Trabalho voltado para regência de classe em Língua Inglesa e Literatura no Ensino Médio. Relatório final e apresentação dos resultados obtidos durante a prática de ensino.
Prática de Ensino: trabalho voltado para regência de classe em Língua Protuguesa e Literatura no Ensino Médio. Relatório final e apresentação dos resultados obtidos durante a prática de ensino.
Consolidação da compet~encia da comprrensão e expressão oral e escrita, com debates a partir de temas polêmicos e assuntos sócio-culturais e pedagógicos. Fundamentos da análise do discurso oral e escrito em língua inglesa.
Categorias semânticas no texto. Estrutura e função do documento, identificação do conteúdo mínimo, padrôes de organização do conteúdo e da estrutura textual, modos e meios de produção e recuperação da informação técnica. Principais dúvidas sobre pontuação, concordância nominal e verbal. Níveis de análise: lingüístico - vocabular, morfossintático e discursivo, informativo, conhecimento técnico, teor informativo, legibilidade e usabilidade.
Panorama social, histórico, econômico e político dos períodos literários, através da prosa e poesia (anglo-americana). Leitura e análise de autores representativos dos diferentes períodos e gêneros literários. Trabalho monográfico sobre autor escolhido.