Repórter Creative Photography/Beijing News Wang Yuanzheng
Em 3 de julho, a estação de entrega de Weite -Piectage, no distrito de Yangpu, Xangai, as parcelas de entrega fria e fresca foram empilhadas a altas temperaturas, e não havia equipamentos de manutenção fresca, como armários frios no local.
Em 2 de julho, o centro de entrega expresso da estação de Zhichunli, em Pequim, 5 caixas foram expostas ao sol e os vegetais na caixa de espuma branca não tinham medidas refrigeradas.
Em 3 de julho, a estação de distribuição Weite, no distrito de Yangpu, Xangai, a "zona de reciclagem de equipamentos de cadeia fria" foi preenchida com um grande número de pacotes de correio comuns.
Em 2 de julho, o centro de entrega expresso da estação de Zhichunli abriu uma caixa de espuma branca marcada com "refrigerado" e não havia gelo seco dentro.
Comida fresca recém -ordenada, como frutas e legumes, frutos do mar e outros alimentos frescos da Internet.Muitos consumidores encontraram cenários semelhantes.
A Fresh Food E -Mmerce está sob as principais indústrias de perseguição de capital.No entanto, depois que a compra on -line de frescor se tornou gradualmente um tipo de tendência de consumo, a distribuição da cadeia de frio por trás dela se tornou a maior restrição.
Quão difícil é comprar frutas e vegetais frescos na internet?O repórter de News de Pequim visitou recentemente a investigação em Pequim e Xangai descobriu que a plataforma de comércio eletrônico fresco está divulgado em dois modelos: equipe de distribuição de cadeia de frio auto -construída e terceirização de terceiros logísticos. Algumas plataformas são desiguais.Especialmente nos links de distribuição do consumidor de distribuição do armazém, existem problemas como "cadeia quebrada" e excedendo a temperatura de manutenção fresca.
A "cadeia fria completa" gritada pelas principais empresas de comércio eletrônico fresco, na sessão final de entrega, tornou -se uma "cadeia de resfriamento por gelo".Devido a considerações de custo, alguns locais de distribuição até abandonaram a preservação de cubos de gelo e usaram diretamente a caixa de espuma para fornecer alimentos frios em alta temperatura.
"O frescor frio da Terra e das colchas também é o tema da última milha de distribuição nova da nova distribuição chinesa". Atualmente, as plataformas de comércio são dependentes da tecnologia e indústrias intensivas em capital ", mas a maturidade do mercado de cadeia de frio chinesa está longe de alcançar". padrões sistemáticos.
reclamação
A comida fresca foi cuspida repetidamente
Recentemente, um consumidor no distrito de Xicheng, Pequim, disse que, em abril deste ano, ele encomendou mais de 100 yuan de produtos de gelo na loja número 1. para pagar a taxa de correio por si mesmo.
Liu, que comprou uma caixa de "Yunnan Summer Black Grape" no pomar Daily, relatou ao Pequim News que, depois de receber as mercadorias, ela descobriu que as uvas estavam podres no início. Seja macio.
O repórter de notícias de Pequim viu em uma página de produto de comércio eletrônico bem conhecido que muitos consumidores deixaram uma mensagem na área de comentários, também disse que as uvas que compraram não eram frescas. Para baixo, suspeito seriamente de frescor.
Frio recém -envolvido na mão de que a comida estava quebrada, o que não era um caso.Em agosto do ano passado, um consumidor reclamou do serviço de distribuição da Micro Special Pie no comentário público. Até as 21h.
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Site de Xangai Weiji:
Não consigo terminar a distribuição no dia, basta adicionar pacotes de gelo à noite
Na tarde de 3 de julho, os dois correios estavam ocupados entrando e saindo do pacote.Entre essas pequenas lojas, um grande número de caixas recém -corretas no pomar, vida e lojas frescas na 1ª loja são empilhadas em um armazém aberto a altas temperaturas, e a "área de reciclagem de equipamentos de frio" é um grande número de ordinário Número comum comum comum de pessoas comuns.
O Courier Lin Mou disse que o lote de parcelas frescas recém -empilhadas havia chegado ao local na noite passada.Geralmente, eles distribuem principalmente frutas frescas para o comércio eletrônico, como os pomares do Tiantian e a vida original. o site para distribuição.
