Relações entre o ambiente e a organização do trabalho sobre o bem-estar e a saúde do trabalhador. Facilitação do trabalho na família. Atenção integral à saúde do trabalhador: prevenção, promoção, assistência, vigilância e reabilitação. Indicadores e repercussões do ambiente e do trabalho sobre a saúde: cargas, riscos, estressores psicossociais e assédio. Engajamento, motivação, prazer e bem-estar no trabalho. Políticas públicas e legislação sobre a saúde do trabalhador.
EMENTA - Ambiente, Saúde e Bem-Estar no Trabalho
EMENTA - Ambiente, Saúde e Estilo de Vida
C omplexidade da vida. C iclo vital e espiritualidade no desenvolvimento humano. Estilos de vidas e ambientes saudáveis. Hábitos alimentares e cultura. Estética e saúde. Saúde integrativa. Terapias integrativas e complementares.
EMENTA - Ambiente, Saúde e Estilo de Vida
EMENTA - Contaminação Ambiental
EMENTA - Contaminação Ambiental
PLANO DE ENSINO
CURSO Mestrado em Ambiente e Saúde
DISCIPLINA Contaminação Ambiental
DOCENTE Lenita Agostinetto/Bruna Fernanda da Silva
CARGA HORÁRIA 30
CRÉDITOS 02
SEMESTRE/CURSO 02/Mestrado em Ambiente e Saúde
ANO/SEMESTRE 2019/2
EMENTA:
Fontes de contaminação ambiental e saúde. Fontes naturais e antropogênicas de poluição orgânica (resíduos agrícolas e agroindustriais) e inorgânica (metais pesados e metalóides). Geoquímica dos poluentes inorgânicos. Dispersão de poluentes orgânicos no solo, água e ar e consequências ambientais. Toxicologia dos poluentes inorgânicos. Dose e mecanismos da intoxicação. Metabolismo e biotransformação. Meios de diagnósticos das intoxicações agudas e crônicas.
OBJETIVO GERAL:
Possibilitar aos discentes a capacidade de compreender os diversos fatores de ação antrópica e interdisciplinar que levam a contaminação do ambiente e os impactos dessas ações na saúde humana e ambiental.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Proporcionar aos discentes o conhecimento básico sobre a contaminação ambiental e suas causas; Fornecer informações atualizadas sobre os principais poluentes ambientais e a consequência de sua ação na saúde humana; Estimular o desenvolvimento crítico e reflexivo sobre as atividades antrópicas que venham a intervir na qualidade da vida, na saúde e no meio ambiente.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UN. CONTEÚDOS C.H. ESTRATÉGIAS
1 Atividades antrogênicas e fontes de contaminação ambiental 2 Aula Expositiva Dialogada Recursos audiovisuais.
2 Fontes de Poluição orgânica: Resíduos agrícolas e agroindustriais e o impacto na saúde humana 2 Aula Expositiva Dialogada Recursos audiovisuais.
3 Fontes de Poluição inorgânica e o impacto na saúde humana 2 Aula Dialogada com ?Leitura Dinâmica e Discussão.
4 Geoquímica dos poluentes inorgânicos 2 Aula Expositiva Dialogada Recursos audiovisuais.
5 Contaminação do solo com poluentes orgânicos e suas consequências. 2 Aula Expositiva Dialogada, Leitura dinâmica Recursos audiovisuais.
6 Contaminação da água: impactos no ambiente e na saúde 2 Aula Expositiva Dialogada, Leitura dinâmica Recursos audiovisuais.
7 Contaminação atmosférica: interferência no ambiente, na saúde e na biodiversidade. 2 Aula Dialogada com ?Leitura Dinâmica e Discussão
8 Gestão de Resíduos e seus impactos 2 Aula Expositiva Dialogada, Leitura dinâmica Recursos audiovisuais.
9 Saída de campo 4 Visita ao Aterro Sanitário
10 Enfermidades veiculadas por alimentos e água contaminados 2 Aula Expositiva Dialogada, Leitura dinâmica Recursos audiovisuais.
11 Toxicologia dos poluentes inorgânicos: doses, riscos e mecanismos de intoxicação. Diagnóstico de intoxicações e biotransformação dos poluentes ambientais 2 Aula Dialogada com ?Leitura e discussão de trabalhos científicos sobre o tema abordado.
12 Educação ambiental e Reciclagem: Uma abordagem 2 Aula Expositiva Dialogada, Leitura dinâmica Recursos audiovisuais.
13 Estudos de caso de fontes de contaminação ambiental 2 Seminário
14 Observações sobre impactos ambientais 2 Visita técnica a Empresa
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
CONHECIMENTOS Os discentes serão avaliados em cada atividade proposta, observando a participação e o domínio de conceitos.
