1. Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (GECAL/América do Sul)
Líder: Dra. Mareli Eliane Graupe
Vice-lider: Ma. Josilaine Antunes Pereira
O grupo de Pesquisa GECAL é relevante porque reúne pesquisador@s de diferentes países e Instituições de Ensino Superior na América do Sul em torno das temáticas Educação, Estudos de Gênero e Cidadania. Esse grupo possui como finalidade aumentar o impacto de suas pesquisas e com isso maior repercussão internacional e relevância nacional e local, atendendo as demandas de nossa sociedade. Com a realização de nossas pesquisas buscaremos articular o tripé Pesquisa, Ensino e Extensão na perspectiva da construção de uma universidade comprometida com a qualidade e com a luta contra as injustiças sociais na nossa sociedade.
O GECAL apresenta um caráter inter e transdisciplinar, proporcionando aos integrantes das linhas de pesquisa a capacidade de gerar conhecimentos de fronteira, com destaque a temas relevantes da atualidade, que permitam associar pesquisador@s com diferentes competências em propostas bem definidas e focadas, e levando em conta as atividades científicas que podem ser geradas como fruto dessa associação: publicações em revistas científicas, livros, formação de novas equipes, de recursos humanos nas próprias instituições envolvidas e geração de conhecimentos fundamentais para políticas públicas no campo da educação.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/39542
________________________________________________________
Gender, Education and Citizenship in Latin America (GECAL / South America)
Leader: Dra. Mareli Eliane Graupe
Vice-leader: Ma. Josilaine Antunes Pereira
The GECAL Research group is relevant because it brings together researchers from different countries and Higher Education Institutions in South America around the themes of Education, Gender Studies and Citizenship. This group aims to increase the impact of their research and, with that, greater international repercussion and national and local relevance, meeting the demands of our society. With the development of our research, we will seek to articulate the Research, Teaching and Extension tripod in the perspective of building a university committed to quality and the fight against social injustices in our society.
GECAL has an inter and transdisciplinary character, providing members research lines with the ability to generate frontier knowledge, with emphasis on relevant current issues, which allow researchers to be associated with different skills in well-defined and focused proposals, and taking into account the scientific activities that can be generated as a result of this association: publications in scientific journals, books, formation of new teams, human resources in the institutions involved and generation of fundamental knowledge for public policies in the field of education.
Líder: Dra. Josilaine Antunes Pereira
Vice-lider: Me. João Eduardo Branco de Melo
A relevância deste Grupo de Estudos em Educação e Desenvolvimento Territorial: políticas e práticas (GEDETER), reside no fato de reunir pesquisadores voltados para o desenvolvimento territorial de base local sustentável. Ao articular ensino, pesquisa e extensão contribui para a efetivação de uma Universidade socialmente relevante no cumprimento de sua identidade enquanto Instituição de Ensino Superior (IES) inserido na mesorregião mais empobrecida de Santa Catarina. O grupo tem uma abordagem interdisciplinar proporcionando aos integrantes das linhas de pesquisas a capacidade de gerar conhecimentos de fronteira com destaque para temas relevantes e relacionados com políticas públicas e práticas educativas focadas no desenvolvimento territorial. O GEDETER hospeda o Projeto EDUCAÇÃO, ECONOMIA SOLIDÁRIA E EMANCIPAÇÃO SOCIAL, materializado nas ações da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares evidenciados nas ações de ensino, pesquisa e extensão para a transformação da realidade.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/31919
________________________________________________________
Research Group on Education and Territorial Development: Policies and Practices - GEDETER
Leader: Dra. Josilaine Antunes Pereira
Vice-leader: Me. João Eduardo Branco de Melo
The relevance of this Study Group on Education and Territorial Development: policies and practices (GEDETER) lies in the fact that it brings together researchers focused on sustainable local-based territorial development. By articulating teaching, research and extension, this Group contributes to the realization of a socially relevant University in the fulfillment of its identity as a Higher Education Institution (HEI) inserted in the most impoverished mesoregion of Santa Catarina. The group has an interdisciplinary approach, providing the members of the lines of research with the ability to generate frontier knowledge, with emphasis on relevant themes and related to public policies and educational practices focused on territorial development. GEDETER hosts the EDUCATION, SOLIDARITY ECONOMY AND SOCIAL EMANCIPATION Project, materialized in the actions of the Technological Incubator of Popular Cooperatives evidenced in teaching, research and extension actions for the transformation of reality.
