Conhecimentos, saberes e tecnologias. Educação, cultura, identidade e memória. Produção, sistematização e disseminação. Função social da ciência e da educação.
Fontes clássicas e contempotâneas do pensamento educacional. Contextos, políticas e perspectivas da educação no Brasil.
Fontes clássicas e contempotâneas do pensamento educacional. Contextos, políticas e perspectivas da educação no Brasil.
Fontes clássicas e contempotâneas do pensamento educacional. Contextos, políticas e perspectivas da educação no Brasil.
PLANO DE ENSINO CURSO Mestrado Educação DISCIPLINA Orientação de Dissertação DOCENTE Lucia Ceccato de Lima, Jaime Farias Dresch, Carmen Lúcia Fornari Diez, Geraldo Augusto Locks, Lurdes Caron, Mareli Eliane Graupe, Maria Selma Grosch, Marina Patrício de Arruda eVanice dos Santos. CARGA HORÁRIA 15 CRÉDITOS 1 SEMESTRE/CURSO 1 ANO/SEMESTRE 2018/1 EMENTA: A atividade prevê orientação individual e coletiva, a critério do orientador, podendo incluir sessões integradas com o grupo de pesquisa, reunindo os orientandos de um mesmo orientador ou integrando vários orientadores com seus orientandos. OBJETIVO GERAL: Orientar os mestrandos na elaboração da pesquisa de dissertação em suas várias dimensões e etapas, e promover o desenvolvimento da postura do pesquisador. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Definir o tema de pesquisa o delineamento do projeto de pesquisa os estudos teóricos necessários ao desenvolvimento da dissertação. - Elaborar resultados parciais para publicização em eventos. - Discutir atitudes éticas próprias de um pesquisador. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UN. CONTEÚDOS C.H. ESTRATÉGIAS 1 Encontros entre cada orientador e seus orientandos. O conteúdo será delimitado considerando as necessidades de cada orientando de acordo com a temática individuais. 15 Encontro semanal com os orientandos para discussão das questões relativas ao projeto de dissertação. 15 SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO CONHECIMENTOS Participação nos seminários, arguições e produção individual. HABILIDADES Ética na pesquisa, solidariedade, rigor científico, interesse. ATITUDES Habilidades de escrita, de interpretação, de articulação entre teoria e campo empírico, domínio de técnicas e métodos de pesquisa. OUTRAS Arguições, apresentação do Pre Projeto e Produções individuais. DATAS PREVISTAS Avaliação Unidades C H A Valor Data³ Avaliação I Avaliação II BIBLIOGRAFIA BÁSICA 1 Orientações para elaboração de projetos e monografias 2. ed. / 2005 ( Livros ) Acervo 53974 DIEZ, Carmen Lúcia Fornari; HORN, Geraldo Balduino. Orientações para elaboração de projetos e monografias. 2. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2005. 122 p. ISBN 853263091x Número de Chamada: 001.42 D568o 2 Pesquisa em educação : abordagens qualitativas / 2001 ( Livros ) Acervo 29438 LUDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 2001. 99 p. (Temas Básicos De Educação E Ensino) ISBN 8512303700 Número de Chamada: 370.78 L944o 3 Conhecimento, pesquisa e educação / 2001 (Livros ) Acervo 29689 CASALI, Alipio; GARRIDO, Elsa; MARECH, Leny Magalhães; MACHADO, Lourdes Marcelino; AROUCA,Lucilia Schwantes; MOROZ, Melania; SILVA, Rinalva Cassiano; ESPOSITO, Vitória Helena C.;SEVERINO, Antônio Joaquim. Conhecimento, pesquisa e educação. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia.Ltda, 2001. 175 p. (Série cidade educativa) ISBN 853 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 1 Introdução à pesquisa em ciências sociais : a pesquisa qualitativa em educação / 1992 - ( Livros ) - Acervo 266TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 1992. 175 p. 127 ISBN 85-224-0273-6 Número de Chamada: 301.72 T841i 2 Bússola do escrever : desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações, A / 2002 ( Livros ) Acervo 39415 BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2002. 408 p. ISBN 8532802516 Número de Chamada: 001.4 B981 OBSERVAÇÕES:
A atividade prevê orientação individual e coletiva, a critério do orientador, podendo incluir sessôes integradas com o grupo de pesquisa, reunindo os orientandos de um mesmo orientador ou integrando vários orientadores com seus respectivos orientandos.
A atividade prevê orientação individual e coletiva, a critério do orientador, podendo incluir sessôes integradas com o grupo de pesquisa, reunindo os orientandos de um mesmo orientador ou integrando vários orientadores com seus orientandos.
A atividade prevê orientação individual e coletiva, a critério do orientador, podendo incluir sessôes integradas com o grupo de pesquisa, reunindo os orientandos de um mesmo orientador ou integrando vários orientadores com seus respectivos orientandos.
Temas, problemas e perspectivas da linha de pesquisa; questões de teoria e método em educação; modalidades e procedimentos de pesquisa em educação.
Temas, problemas e perspectivas da linha de pesquisa; questões de teoria e método em educação; modalidades e procedimentos de pesquisa em educação.
A atividade prevê orientação individual e coletiva, a critério do orientador, podendo incluir sessôes integradas com o grupo de pesquisa, reunindo os orientandos de um mesmo orientador ou integrando vários orientadores com seus respectivos orientandos.
Reflexão e análise das dissertações em construção e das pesquisas em desenvolvimento na linha.
Reflexão e análise das dissertações em construção e das pesquisas em desenvolvimento na linha.
A atividade prevê orientação individual e coletiva, a critério do orientador, podendo incluir sessôes integradas com o grupo de pesquisa, reunindo os orientandos de um mesmo orientador ou integrando vários orientadores com seus respectivos orientandos.
A atividade prevê orientação individual e coletiva, a critério do orientador, podendo incluir sessôes integradas com o grupo de pesquisa, reunindo os orientandos de um mesmo orientador ou integrando vários orientadores com seus respectivos orientandos.
A atividade prevê orientação individual e coletiva, a critério do orientador, podendo incluir sessôes integradas com o grupo de pesquisa, reunindo os orientandos de um mesmo orientador ou integrando vários orientadores com seus respectivos orientandos.
Aprofundamento das temáticas especificas vinculadas às pesquisas da linha de pesquisa. Reflexão, análise e finalização das dissertações.
Aprofundamento das temáticas especificas vinculadas às pesquisas da linha de pesquisa. Reflexão, análise e finalização das dissertações.
Aprofundamento das temáticas especificas vinculadas às pesquisas da linha de pesquisa. Reflexão, análise e finalização das dissertações.
Aprofundamento das temáticas especificas vinculadas às pesquisas da linha de pesquisa. Reflexão, análise e finalização das dissertações.