HABILIDADES Será observado a capacidade do discente na análise e síntese dos conteúdos, posicionamento crítico perante os temas abordados, planejamento e organização das atividades propostas.
ATITUDES Será feito análise do discente na capacidade de participação e discussão em sala de aula, assiduidade, busca de informações e interpretação de conteúdos, atenção, iniciativa e criatividade.
OUTRAS Quanto aos conteúdos serão considerados: participação e contribuições em aula; busca de informações complementares, discussão e reflexão pertinente a temática abordada e análise crítica de situações problemas.
DATAS PREVISTAS
Avaliação Unidades C H A Valor Data Recuperação
Sim Data
Avaliação 01 Participação em sala de aula e nas visitas técnicas, contribuições com informações complementares em sala de aula e discussão de trabalhos científicos. 1,2,3,4,5,6,7,8,9, 10,11, 12 e 14. 10 Final do semestre
Avaliação 02 Seminários de apresentação de trabalhos (estudos de caso) 13 10 14/09
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1 AZEVEDO, F. A.; CHASIN, A. A. M. As bases toxicológicas da ecotoxicologia . São Carlos: RiMa, 2004. 340 p.
2 PASCHOAL, C.M.R.B.; ESPÍNDOLA, E.L.G.; ROCHA, O.; BOHRER, M.B.C. Ecotoxicologia: perspectivas para o século XXI . São Carlos: Rima, 2002. 575p.
3 OGA, S. Fundamentos de toxicologia. 3 ed. São Paulo: Atheneu, 2009. 677p.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
1 FELLENBERG, G. Introdução aos Problemas da Poluição Ambiental . São Paulo: EPU, 2012. 196 p.
2 BORGHETTI, N. R. B.; BORGHETTI, J. R.; ROSA Fº, E. F. Aquífero Guarani: a verdadeira integração do MERCOSUL. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, v. 1, 2004. 214 p.
3 KNIE, J. L.W.; LOPES, E. W. B. Testes ecotoxicológicos : métodos, técnicas e aplicações – Florianópolis: FATMA, 2004, 289 p.
4 ZAGATTO, P. A.; BERTOLETTI, E. Ecotoxicologia aquática : princípios e aplicações. São Carlos: RiMa, 2006, 464 p.
5 MANAHAN, S.E. Química ambiental. 9ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2013, 912 p.
6 GIRARD, J. Princípios da química ambiental . Rio de Janeiro: LTC, 2013,434 p.
7 MATOS, A.T. Poluição ambiental: Impactos no meio físico. Viçosa, MG: Ed. UFV, 2010, 260p.
8 FORATTINI, O.P. Ecologia, epidemiologia e sociedade. 2. ed. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda, 2004. 710 p.
9 PELLAANI, C.R. Poluição das águas doces superficiais & responsabilidade civil . Curitiba: Editora Juruá, 2009. 136p.
10 MANO, E.B; PACHECO, E.B.A.V.; BONELLI, C.M. Meio ambiente, poluição e reciclagem. São Paulo: Edgard Blucher, 2005. 182 p.
EMENTA - Contaminação Ambiental
Fontes de contaminação ambiental e saúde. Fontes naturais e antropogênicas de poluição orgânica (resíduos agrícolas e agroindustriais) e inorgânica (metais pesados e metalóides). Geoquímica dos poluentes inorgânicos. Dispersão de poluentes orgânicos no solo, água e ar e consequências ambientais. Toxicologia dos poluentes inorgânicos. Dose e mecanismos da intoxicação. Metabolismo e biotransformação. Meios de diagnósticos das intoxicações agudas e crônicas.
EMENTA - Diagnótico Funcional
Diagnóstico funcional em Fisioterapia Cardiorrespiratória. Avaliação e recursos fisioterapêuticos.
EMENTA - Ecologia da Ação: Educação e Responsabilidade Socioambientais
Educação para uma cidadania ambiental. A crise ambiental e o pensamento complexo. Educação do mediador social para atuação crítica nas questões socioambientais relacionadas à saúde e ao bem-estar. Perspectivas e intervenções sociais em diferentes sociedades e grupos populacionais. Processos de comunicação. Comunicação para construção participativa do conhecimento. Aplicabilidade da informação científica nas questões socioambientais relacionados à saúde e ao bem-estar. Responsabilidade socioambiental. Fundamentos da cidadania empresarial. Causas sociais e pesquisas dos problemas sociais e ambientais locais.
