Agência de notícias da China, Pequim, 8 de fevereiro.
- Entrevista com Peng Lin, professor sênior de artes liberais da Universidade de Tsinghua
Autor Zeng Yan Guoxuan
Como o ponto de transferência de renúncia e as boas -vindas, a nova véspera de Ano Novo é considerada uma manifestação importante do sabor do ano.Ao longo dos tempos, a véspera de Ano Novo não apenas desenvolveu diferentes costumes populares em toda a China, mas também se tornou uma memória comum de crianças chinesas em casa e no exterior.
Como a véspera de Ano Novo evolui nos longos anos?De onde vem "grande atenção" e "centenas de tabus"?Quando o antigo personalizado encontra o novo folclore, como podemos continuar melhor o gosto da véspera de Ano Novo na véspera de Ano Novo?Peng Lin, professor sênior da Liberal Arts of Tsinghua University, aceitou recentemente uma entrevista exclusiva com as "perguntas leste e oeste" da China para explicar as mudanças na véspera de Ano Novo Antigo e Moderno e contar o significado cultural da véspera de Ano Novo Para crianças chinesas em casa e no exterior.
A entrevista está atualmente gravada da seguinte maneira:
Repórter da Agência de Notícias da China: O que é a véspera de Ano Novo?Qual é a origem da véspera de Ano Novo e que evolução?
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Os antigos usavam a dinastia Yuan de Meng Chun como a idade da idade, e Xi chamou o primeiro dia do primeiro mês.No dia anterior ao primeiro dia do primeiro mês, os antigos tiveram que fazer grandes presentes."Primavera e outono de Lu", que foi escrito no final da guerra em guerra, registrou que "existe um grande negócio". "Yin e Yang", e o objetivo de "傩" é o objetivo de "Yin e Yang".Este é o primeiro registro de documento do evento de véspera de Ano Novo até o momento.
"Zhou Li" mencionou uma posição chamada "Fang Xiangshi's", responsável por expulsar o mal e evitar o mal."Fang Xiangshi" colocou as máscaras "Golden Four Eyes" na véspera de Ano Novo, usando peles de urso, "escudos", andando por todos os quartos na sala do palácio e gritando o "yin qi" na buzina do chifre .
A partir das dinastias Han e Wei, as pessoas começaram a prevalecer em novos costumes.As pessoas penduram a madeira de pêssego na porta, e os nomes dos "Shen Tu" e "Yu Bao" do "Shen Tu" e "Yu Bao" são chamados de "Peach Runes". loteria republica dominicana leidsa
Na dinastia Tang, as pessoas começaram a colocar os retratos de Wei Chi Gong e Qin Qiong na porta como o "deus da porta".Esses costumes expressam os bons desejos das pessoas comuns para evitar o mal e orar pela paz do ano novo.
Além disso, os "espíritos malignos" do folclore tinham medo do som, e os antigos inventaram os fogos de artifício.A literatura registra que, na noite do 30º ano do Ano Novo, não havia "espíritos malignos", e nem "espíritos malignos" ousaram vir.Após a invenção da pólvora, as pessoas fizeram batalhas de artilharia, que não apenas tiveram um efeito melhor, mas também dobraram a atmosfera do festival.
Outra característica da véspera de Ano Novo é o dístico do Festival da Primavera.Durante o período das cinco dinastias e dez reinos, o reino Shu Meng Yan escreveu pessoalmente um "Na Yu Qing de Ano Novo, Jiajie Changchun" na runa de pêssego.Na dinastia Ming, Zhu Yuanzhang ordenou que toda família tivesse que publicar o dístico do Festival da Primavera para o Ano Novo.Como resultado, o dístico do festival da primavera se tornou o fenômeno cultural do país e é contínuo.
A véspera de Ano Novo é o momento da demissão e as boas -vindas ao novo.As pessoas não apenas precisam deixar a velhice, ser grato à sociedade e à natureza, para celebrar as realizações da velhice, mas também para receber o Ano Novo, aguardam ansiosamente e aguardam ansiosamente o futuro.Uma das razões para a nação chinesa tem o poder da infinidade.Wang Anshi disse: "Sempre substitua o novo pêssego no velho".Pessoal, Família e Sociedade, Gou, Novo, Novo e Novo.
Repórter da Agência de Notícias da China: Existem muitos costumes na véspera de Ano Novo, como comer refeições na reunião, desistir do dinheiro antigo, guardando o ano, etc. Qual é a atenção desses costumes?Qual é o significado?
Peng Lin: Os chineses prestam atenção à ética, atribuem importância às relações sanguíneas e piedade filial, e o conceito de "lar" está profundamente enraizado.Não importa o quão ocupado esteja no final, você deve ir para casa no Ano Novo e comer o jantar de véspera de Ano Novo.O jantar de véspera de Ano Novo é quem participou da refeição mais completa do ano, das especificações mais altas, do ritual mais solene e da conotação mais rica.
Os pratos da véspera de Ano Novo são muito particulares.Por exemplo, deve haver peixe na mesa de jantar, e esse peixe não pode ser comido, pelo menos deve haver cabeças e caudas, o que significa que há mais do que muitos lugares no sul costume de colocar uma moeda quando bolinhos no norte.
A família da véspera de Ano Novo se reuniu, e as pessoas se abençoam.Nos tempos antigos, o dinheiro mais antigo para o Ano Novo foi enviado pelos anciãos. .A tradição de dar dinheiro ao ano sempre circulava.
Shouling, os chineses dão uma conotação cultural especial.Há um ditado de que "uma noite é dupla -ia -old", e o Ano Antigo e o Novo é integrado na véspera de Ano Novo.Shou Sui deve testemunhar o momento em que a rotação da idade e removendo o pano velho.
