Plataforma de inovação do sistema ACAFE é apresentado na Uniplac

Com o objetivo de gerar a interação entre instituições de ensino, valorizar os potenciais de cada região compartilhando conhecimento e inovações, a Plataforma das Instituições Comunitárias de Santa Catarina denominada (On), foi apresentada terça-feira (17) na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

A apresentação da ON Plataforma, site criado para integrar, apoiar e potencializar as ações das universidades do Sistema Acafe, foi mediada pelo Professor Kaio Amarante, Reitor da Uniplac, e contou com a participação de Adriano Rodrigues, responsável pela relação institucional e governamental da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Adriano explicou que a plataforma já está em 55 municípios do Estado de Santa Catarina e envolve vários grupos multidisciplinares como graduandos das mais diversas áreas, professores, mestrandos e doutorandos. “Ao identificarmos as demandas de cada região, é possível conectar as instituições, que através da troca de informações podem desenvolver ações que reflitam na vida da população”, explicou Adriano. “Já tivemos pessoas atendidas pelas instituições do sistema Acafe em clínicas de saúde, odontologia, reabilitação, psicologia, psiquiatria, licenciaturas e jurídicas. Esse é o principal reflexo desta interação: solucionar as demandas da comunidade onde a instituição está inserida, contanto com o apoio dos gestores públicos locais”, completou.

Fábio Zabot Holthausen, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) falou sobre a responsabilidade e a preocupação do governo do Estado no sentido de apoiar alternativas e projetos inovadores que sejam capazes de agregar valores na qualidade do ensino. “Nossa missão é resgatar a proximidade que o sistema Acafe sempre teve com as comunidades, pensando no desenvolvimento regional e representados pela imagem e credibilidade de cada instituição parceira, como instrumentos geradores de resultados agregadores para o bem coletivo” declarou o presidente.

Para o Reitor da Uniplac, Professor Kaio Amarante será fundamental a participação dos coordenadores de cursos. “A On vai armazenar todo o conhecimento produzido nas universidades, a fim de ser compartilhado com o setor público ou privado. E os coordenadores de curso são os agentes motivadores no desenvolvimento de boas ideias, ações e pesquisa, por estarem no dia a dia com os acadêmicos, nossa expectativa é de produzir e compartilhar novas soluções e competências”, finalizou.

Veja as fotos do evento  https://photos.app.goo.gl/15PusQFq5dtsG8vd6

Publicado em 18/08/2021