EMENTA - Ecologia da Ação: Educação e Responsabilidade Socioambientais
EMENTA - Homeopatia Integrativa
Historia de pensamento no processo saúde/doença. Formas terapêuticas: homeopatia, alopatia, enantiopatia, isopatia e tautopatia. Recursos de medicamentos/preparados para intervenção nos processos de cura humana, animal e vegetal. A teoria miasmática. Escolas da homeopatia, o unicismo, alternismo e complexismo. Forma de preparo, desde a tintura-mãe ate a dose de dispensação, pelo método hahnemaniano, korsakoviano e fluxo continuo. A repertorização homeopática com repertórios impressos e digitais. As leis de cura com exemplos e possíveis agravações e/ou exoneração durante a administração dos medicamentos. Pesquisa em homeopatia aplicada aos sistemas vivos, na depuração das águas e desintoxicação dos solos. Homeopatia sistêmica, integrando a cadeia alimentar. Homeopatia integral com iguais princípios aos reinos animal, vegetal e mineral e aplicações direcionadas ao componente em desequilíbrio. Gênio epidêmico. Homeopatia popular. Agro-homeopatia para plantas e tecnologia de aplicação em pequena, media e grande escala. Física quântica no entendimento da ação da Homeopatia. Radiestesia aplicada a Homeopatia como ferramenta de diagnose. Biofotonica aplicada a Homeopatia . Matéria medica homeopática e principais policrestos. Acologia vegetal e semiologia homeopática. Condução pratica e relato de estudo de caso na agropecuária e saúde humana.
EMENTA - Homeopatia Integrativa
EMENTA - Leitura e Escrita Científica
Leitura e interpretação de artigos científicos nacionais e internacionais. Linguagem e comunicação científica. Redação de artigos e trabalhos científicos. Estrutura do escrito científico e sua inserção em periódicos qualificados na área interdisciplinar. Ética na ciência e nas publicações científicas. Popularização da ciência e mérito científico. Autoria e equipe de trabalho no desenvolvimento de pesquisas. Escolhas da bibliografia a ser incluída na redação de artigos e relatórios. Avaliação da qualidade de publicações. Politica editorial dos periódicos. Sistema CAPES de qualificação de periódicos.
EMENTA - Leitura e Escrita Científica
EMENTA - Metodologia da Pesquisa Científica
Tendências, avanços e perspectivas da pesquisa e inovação. Elaboração de protocolos de pesquisas. Delineamentos de pesquisas. Estratégias de coleta dados. Organização de dados. Métodos, técnicas e instrumentos de análise de dados com abordagem qualitativa e quantitativa. Aprofundamento teórico-metodológico para o desenvolvimento do projeto de dissertação.
EMENTA - Metodologia da Pesquisa Científica
EMENTA - Metodologia do Ensino Superior
Função social, política e pedagógica da Universidade. Tendências pedagógicas. Concepções atuais sobre a formação do professor. Planejamento do ensino. Processos do ensino e da aprendizagem. Estratégias de ensino e da aprendizagem. Avaliação educacional.
EMENTA - Metodologia do Ensino Superior
PLANO DE ENSINO
CURSO Programa de Mestrado em Educação -PPGE
DISCIPLINA METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR -
DOCENTE Lucia Ceccato de Lima e Marina Patrício de Arruda
CARGA HORÁRIA 60
CRÉDITOS 4
SEMESTRE/CURSO 2º
ANO/SEMESTRE 2018/2
EMENTA:
Função social, política e pedagógica da Universidade. Tendências pedagógicas. Concepções atuais sobre a formação do professor. Planejamento do ensino. Processos do ensino e da aprendizagem. Estratégias de ensino e da aprendizagem. Avaliação educacional.
OBJETIVO GERAL:
Formar professores para prática pedagógica reflexiva e crítica para atuar no magistério superior.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Refletir sobre a prática pedagógica enfatizando a docência e as mudanças paradigmáticas na Educação; - Subsidiar a reflexão e a crítica sobre a formação de professores; - Orientar a elaboração do planejamento de ensino e estratégias metodológicas de aprendizagem.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UN. CONTEÚDOS C.H. ESTRATÉGIAS
1 PARADIGMAS CONTEMPORÂNEOS E A EDUCAÇÃO SUPERIOR 10 Dinâmica de Integração Aula Expositiva Dialogada (AED)
2 TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO 5 AED Estudo de Texto Dramatização
3 COMO E PARA QUE FORMAR PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR 5 Painel Estudo dirigido
4 POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR 5 AED Filme/reflexão
5 ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DO ENSINO-APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO 10 Texto Mapa conceitual Oficina
6 PLANEJAMENTO DE ENSINO 5 AED Oficina
7 PRÁTICA PEDAGÓGICA REFLEXIVA E MICRO ENSINO 20 Seminário Micro Ensino
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
CONHECIMENTOS Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas criativas a partir da realidade trabalhada.
HABILIDADES Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa).
ATITUDES Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas.
OUTRAS Respeito, relações interpessoais, ética.
