Confira a estrutura curricular do curso

Fisiologia e Manejo de Plantas Forrageiras e Pastagens - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 60 h/a 4 créditos
Ementa: A pastagem entendida como um ecossistema. Fisiologia, fundamentos do manejo de pastagens e sua transformação em produto animal. Manejo da desfolha (métodos do pastejo). Introdução e avaliação agronômica de plantas forrageiras e pastagens. Reciclagem de nutrientes e adubação de pastagens. Botânica e fisionomia das pastagens naturais. As principais espécies forrageiras utilizadas (de estação quente e de estação fria). Implantação de pastagens. Comportamento animal em Pastejo. Sistemas pastoris.

Genética e Reprodução de Bovinos - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Fisiologia da reprodução de bovinos. Exames e monitoramento da reprodução. Biotécnicas aplicadas à reprodução. Gerenciamento da reprodução em rebanhos. Fundamentos do melhoramento genético animal. Aspectos teóricos e práticos dos principais parâmetros genéticos utilizados. Programas de melhoramento genético para rebanhos bovinos.

Gerenciamento da Produtividade na Pecuária de Corte - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Índices zootécnicos. Metas de produtividade. Sistemas de produção. Gerenciamento de resultados.

Manejo da Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas Forrageiras e Pastagens - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Parâmetros Físicos do Solo: textura, porosidade, temperatura. Parâmetros químicos do solo: acidez do solo, disponibilidade de nutrientes. Aspectos biológicos da fertilidade do solo: FBN, biomassa microbiana, micorrizas. Matéria Orgânica. Métodos de avaliação da fertilidade do solo. Importâncias das plantas forrageiras. Ciclagem de nutrientes. analise minerais em forrageiras. Calagem para o cultivo de forragens. Adubação mineral em gramíneas. Adubação mineral em leguminosas. Adubação em consórcio. Adubação orgânica de pastagens. Conceitos e importância dos adubos e adubações. Perdas na adubação – fatores: reações no solo, tipos de perdas. Propriedade químicas, físicas, físico-quimicas e legislação. Fontes e formas de aplicação. Fertilizantes orgânicos. Novas tecnologias na adubação. Métodos, amostragem de precisão. Interpretação e recomendação de correção e adubação: correção do pH, adubação fosfatada, adubação potássica, adubação de cobertura, adubação suplementar: micronutrientes, gessagem.

Metodologia para a realização do Trabalho de Curso - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Planejamento de Projetos de Pesquisa ou de Extensão. Elaboração de Projeto de Intervenção e plano de ação. Desenvolvimento, execução e registro da coleta de dados. Redação Científica da Monografia/ Trabalho de Conclusão de Curso.  Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos.

Nutrição e Alimentação de Ruminantes - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Estudo da anatomia e fisiologia do trato gastrointestinal. A regulação do consumo. Microbiologia do rúmen. Metabolismo de carboidratos, proteínas, lipídeos, minerais e vitaminas. A utilização de aditivos na produção de bovinos de corte - Distúrbios metabólicos. As exigências nutricionais para mantença e produção. Classificação e análise de alimentos. Formulação de dietas. Plano nutricional para cria recria e terminação. Suplementação estratégica.

Organização do Produtor e Planejamento da Atividade Pecuária de Corte - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Associativismo e mercado. Atitudes individuais para trabalhos coletivos. Comportamento individual no trabalho grupal; Educação financeira. Orçamento pessoal. Empreender mexe com o orçamento pessoal e familiar. Planejamento Estratégico da atividade. Fluxo de caixa. Indicadores econômicos como valor presente líquido (VPL), Taxa interna de retorno (TIR), Payback simples e descontado. Formulários para Coleta de informações em nível de propriedade e repasse de informações aos produtores.

Prátiva das Tecnologias Integradas em Visitas a Campo - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Práticas integradas dos conceitos teóricos abordados nas disciplinas ministradas em sala de aula: Nutrição e Alimentação de Ruminantes. Fisiologia e Manejo de Plantas Forrageiras e Pastagens. Sanidade Animal. Manejo da Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas Forrageiras e Pastagens. Genética e Reprodução de Bovinos. Organização do Produtor e Planejamento da Atividade Pecuária de Corte. Qualidade do Produto Animal e Ambiência. Gerenciamento da Produtividade na Pecuária de Corte.

Qualidade do Produto Animal e Ambiência - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Fatores que influenciam a qualidade da carne. Emissão de gases de efeito estufa. Bem estar e ética na produção animal.

Sanidade Animal - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 45 h/a 3 créditos
Ementa: Endoparasitoses de bovinos: biologia, epidemiologia. Fisiopatologia, sintomatologia, diagnóstico, tratamento e profilaxia. Principais doenças infecciosas de bovinos: etiologia. Patogenia, sintomatologia, diagnóstico, tratamento e profilaxia. Manejo sanitário de rebanhos bovinos: controle e prevenção das principais enfermidades.

Seminário para Inovação em Bovinocultura de Corte e Pasto - Disciplina Obrigatória
Carga horária: 15 h/a 1 créditos
Ementa: Realização de diagnóstico da realidade vivenciada no contexto organizacional/laboral dos discentes. Elaboração de Projeto de Intervenção e plano de ação. Seminários de Apresentação de Projetos de Inovação em Bovinocultura de Corte a Pasto desenvolvidos pelos discentes.

Fone: 3251-1000
E-MAIL: secretariapos@uniplaclages.edu.br