"Em circunstâncias normais, os cubos de gelo podem aquecer por cerca de 8 horas e devem ser entregues o mais rápido possível ao encontrar clima de alta temperatura". Links de distribuição."Se a entrega não for durante a noite, você só poderá abrir a caixa de espuma e adicionar pacotes de gelo".
O repórter de notícias de Pequim notou que essas parcelas "refrigeradas" eram misturadas com parcelas comuns, como CJ oriental e Amazon, e o correio foi distribuído com um carro de bateria sem qualquer outro equipamento refrigerado.Devido ao grande número de mercadorias, algumas parcelas refrigeradas estão ligadas ao lado do carro da bateria com cordas.
Outro correio na cena afirmou que a empresa não equipou equipamentos como pequenos veículos refrigerados, e não havia regulamentação específica para a distribuição de temperatura normal e geladeira, desde que fosse entregue no mesmo dia.Se o acúmulo de embalagem e a entrega atrasada, embora geralmente seja refrigerada no freezer, não pode ser colocado em tudo porque a capacidade é limitada.
O repórter de Beijing entrou em contato com a pessoa encarregada da área de Xangai na área de Xangai .Parcela recém -dividida de 30 links frios para o local, que foi enviado pelo correio no dia.
"O uso de caixas de isolamento térmico especiais e sacos de gelo podem basicamente garantir toda a distribuição da cadeia fria". ° C Depois de adicionar pacotes de gelo.No entanto, ele também admite que, quando o pico de entrega, ele também usará o carro quente para transportar. kto verificação
Na noite de 3 de julho, o repórter das notícias de Pequim viu que o local de entrega da outra casa em Cofco viu que o correio foi uniformemente colocado as parcelas que não assinaram e devolverem as mercadorias em grandes freezers.
O Sr. Wang, a pessoa encarregada do site, disse a repórteres que todas as suas equipes de distribuição são a CofCO que comprei a logística auto -operacional. O site no início da manhã, deve ser colocado no freezer.O link de entrega específico é colocar alguns Iceboards preparados na caixa de isolamento especial. Em casa.
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Ponto de entrega de Pequim:
A cadeia de frio quebra a refrigeração da corrente e gira a temperatura ambiente
As caixas de saco de resfriamento + espuma são o principal modelo de alguma distribuição de cadeia de frio e comércio de comércio eletrônico.Isso significa que as parcelas frescas estão envolvidas em armazéns, locais e consumidores.
Mas é a cadeia de frio "Last Mile" do local de entrega para as mãos do consumidor que é mais provável que pareça "corrente quebrada".
Às 15:30 do dia 2 de julho, no local de entrega ao lado de uma comunidade em Fengtai, Pequim, o repórter de notícias de Pequim notou que a vida original e o frio recém -embrulhado pelo micro -marialista foram consertados pela corda no triciclo comum. O telhado.
Mestre Li, um correio, disse ao The Pequim News Reporter que as três parcelas "frescas e refrigeradas" estavam equipadas com legumes e frutas no envoltório, que contém gelo seco, e a outra caixa de isolamento de prata é carne, mas nada é colocado."As mercadorias sem gelo precisavam ser entregues antes das 2:30 da tarde.
Em um centro de distribuição de cargas na estação de Zhichunli, em Pequim, muitos pessoal de correio estão ocupados classificando e carregando parcelas.Na alta temperatura de 33 ° C naquele dia, o repórter das notícias de Pequim viu que alguns embrulhados em vegetais frescos, como vegetais "refrigerados", eram embalados em caixas de espuma branca comuns sem medidas de isolamento. kto verificação
Quando o repórter de Beijing News estava esperando no local, ninguém deu a essas parcelas novas "cuidados".Depois de meia hora, um correio veio buscar as mercadorias.Ao perguntar se esses "refrigerados" recém -preservados, o correio disse que a caixa foi adicionada à caixa e o carrinho saiu rapidamente.