DATAS PREVISTAS:
Avaliação
Avaliação em processo conforme cronograma entregue no primeiro encontro.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1 ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. p. 67-100. http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/124590/mod_resource/content/1/Txt%2B13_Anastasiou_estrategias%20de%20ensino.pdf
2 CUNHA, M.I. O bom professor e sua prática . 12.ed. São Paulo: M.r. Cornacchia, 2001. http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=LcDDvVIQy1QC&oi=fnd&pg=PA131&dq=o+bom+professor+e+sua+pr%C3%A1tica&ots=smQE8oY5vB&sig=sgBx PzprFn4mYvzk4_xyHMBBgg#v=onepage&q=o%20bom%20professor%20e%20sua%20pr%C3%A1tica&f=false
3 FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
1 ARRUDA, Marina P. (RE) SIGNIFICANDO A MEDIAÇÃO SOCIAL: UM MEDIADOR DE EMOÇÕES. Pelotas: Mundial, 2008. v. 300. 55
2 LIBÂNEO, J.C. Tendências Pedagógicas na prática escolar. In: Revista da ANDE, n.6, 1983, p 11-19.
3 MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro . SP: Cortez, 1999. Disponível em www.teoriadacomplexidade.com.br/textos/textosdiversos/ SeteSaberes -EdgarMorin.pdf
4 SILVA,Ester Framarin de S., RAYMUNDO,Gisele Pontaroli, BEHRENS, Marilda Aparecida. PARADIGMAS CONTEMPORÂNEOS E A EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Diálogo Educacional, vol. 3, núm. 5, enero-abril, 2002, pp. 1-17, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
OBSERVAÇÕES:
EMENTA - Metodologia do Ensino Superior
unção social, política e pedagógica da Universidade. Tendências pedagógicas. Concepções atuais sobre a formação do professor. Planejamento do ensino. Processos do ensino e da aprendizagem. Estratégias de ensino e da aprendizagem. Avaliação educacional.
EMENTA - Metodologia do Ensino Superior
Função social, política e pedagógica da Universidade. Tendências pedagógicas. Concepções atuais sobre a formação do professor. Planejamento do ensino. Processos do ensino e da aprendizagem. Estratégias de ensino e da aprendizagem. Avaliação educacional.
EMENTA - Optativa I
Abordagem interdisciplinar acerca do ambiente e sua relação com a saúde: ciclo vital e desenvolvimento humano. Estilos de vida e suas consequências sobre a saúde das populações. Hábitos alimentares e indicadores de saúde. Saúde e estética: transtornos alimentares e da imagem corporal. Aspectos relacionados ao abuso de substâncias psicoativas. Determinação da morbimortalidade por doenças crônico-degenerativas e por causas externas.
EMENTA - Optativa I
Tendências econômicas da sociedade capitalista que impactam no trabalho, na tecnologia e na ciência. A ciência e tecnologia no sistema capitalista. Relação entre ciência e empresa. O papel da universidade e dos centros públicos na pesquisa e ensino. Implicações das tecnologias sobre a saúde humana e o ambiente. Tecnologias controvertidas: os OGM (transgênicos) e as nanotecnologias. Exposição e risco. O conceito de precausão. Desenvolvimento sustentável e impactos sobre o ambiente e a saúde humana.
EMENTA - Optativa I
Fontes de contaminação ambiental e saúde. Fontes naturais e antropogênicas de poluição orgânica (resíduos agrícolas e agroindustriais) e inorgânica (metais pesados e metalóides). Geoquímica dos poluentes inorgânicos. Dispersão de poluentes orgânicos no solo, água e ar e consequências ambientais. Toxicologia dos poluentes inorgânicos. Dose e mecanismo da intoxicação. Metabolismo e biotransformação. Meios de diagnósticos das intoxicações agudas e crônicas.
EMENTA - Optativa I
Abordagem interdisciplinar acerca do ambiente e sua relação com a saúde: ciclo vital e desenvolvimento humano. Estilos de vida e suas consequências sobre a saúde das populações. Hábitos alimentares e indicadores de saúde. Saúde e estética: transtornos alimentares e da imagem corporal. Aspectos relacionados ao abuso de substâncias psicoativas. Determinação da morbimortalidade por doenças crônico-degenerativas e por causas externas.
EMENTA - Optativa I
Educação para uma cidadania ambiental. Crise ambiental e pensamento complexo. Educação do mediador social: atuação crítica nas questões socioambientais. Intervenções sociais em diferentes sociedades e grupos populacionais. Processos de comunicação. Comunicação para construção participativa do conhecimento. Aplicabilidade da informação científica nas questóes socioambientais. Responsabilidade socioambiental. fundamentos da cidadania empresarial. Causas sociais e pesquisas dos problemas sociais e ambientais locais.
