Domínio, perspectivo expressado através do desenho de observação.
Teoria da estética. Percepção do objeto artístico e arquitetônico. Gestalt, estruturalismo e semiótica da arte, design e arquitetura.
Teoria da cor e psicologia da cor. Lei da percepção da forma, concepção, construção e representação de forma tridimensional.
Estudo dos materiais e técnicas da Gravura. Disposição destas na decoração de interiores.
Da Pré-história ao século XIX.
Conceitos, funções, perfil e atribuições do profissional.
As concepções de trabalho. As relações entre homem-capital-trabalho-desenvolvimento e mudanças tecnológicas. Era industrial e pós-industrial.
Estudo sobre ambientes residenciais (estar íntimo, social, sala de jantar, dormitórios, etc.). Comercial. Estudo sobre disposição de móveis e circulação nos ambientes, exercícios e alternativas de distribuição de móveis no ambiente. Feng Shui.
Percepção e avaliação dos fatores de iluminação natural e artificial, acústica, climatização e eficiência energética.
Domínio do desenho técnico de interiores e móveis. Representação em planta baixa, cortes, vistas e detalhamentos. Noções de ergonomia, simbologia e vocabulário.
Século XIX - Art Dèco, Pop Art, Surrealismo, Impressionismo, Modernismo. Design do Século XX: Bauhaus, Mies, Lê Corbusier, Alvar Alto, Philippe Stark.
Generalidades sobre vigas, pilares, lajes (estrutura). Instalações hidráulicas. Instalações elétricas. Atribuições profissionais.
Estudo de software existente. Aplicação das técnicas de projeto utlizando software de computação gráfica.
Geometria plana, espacial e analítica, ponto linha e superfície. Perspectiva isométrica, cavaleira e cônica. Reprodução de ambientes, objetos e mobiliários.
Iluminação artificial. A iluminação em função dos espaços e finalidades dos ambientes. Acústico-isolamento, absorção, reverberação.
Estudo dos materiais e técnicas da pintura. Disposição destas na decoração de interiores.
Anteprojeto, o sentido espacial. Projetos de iluminação, gesso e móveis. Detalhamento através de layout, cortes, vistas, croquis e perspectiva.
Estudos e tendências contemporâneas na decoração de interiores. Tipos de materiais: tapete, cortina, estofados, tecidos, papel de parede entre outros.
Estilos franceses (Luis XIV, Luis XV e Luis XVI, Império Provençal Frances). Estilos Inglêses (Renascença Inglesa. Rainha Ana, Georgiano, Cheppendale, Adam, Scheraton, Vitoriano). Estilos Portugueses (Dom João e Dom João V). Estilos Brasileiros (Art Déco, Noveau, Thonet, Mackentash, Bierdemeier).
Piso, teto e parede - classificação, restrição, aplicação. Tinta, textura lambri, gesso, MDF, lâmina, detalhamentos.
Detalhamento do anteprojeto. Orçamentos, quantidades, serviços. Detalhes de marcenaria, marmorarias, tecidos, objetos decorativos, entre outros.
Estudo dos materiais e técnicas da Cerâmica. Disposição destes na decoração de interiores.
As competências e os níveis de atuação profissional. Relacionamento com o cliente. Os órgãos e leis reguladoras da profissão. As responsabilidades e os contratos. Honorários e ética profissional.
Fotografia e Imagem como instrumento de auxílio na decoração de interiores.
Elementos paisagísticos, plantas e mobiliário. Composição e planejamento paisagístico interior e exterior. Integração paisagística ao partido arquitetônico e a decoração dos espaços.
Execução do projeto final.
Estudo dos materiais e técnicas da Tapeçaria. Disposição destes na decoração de interiores.