De fato, isso recém -envolvido na empresa de logística de Pequim Luda, que está marcada "refrigerada" com caracteres negros ousados na etiqueta, mas o repórter abriu a caixa antes e descobriu que os vegetais internos eram embalados apenas em sacolas plásticas comuns, e ali Não foram tomadas bolsas de gelo ou gelo seco.
Causa
"Cadeia de frio do gelo" pretende diminuir o custo
Cada empresa de comércio eletrônico fresco gritou o slogan da "cadeia de frio", mas era muito diferente na sessão de distribuição de pouso.
Um material obtido pelo The Pequim News Reporter mostra que, na distribuição da cadeia fria do negócio central da escola weite, existem 8 clientes cooperativos, como a vida original, Oriental CJ, No. 1 Store, Yi Xianfang e Tang Dinasty Farm , cobrindo Pequim e Xangai.
Na introdução desses novos sites de comércio eletrônico, todos eles chamam a estrita cadeia de frio.No entanto, na sessão de entrega real, a "caixa de espuma + embalagem de gelo de isolamento" quando a entrega foi distribuída na casa começou a se tornar um modelo geral e até à temperatura ambiente.
Xu, a pessoa encarregada de um fabricante de equipamentos de cadeia de frio em Pequim, disse ao Pequim News que atualmente existem produtos maduros para toda a cadeia de frio, como os dispositivos de monitoramento de inferioridade da qualidade na geladeira profissional e as informações de qualidade precocemente Equipamento de aviso.Por exemplo, a plataforma de comércio eletrônico deve ser implementada de acordo com o padrão completo da cadeia de frio no sentido estrito. solteiro.
Por outro lado, mais empresas estão dispostas a procurar fornecedores de logística da terceira parte para escolher soluções de transporte de cadeia fria de baixo custo: "Atualmente, o preço das caixas de espuma de isolamento é de 2 a 3 yuan, o preço dos pacotes de gelo de resfriamento é de cerca de 0,5 para 1 Yuan e o custo dos custos de equipamentos de entrega, os custos de equipamento de entrega é baixo e podem ser reciclados.
Uma pessoa encarregada de uma empresa de logística em Pequim, que havia fornecido soluções de logística para a rede de vida original, disse que as atuais principais plataformas de comércio eletrônico adotam principalmente a cadeia de meio -resistência "de dois cravos", ou seja, dependendo do Transporte da cadeia fria da inter -cidade urbana e usando o frio mais frio para usar os nós como nós como nós. kto verificação
"Com a ajuda da distribuição da cadeia de frio da transportadora terceira, embora possa economizar custos e copiá -la rapidamente em todo o país. No entanto, da base de produção para os consumidores, é necessário passar por vários fornecedores de logística. Cadeia de frio, é difícil para Gerenciamento substantivo para gerenciar a plataforma de comércio eletrônico, que afetará facilmente a qualidade do produto e do serviço.
Muitas plataformas de comércio eletrônico escolheram logística auto -construída.A partir de agora, o SF, de preferência, a COFCO que comprei a rede etc., construiu cadeias frias autônomas para alcançar o controle de temperatura de todo o link de transporte para garantir a velocidade da logística e distribuição, o que também traz alto investimento precoce. kto verificação
"O modelo de ativo pesado de distribuição da cadeia de frio auto -construída é muito alta ao custo do comércio eletrônico pequeno e médio". Yuan / metro quadrado / dia, mesmo que sejam 5000, o armazém médio de um medidor quadrado também significa que quase 4 milhões de custos de aluguel são pagos a cada ano, além de fatores como instalações de hardware e mão de obra. .
Perigo oculto
A "Pseudo -Fold Chain" é difícil de atender às necessidades de frescura na "cadeia pseudo -corta" "
No entanto, na distribuição da logística fresca e da cadeia fria, diferentes categorias de mercadorias, como vários tipos de frutas e vegetais, carne fresca fria e a temperatura armazenada e a temperatura necessária para a frescura mantida.
Tomando carne fresca fria como exemplo, as "condições de transporte de carne fresca e congelada" (GB/T20799) estipula que o processo de transportar carne de resfriamento (carne fresca fria) de uma biblioteca de manutenção fresca para outra biblioteca de preservação ou de fresca -fresca - Mantendo a biblioteca para os varejistas para os varejistas, se o tempo de transporte for inferior a 4 horas, o veículo de isolamento (navio) poderá ser usado para o transporte, mas os cubos de gelo devem ser adicionados para manter a temperatura do carro. De 4 horas, o equipamento de transporte deve manter o produto a 0 ° C-4 ° C.