EMENTA - Optativa II
Bases conceituais da epidemiologia. Delineamentos de estudos epidemiológicos. Eco-epidemiologia. Evolução e perspectivas dos processos saúde-doença-ambiente. A medida das condições de saúde: principais indicadores de saúde-mortalidade, letalidade, incidência e prevalência. Diagnóstico descritivo em epidemiologia. Medidas de risco. A epidemiologia e o controle das doenças. Vigilância epidemiológica: investigação de epidemias. Vigilância ambiental em saúde. Vigilância sanitária.
EMENTA - Optativa II
Abordagem interdisciplinar acerca do ambiente e sua relação com a saúde: ciclo vital e desenvolvimento humano. Estilos de vida e suas consequências sobre a saúde das populações. Hábitos alimentares e indicadores de saúde. Saúde e estética: transtornos alimentares e da imagem corporal. Aspectos relacionados ao abuso de substâncias psicoativas. Determinação da morbimortalidade por doenças crônico-degenerativas e por causas externas.
EMENTA - Optativa II
Condições de suporte a vida e evolução dos seres vivos/sucessão de ambientes; introdução à ecologia de ecossistemas; a ciência, tecnologia, conhecimento e saber como ferramentas no contexto da ecologia nos sistemas agrícolas; escolas de pensamento da agricultura e da conservação ambiental; teoria da ecologia e da agroecologia; ecologia das espécies, populações e comunidades nos ecossistemas agropecuários; estrutura dos ecossistemas naturais e agropecuários; etnobotânica; fiotossociologia.
EMENTA - Optativa II
Bases conceituais da epidemiologia. Delineamentos de estudos epidemiológicos. Eco-epidemiologia. Evolução e perspectivas dos processos saúde-doença-ambiente. A medida das condições de saúde: principais indicadores de saúde-mortalidade, letalidade, incidência e prevalência. Diagnóstico descritivo em epidemiologia. Medidas de risco. A epidemiologia e o controle das doenças. Vigilância epidemiológica: investigação de epidemias. Vigilância ambiental em saúde. Vigilância sanitária.
EMENTA - Optativa III
Papel da água na sociedade moderna e saúde. Ecossistemas aquáticos, ênfase em bacias hidrográficas. Propriedades físicas e químicas da água. Conceitos básicos sobre monitoramento biológico. Uso de indicadores biológicos, ênfase em invertebrados aquáticos. Respostas dos bioindicadores à poluicão e impactos ambientais. Aplicação de índices. Legislação sobre qualidade e uso da água. Conservação e restauração dos sistemas aquáticos. Estudo prático de avaliação da qualidade da água usando bioindicadores.
EMENTA - Optativa III
Consolidação de banco de dados e apresentação de dados por meio de gráficos e tabelas. Estatística descritiva básica. Análise estatística de dados paramétricos e não-paramétricos. Programas para análises estatísticas. A análise de dados em pesquisa qualitativa. Técnicas de análise qualitativa: de conteúdo e de discurso.
EMENTA - Optativa III
Relações entre o ambiente e a organização do trabalho sobre o bem-estar e a saúde do trabalhador. Facilitação do trabalho na família. Atenção integral à saúde do trabalhador: prevenção, promoção, assistência, vigilância e reabilitação. Indicadores e repercussões do ambiente e do trabalho sobre a saúde: cargas, riscos, estressores psicossociais e assédio. Engajamento, motivação, prazer e bem-estar no trabalho. Políticas públicas e legislação sobre a saúde do trabalhador.
EMENTA - Optativa III
Relações entre o ambiente e a organização do trabalho sobre o bem-estar e a saúde do trabalhador. Facilitação do trabalho na família. Atenção integral à saúde do trabalhador: prevenção, promoção, assistência, vigilância e reabilitação. Indicadores e repercussões do ambiente e do trabalho sobre a saúde: cargas, riscos, estressores psicossociais e assédio. Engajamento, motivação, prazer e bem-estar no trabalho. Políticas públicas e legislação sobre a saúde do trabalhador.
EMENTA - Optativa III
Tendências econômicas da sociedade capitalista: trabalho; tecnologia; e, ciência. Relação entre ciência e empresa. Papel da universidade e dos centros públicos na pesquisa e ensino. Implicações das tecnologias sobre a saúde humana e o ambiente. Tecnologias controvertidas: os OGM (transgênicos) e as nanotecnologias. Exposição e risco. Conceito de precaução. Desenvolvimento sustentável e impactos sobre o ambiente e a saúde humana.
EMENTA - Optativa IV
Função social, política e pedagógica da Universidade. Tendências pedagógicas. Concepções atuais sobre a formação do professor. Planejamento do ensino. Processos do ensino e da aprendizagem. estratégias de ensino e da aprendizagem. Avaliação educacional.