Essa consciência está lá há muito tempo."O frio passa da noite para o dia e a primavera chega às cinco." Embora a temperatura não mude acentuadamente no quinto, teoricamente, o inverno frio saiu na véspera de Ano Novo, e o novo ano está chegando com o dia de ano novo.Na véspera de Ano Novo, a família sentou -se ao redor do fogão, falou sobre a experiência de um ano e falou sobre expectativas futuras.
Há também um ditado popular no povo que guardar o ano pode abençoar pais e idosos.Pode -se observar que a bondade dos descendentes de Huaxia penetra em todos os detalhes da vida social.
Repórter da Agência de Notícias da China: Além dos costumes comuns de Ano Novo, existem diferentes costumes populares em toda a China.Alguns lugares pensam que há atenção especial em todos os lugares na véspera de Ano Novo, e alguns lugares pensam que não há tabus.O que você acha dessa diferenciação popular?
Peng Lin: Existem dois "rostos" da cultura chinesa tradicional, um chamado presentes e um chamado vulgar.Os ritos são prescritos e unificados em todo o país.O vulgar é regional e pode escolher livremente.Por exemplo, os 30º nortistas comem bolinhos, os sulistas comem bolos de arroz e ravioli, e a cultura chinesa é colorida, que pode ser vista aqui.
De um modo geral, as pessoas precisam se preparar para o Ano Novo desde o 23º do mês lunar, varrer a poeira, as flores da janela, cortar a carne de Ano Novo e alcançar todos os lugares. O festival da primavera "rejuvenescimento" para o festival da primavera
Se não há tabus na véspera de Ano Novo, está relacionado aos folclores, e isso pode ser visto na história e nas lendas do rei do fogão.
Há um rei do fogão pelo povo do povo.Como resultado, as pessoas postarão as listras no fogão: "O céu é bom, o limite inferior para manter a paz no limite inferior" ou colocar os bolos de doces, esperando que o rei do fogão diga alguns palavras no céu.Antes de recebermos o rei do fogão na véspera de Ano Novo, os costumes em vários lugares eram diferentes. E era para ser cauteloso. loteria republica dominicana leidsa
A cultura chinesa enfatiza a auto -disciplina como um todo, e as pessoas encontram um motivo para relaxar um pouco antes do ano novo, o que também é muito interessante. loteria republica dominicana leidsa
Repórter da Agência de Notícias da China: Não é apenas na China, muitos chineses no exterior também manterão costumes como a véspera de Ano Novo e mantendo suas vidas na véspera de Ano Novo.Na sua opinião, quais significados culturais fazem vários costumes?
Peng Lin: Os antigos sábios chineses propuseram o ideal de "tomar o mundo como uma família e a China como uma pessoa", e espera construir uma cultura social que a identidade nacional seja reconhecida.
O estilo comum de vida e valores, profundamente na medula óssea da nação chinesa, e consolida as crianças chinesas firmemente juntas.Gerações de gerações formaram a cultura do festival da primavera que transcendeu a identidade, a riqueza e as regiões com a forma e a conotação do ano e a conotação do dia de Ano Novo, mostrando a forte cultura.
As pessoas costumam dizer que "adora a pátria, comece com o amor da minha cidade natal".Muitos chineses no exterior também cresceram sob a cultura chinesa, e o coração está conectado ao país ancestral (nativo).Desde a emoção do sangue até a cidade natal, os chineses prestam atenção especial às emoções.
Repórter da Agência de Notícias da China: A véspera de Ano Novo é considerada uma manifestação importante do gosto do ano.Na sua opinião, como você pode continuar melhor o sabor da véspera de Ano Novo entre a herança dos velhos costumes e o desenvolvimento do novo folclore?
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Por exemplo, Lu você é "metade de Tu Su sem levantar, uma pequena grama em frente à lâmpada" na dinastia Song, a foto parece muito forte; Eve "Poema" O velho é uma roupa fria, você precisa se levantar, você precisa se levantar. Poet chama isso de primeiro som do Ano Novo Chinês e dá o começo de Ano Novo.
Em relação à véspera de Ano Novo e ao Festival da Primavera, os antigos nos deixaram uma rica riqueza espiritual.Esta é uma "mina rica", que vale a herança e a promoção do povo de hoje.Não podemos fazer o carnaval de comer, beber e divertir e até trazer o odor excessivo de cobre.Precisamos entender e profundamente levar adiante a excelente cultura tradicional, incluindo a véspera de Ano Novo e a Cultura do Festival da Primavera, para evitar seus costumes e levar adiante uma nova base para retornar ao livro.
Perfil de especialista:
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Penglin, o primeiro lote de professores seniores da Universidade de Tsinghua, professor e supervisor de doutorado da Escola de Humanidades da Universidade de Tsinghua, reitor do Instituto de Pioneer do Instituto Chinês de Economia e Estudos da Universidade de Tsinghua, professor do Ma Yifu Academia da Universidade de Zhejiang, editora - -EN -CIDADE DA "ECONOMIA CHINEIRA", consultora da Federação Internacional de Confuciosos; Unidades acadêmicas como a "Casa Humana" francesa, o "Instituto de Academia Chinesa de Ciências" e o Instituto de Instituto Clássico da Coréia do Sul.Principalmente envolvido no estudo da história chinesa antiga e da civilização ritual e musical confucionistas.Ele é o autor de "A pesquisa sobre o mestre de Zhou Li e a pesquisa do Livro dos Livros", "A realocação de ritos chineses na antiga Coréia do Norte", "Ritual e Civilização Música e o Espírito da Cultura Chinesa", etc. ., e clicou livros antigos como "Zhou Li Note" e "Yili Note".Em outubro de 2011, ele iniciou "Peng Lin disse" em "Centenas de assuntos da família".
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