Entende-se que, se a carne fresca fria estiver sempre a baixa temperatura a 0 ° C-4 ° C, a maioria dos microorganismos pode ser suprimida, e a velocidade das toxinas de baunilha como Botox e Staphylococcus aureus será bastante reduzida.Mas uma vez que a cadeia fria quebra e a temperatura ambiental aumenta, as bactérias acelerarão a reprodução.
Um repórter do Pequim News entrou em contato com um fabricante de refrigerantes em cadeia fria em Jiangsu. -18 ℃ ~ 22 ℃.
De acordo com um relatório de pesquisa da Associação de Refrigeração da China, frutas e vegetais, como frutas e vegetais transportados pela logística da cadeia fria, devem ser distribuídos por toda a cadeia de frio. Para a casa do consumidor, é mais provável que ocorra.
"Estritamente falando, a distribuição da cadeia de frio implementada pelo comércio de alimentos domésticos só pode ser chamado de 'cadeia de pseudo -resistência'". Do armazém do armazém.O monitoramento e o controle da temperatura devem atingir um certo nível.
Ponto de dor
Os recursos da cadeia de frio são escassos e a falta de padrões unificados
Um conjunto de dados da pesquisa da China Cold Chain Logistics Alliance mostra que a partir de 2014, a capacidade nacional de armazenamento a frio era de 2046.9713 toneladas e os veículos refrigerados eram de apenas 29.000.Já que foi lançado o plano nacional da cadeia de frio do produto agrícola, o objetivo de propor foi apenas 20%da taxa de circulação da cadeia fria de frutas e vegetais em 2015, e a taxa de transporte da geladeira aumentou para 30%, o que é muito menor do que os requisitos padrão de 90%dos países desenvolvidos.
Su Ri acredita que os recursos atuais da cadeia fria doméstica são muito escassos, longe de atender à demanda de mercado doméstico de comércio eletrônico doméstico. %.No entanto, devido à falta de recursos e padrões unificados, a distribuição da cadeia de frio correspondente leva ao estado invertido dos custos logísticos e à média de vendas de produtos frescos, que também gerou a "cadeia de frio resfriada por gelo" no mercado.
Para os diferentes padrões de distribuição de cadeia fresca e de frio, a indústria está prestes a introduzir um padrão unificado sistemático, que deve resolver a "cadeia de frio do refrigerador de gelo" na última milha.
Em 1º de julho, foi implementado oficialmente o "Tianjin Cold Chain Logistics Reserve Standards Local Standards", que é o primeiro padrão sistemático para a logística da cadeia fria liberada na China.Refere -se aos modelos nacionais dos Estados Unidos e do Japão para fazer regulamentos de padronização sobre produção, armazenamento, transporte e vendas de frutas e vegetais, produtos aquáticos, carne de gado e aves, etc., envolvendo vários padrões, como veículos e veículos, Recipientes frescos de manutenção e plataformas de serviço.
Antes do modelo Tianjin, o estado também lançou padrões e políticas relevantes para a nova cadeia de frio.
Yang Daqing disse ao The Beijing News Reporter que os novos padrões de toda a cadeia devem ser empurrados para a plataforma de comércio eletrônico e devem primeiro resolver o problema dos canais de dispersão.O problema fundamental é que o mercado de cadeia fresca e fria cobre carne, produtos aquáticos, frutas e vegetais, etc., e os canais de circulação e as bases de produção são altamente dispersos. promover no processo de pouso real."A verdadeira cadeia fresca e fria deve penetrar em toda a cadeia de produção, compras, armazenamento e transporte e vendas. Os padrões devem ser através do todo. Caso contrário, não importa quão bons sejam os padrões e links de meia estrada, é difícil para garantir a corrente ".
B12-B13 Edição Pamentação/Repórter de Notícias de Pequim Li Dong, estagiário Yang Jie Xie Jia Jingwei
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