EMENTA - Optativa V
Educação para uma cidadania ambiental. Crise ambiental e pensamento complexo. Educação do mediador social: atuação crítica nas questões socioambientais. Intervenções sociais em diferentes sociedades e grupos populacionais. Processos de comunicação. Comunicação para construção participativa do conhecimento. Aplicabilidade da informação científica nas questóes socioambientais. Responsabilidade socioambiental. fundamentos da cidadania empresarial. Causas sociais e pesquisas dos problemas sociais e ambientais locais.
EMENTA - Optativa V
Abordagem interdisciplinar acerca do ambiente e sua relação com a saúde: ciclo vital e desenvolvimento humano. Estilos de vida e suas consequências sobre a saúde das populações. Hábitos alimentares e indicadores de saúde. Saúde e estética: transtornos alimentares e da imagem corporal. Aspectos relacionados ao abuso de substâncias psicoativas. Determinação da morbimortalidade por doenças crônico-degenerativas e por causas externas.
EMENTA - Optativa V
Consolidação de banco de dados e apresentação de dados por meio de gráficos e tabelas. Estatística descritiva básica. Análise estatística de dados paramétricos e não-paramétricos. Programas para análises estatísticas. A análise de dados em pesquisa qualitativa. Técnicas de análise qualitativa: de conteúdo e de discurso.
EMENTA - Optativa VI
Homeopatia como corpo teórico de ciência nova. Terapias complementares e integrativas. Formas terapêuticas: homeopatia, alopatia, enantiopatia, isopatia e tautopatia. Teoria miasmática e leis de cura. Escolas da homeopatia, o unicismo, alternismo e complexismo. Repertorização homeopática. Leis de cura. Pesquisa em homeopatia aplicada aos sistemas vivos, na depuração das águas e desintoxicação dos solos. Homeopatia sistêmica. Homeopatia popular. Agro-homeopatia. Física quântica e homeopatia. Matéria médica homeopática. Semiologia homeopática.
EMENTA - Optativa VI
Abordagem interdisciplinar acerca do ambiente e sua relação com a saúde: ciclo vital e desenvolvimento humano. Estilos de vida e suas consequências sobre a saúde das populações. Hábitos alimentares e indicadores de saúde. Saúde e estética: transtornos alimentares e da imagem corporal. Aspectos relacionados ao abuso de substâncias psicoativas. Determinação da morbimortalidade por doenças crônico-degenerativas e por causas externas.
EMENTA - Tópicos Especiais em Ambiente e Saúde I
Fórum para debate de assuntos diversos; apresentação e discussão de projetos de pesquisa de acadêmicos e docentes; palestras de professores e pesquisadores convidados.
EMENTA - Tópicos Especiais em Ambiente e Saúde I: Ambiente, Saúde e Alimentação
EMENTA - Tópicos Especiais em Ambiente e Saúde I: Análise avançada de dados em pesquisas qualitativas
EMENTA - Tópicos Especiais em Ambiente e Saúde I: Análise avançada de dados em pesquisas qualitativas
EMENTA - Tópicos Especiais em Ambiente e Saúde I: Neurobiologia da Obesidade
Esta disciplina fornecerá o conceito de neurociência para o metabolismo energético através da elucidação das abordagens moleculares, celulares, de circuitos e comportamentos relacionados ao papel do cérebro na regulação do metabolismo sistêmico bem como o papel da periferia nos circuitos neurais.
EMENTA - Tópicos Especiais em Ambiente e Saúde I: Neurobiologia da Obesidade
EMENTA - Tópicos Especiais em Ambiente e Saúde I: Saúde Única - Conexões entre a saúde ambiental, vegetal, humana e animal
Conceitos e definições de Saúde Única. Conexões entre Saúde Única e um bem estar (One Health/One Welfare). Pandemias e Sindemias. Zoonoses e políticas públicas. Saúde ambiental e do ecossistema. Agrotóxicos no contexto da saúde única. Resistência antimicrobiana. Produção de alimentos no contexto da saúde única.
EMENTA - Tópicos Especiais Em Ambiente e Saúde II: Bioestatistica
EMENTA DA DISCIPLINA DE BIOESTATÍSTICA OFERTADA AO CURSO DE MESTRADO EM AMBIENTE E SAÚDE – CARGA HORÁRIA: 30h. Conceitos e princípios básicos relacionados à estatística bem como os principais testes estatísticos a serem utilizados em pesquisas da área interdisciplinar. Conhecimento das ferramentas básicas do programa estatístico SPSS para a realização da análise estatística.
