Modelo Comunitário de Ensino Superior está sendo apresentado em Brasília

O vice-presidente da Acafe - Associação Catarinense das Fundações Educacionais e Reitor da Uniplac – Universidade do Planalto Catarinense, Professor Kaio Amarante, está participando da Semana das Instituições Comunitárias de Ensino Superior em Brasília. Nesta terça-feira (03) a comitiva da Acafe participou de uma reunião para apresentar o modelo de universidade comunitária de Santa Catarina para a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Além da apresentação, foi realizado também o alinhamento com as políticas de financiamento do Ministério. “Foi um encontro bem produtivo onde a Ministra também nos apresentou o planejamento do ministério, e de que forma podemos interagir. Então teremos, provavelmente, em breve uma reunião com um grupo de trabalho para fazer alinhamentos já visando essas novas ações do ano que vem”, explicou o Professor Kaio. “Além do ministério, estivemos com Luiz Roberto Liza Curi, presidente do Conselho Nacional de Educação, apresentando nosso modelo comunitário e toda a sua estrutura”.

A quarta-feira (04), também será um dia de contatos importantes para o grupo catarinense. Pela manhã o encontro será com a Presidente da Capes Mercedes Bustamante e as embaixadas da Coreia do Sul, Israel e Bahein. “Queremos estabelecer parcerias com estes países e seus modelos educacionais”.

A agenda do grupo termina em Brasília com a participação na Audiência Pública que tratará do futuro das instituições comunitárias de ensino superior. “É como eu já ressaltei, temos por objetivo o fortalecimento e a defesa do Modelo Comunitário de Ensino Superior. É fundamental que nossas lideranças nacionais conheçam e entendam a importância das Comunitárias e sua estrutura. E isso só se faz com a constante mobilização e ampliação deste debate”, conclui Professor Kaio Amarante, Reitor da Uniplac e Vice-presidente da Acafe.

Publicado em 03/10/2023.