Com supervisão da médica hebiatra Drª Tânia Maria Sbeghen de Oliveira está funcionando e aberto à comunidade, nas terças-feiras à tarde, o Ambulatório de Adolescentes, atendendo todas as demandas e situações, no período da vida de 10 a 20 anos.
A médica explica que a Hebiatria é a especialidade voltada para o cuidado de adolescentes. “Sabe-se que a adolescência é uma fase recheada de muitas mudanças, é um período especial da vida, onde há transformações e alterações no corpo e também emocionais. É a fase de transição para a vida adulta. Por isso, acompanhar estes processos, prevenir doenças e verificar o desenvolvimento do adolescente é muito importante”, ressalta.
Os atendimentos realizados no Ambulatório de Adolescentes da Uniplac, acontecem através dos encaminhamentos feitos pelas Unidades Básica de Saúde, entre outros serviços de saúde básica e saúde terciária de hospitais, em que há necessidade de manter o acompanhamento.
No Ambulatório atuam os acadêmicos do 5* ano de Medicina, supervisionados pela médica especialista Drª Tânia. Além do atendimento interdisciplinar com o curso de Serviço Social. Segundo o Professor do Curso de Serviço Social e Assistente Social do Ambulatório, Wander Fernandes, o trabalho integrado da Medicina e Serviço Social é muito importante, pois se utiliza do olhar interdisciplinar em todos os aspectos que envolvem crianças e adolescentes. “A riqueza maior destes atendimentos está em debater temas, assuntos e os casos frente aos pacientes e suas famílias. Mantemos um olhar sobre a totalidade e um olhar crítico frente as principais demandas da sociedade, no que diz respeito aos adolescentes”, afirma ele.
Vale ressaltar que poucas universidades oferecem atendimento para adolescentes. “Esta é uma atividade rara dentro de universidades”, destaca a médica. “Para nós estudantes é uma experiência enriquecedora, pois adquirimos conhecimentos interdisciplinares entre Medicina e Serviço Social”, reforça a acadêmica Juliana Correia da Costa.
Produção Acadêmica como diferencial
Outro ponto importante a ser ressaltado sobre o trabalho na área da Hebiatria da Uniplac, é a produção acadêmico científica. “Desenvolvemos uma anamnese específica já apresentada em congressos nacionais e no congresso internacional de Lisboa, sendo referendada como anamnese que pode servir para outros setores da saúde”, conta Drª Tânia. “Realizamos também produção na área de extensão sobre gestação em adolescentes, um trabalho considerado exemplo, a ser multiplicado para outros serviços no Brasil e no mundo”, conclui.
Publicado em 27/07/2023.