EMENTA - Tópicos Especiais em Ambiente e Saúde II: Leitura, Interpretação e Análise de Artigo Científico
EMENTA - Tópicos Especiais em Ambiente e Saúde II: Leitura, Interpretação e Análise de Artigo Científico
EMENTA - Tópicos Especiais em Ambiente e Saúde II: Leitura, Interpretação e Análise de Artigo Científico
Fórum para debate de assuntos diversos; apresentação e discussão de projetos de pesquisa de acadêmicos e docentes; palestras e disciplinas de professores e pesquisadores convidados.
EMENTA - Tópicos Especiais II: Ambiente e Saúde e Alimentos Funcionais
Compostos Bioativos com propriedades funcionais; Alimentos com propriedades funcionais; Alimentos Funcionais e Redução dos Risco de Doenças
EMENTA - Interdisciplinaridade em Ambiente e Saúde
EMENTA - Interdisciplinaridade em Ambiente e Saúde
Interdisciplinaridade: pressupostos teórico-epistemológicos e metodológicos. Problemas complexos: desafios e perspectivas da estratégia interdisciplinar. Conhecimento interdisciplinar no campo ambiental e da saúde no Brasil e no contexto internacional. Políticas públicas em ambiente, saúde e trabalho. Perspectivas ecossistêmicas em ambiente e saúde: o papel da interdisciplinaridade e da intersetorialidade.
EMENTA - Interdisciplinaridade em Ambiente e Saúde
EMENTA - Seminário de Dissertação
Interação ciência e pesquisa. Processo de pesquisa: delineamento, problema, objetivos, hipóteses e métodos de investigação. Pesquisa em bases de dados. Qualificação do projeto. Elaboração de artigo científico.
EMENTA - Seminário de Dissertação
EMENTA - Bioética
Conceitos e princípios em ética e bioética. Limites da ciência moderna: implicações éticas na área da saúde e do ambiente. Regulamentação da pesquisa em seres humanos e animais. Bioética ambiental e proteção animal. Bioética clínica. A bioética cotidiana e nas situações limítrofes ou de fronteira. Propriedade intelectual e direitos autorais.
EMENTA - Bioética
EMENTA - Bioética
EMENTA - Bioética
EMENTA - Ocupação Humana, Saúde e Biodiversidade
EMENTA - Ocupação Humana, Saúde e Biodiversidade
CURSO Mestrado em Ambiente e Saúde
DISCIPLINA Ocupação Humana, Saúde e Biodiversidade
DOCENTE Ana Emilia Siegloch, Lenita Agostinetto, Lilia Kanan
CARGA HORÁRIA 60
CRÉDITOS 4
SEMESTRE/CURSO 2ª
ANO/SEMESTRE 2020/2
EMENTA
Ocupação humana e sua relação com o meio ambiente. Saúde única. Biodiversidade e Serviços ecossistêmicos. Mudanças climáticas e saúde das populações. Atividades econômicas e seus impactos nos ecossistemas. Gestão de resíduos. Agrobiodiversidade e segurança alimentar. Consumo e produção sustentáveis. Intervenções socioambientais.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos discentes à compreensão das relações interdisciplinares que permeiam a ocupação humana, saúde e biodiversidade, bem como, promover o entendimento sobre os impactos das atividades antrópicas nos recursos naturais, biodiversidade e suas implicações na saúde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Fornecer base teórica sobre indicadores de condições de vida em suas relações com o ambiente, a saúde e o trabalho. · Propiciar aos discentes conceitos básicos sobre ecologia e agroecologia. · Desenvolver capacidade reflexiva sobre impactos das atividades antrópicas nos recursos naturais, biodiversidade e suas implicações na saúde. · Proporcionar embasamento teórico sobre desenvolvimento sustentável e manejo ambiental.
Ocupação humana e sua relação com o meio ambiente. Saúde única. Biodiversidade e Serviços ecossistêmicos. Mudanças climáticas e saúde das populações. Atividades econômicas e seus impactos nos ecossistemas. Gestão de resíduos. Agrobiodiversidade e segurança alimentar. Consumo e produção sustentáveis. Intervenções socioambientais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UN. CONTEÚDOS C.H. ESTRATÉGIAS
1 Indicadores de condições de vida e suas relações com o ambiente, a saúde e o trabalho 6 Aula Expositiva - dialogada
2 Saúde única 6 Aula Expositiva- dialogada
3 Biodiversidade e Serviços ecossistêmicos. Mudanças climáticas e saúde das populações 6 Aula Expositiva- dialogada
4 Agrobiodiversidade e segurança alimentar 6 Aula Expositiva- dialogada
5 Poluentes emergentes e saneamento básico 6 Aula Expositiva- dialogada
6 Atividades econômicas e seus impactos nos ecossistemas 6 Aula Expositiva- dialogada
7 Consumo e produção 6 Aula Expositiva- dialogada
8 Gestão de resíduos sólidos 6 Aula Expositiva- dialogada
9 Projetos socioambientais 12 Aula Prática
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
CONHECIMENTOS Os(as) mestrandos(as) serão avaliados(as) em cada atividade proposta, observando-se a participação e o domínio conceitual
HABILIDADES Ao final da disciplina o(a) mestrando(a) deverá ter desenvolvido a capacidade de discutir conceitos gerais sobre relação entre as formas de ocupação humana e seus reflexos na saúde e biodiversidade
ATITUDES Observação dos(as) mestrandos(as) quanto a: - crítica e discussão de ideias; - interpretação de dados; - iniciativa e criatividade; - participação; - assiduidade;
OUTRAS Quanto aos conteúdos serão considerados: - Participação em aula; - Realização de projeto interdisciplinar; - Na discussão e reflexão pertinente a temática abordada; - Na análise de situações problemas
DATAS PREVISTAS
Avaliação Unidades C H A Valor Data³ Recuperação
Sim Data
Participação nas discussões em sala de aula Todas x x X 2 Todas as aulas
Apresentação de propostas/relatos socioambientais Todas x x x 4 Últimas aulas
Redação de propostas/relatos socioambientais Todas x x x 4 Últimas aulas
¹Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ²Formato de avaliação definido pelo colegiado do curso. ³A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1 CAMPOS, G.WS .; MINAYO, M.C.S.; AKERMAN, M.; DRUMOND JÚNIOR, M.; CARVALHO, Y. M. (Org.). Tratado de saúde coletiva . São Paulo: Editora Hucitec, 2012. 871 p.
2 CORTESE, T.T; NATALINI, G. (Org.) Mudanças climáticas do global ao local . 1 ed. São Paulo Manole, 2014. 148 p.
3 HESS, S. (org.). Ensaios sobre a poluição e doenças no Brasil . São Paulo. Ed. Outras Expressões, 2018. 344p. Disponível no link: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/187660/LIVRO.pdf?sequence=1
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
1 BARSANO, P. R.; VIANA, R. P.; JAPIASSÚ, V. Poluição ambiental e saúde pública. São Paulo Erica. 2014.
2 CAVALCANTI, D. C. Consumo Sustentável . São Paulo: SMA/CPLA, 2011. 156 p.
3 CARNEIRO, F.F.; AUGUSTO, L.G.S.; RIGOTTO, R.; FRIEDRICH, K.; BÚRIGO, A.C (Org.) Dossiê ABRASCO: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde . Rio de Janeiro: EPSJV; São Paulo: Expressão Popular, 2015. 624 p. Disponível no link: http://www.abrasco.org.br/dossieagrotoxicos/wp-content/uploads/2013/10/DossieAbrasco_2015_web.pdf
4 HADDAD, P.R. Meio ambiente, planejamento e desenvolvimento sustentável . São Paulo: Saraiva. 2015.
5 ROTHMAN, K.; GREENLAND, S.; LASH, T.L. Epidemiologia Moderna . Ed. 3. Porto Alegre: ArtMed. 2011.
6 GINDRI, D.M.; MOREIRA, P.A.B.; VERISSIMO, M.A.A. Sanidade vegetal: Uma estratégia global para eliminar a fome, reduzir a pobreza, proteger o meio ambiente e estimular o desenvolvimento econômico sustentável . Ed. 1, Florianópolis: CIDASC, 2020. Disponível em: https://issuu.com/cidasc/docs/livro_sanidade_vegetal_vers_o_issuu_2c13e3405be0b8
OBSERVAÇÕES
EMENTA - Ocupação Humana, Saúde e Biodiversidade
EMENTA - Ocupação Humana, Saúde e Biodiversidade
Determinantes ambientais na saúde humana. Indicadores de condições de vida em suas relações com o ambiente, a saúde e o trabalho. Conceitos de equilíbrio físico-biológico, biodiversidade e ecologia. Segurança alimentar e agrobiodiversidade. Consumo e produção sustentáveis. Planejamento urbano e rural. Processos socioculturais e ocupação humana. Atividades econômicas e seus impactos nos ecossistemas. Manejo ambiental e serviços de ecossistemas. Estudos de impacto ambiental e intervenções socioambientais. Indicadores de sustentabilidade humana e de integridade do meio físico e biológico.
EMENTA - Dissertação I
EMENTA - Dissertação I
EMENTA - Dissertação II
A atividade prevê orientação individual e coletiva, a critério do orientador, podendo incluir sessôes integradas com o grupo de pesquisa, reunindo os orientandos de um mesmo orientador ou integrando vários orientadores com seus respectivos orientandos.