Líder: Dra. Lucia Ceccato de Lima
Vice-lider: Dra. Ana Emilia Siegloch
O Grupo Estadual de Estudos e Pesquisas em Ambiente, Educação e Saneamento - GEPES AMBIENS, objetiva pesquisar as relações do ser humano com o ambiente, tendo como espaço mediador a educação ambiental na perspectiva da melhoria da qualidade de vida em áreas de abrangência do Aquífero Guarani/ Serra Geral. O Grupo se propõe a discutir temas relacionados às Políticas Públicas, Ambientalização das Instituições e Gestão ambiental como fundamentos para a formação humana e consequente transformação social.
Trata-se de um espaço de formação que apresenta discussões consistentes por meio de produções científicas e dez dissertações de mestrado defendidas e sete em andamento nas diferentes linhas de pesquisas propostas pelo Grupo. Essa produção repercute em produções de artigos, capítulos de livros, participação e apresentação de trabalhos em eventos científicos. Atualmente articula-se a seis projetos de pesquisa, sendo dois financiados pelo CNPQ e um pela FAPESC e três pela UNIPLAC.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/16010
________________________________________________________
Study and Research Group on Environment, Education and Health - GEPES AMBIENS
Leader: Dr. Lucia Ceccato de Lima
Vice-leader: Dr. Ana Emilia Siegloch
The State Group for Studies and Research on Environment, Education and Sanitation - GEPES AMBIENS, aims to research the relationships between human beings and the environment, having as a mediator space the environmental education in the perspective of improving the quality of life in areas covered by the Guarani Aquifer / Serra Geral. The Group’s proposal is to discuss topics related to Public Policies, Environmentalization of Institutions and Environmental Management as foundations for human formation and consequential social transformation.
It is a training space that presents consistent discussions through scientific productions and ten defended master's dissertations and seven in progress in the different lines of research proposed by the Group. This production impacts on the production of articles, book chapters, participation and presentation of works at scientific events. Currently, the Group is linked to six research projects, two financed by CNPQ, one by FAPESC and three by UNIPLAC.
Líder: Dr. Rafael Araldi Vaz
Vice-lider: Dr. Jaime Farias Dresch
O "NuPEB: políticas, estéticas e diferenças", foi criado em 03/08/2017, com a denominação "Núcleo de Pesquisa em Educação Básica - NuPEB". A partir de 01/09/2022, foi reorganizado em uma única linha de pesquisa: "Estéticas da existência e teorias políticas da educação na escola contemporânea".
Sala 1244.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/269063 - Site do NuPEB - Facebook - Instagram
________________________________________________________
NuPEB: policies, aesthetics and differences
Leader: Dr. Rafael Araldi Vaz
Vice-leader: Dr. Jaime Farias Dresch
The "NuPEB: politicies, aesthetics and differences" was created on 08/03/2017, with the name "Nucleus for Research in Basic Education - NuPEB". As of 01/09/2022, it was reorganized into a single line of research: "Aesthetics of existence and political theories of education in contemporary school".
Líder: Dra. Lilia Aparecida Kanan
Vice-lider:
Compreender o termo saúde a partir de uma perspectiva integral representa buscar subsídios teóricos e epistemológicos numa multiplicidade de enfoques. A consolidação de novos processos de trabalho pautados na integralidade deve ser fruto do esforço de confluência dos muitos saberes, implicados no espaço singular de cada serviço e de cada instituição. A conceituação moderna de saúde, por natureza interdisciplinar, considera que o estado de saúde do indivíduo e das populações resulta de vários fatores intrinsecamente relacionados, que incluem condições adequadas de habitação, saneamento, alimentação e nutrição, trabalho e renda, acesso à educação e informação, infra-estrutura social, aliados a preservação do ambiente e à saúde coletiva. Nesta esteira, resta clara a importância de uma análise crítica sobre a interface entre trabalho, saúde, ambiente e sociedade.
https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1950107583281819
________________________________________________________
Líder: Dra. Madalena Pereira da Silva
Vice-lider: Ma. Sabrina Bet
O grupo reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento para o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares à aplicação de tecnologias digitais, sociais e sustentáveis que permeiam as áreas de Sistemas de Informação, Sistemas de Produção e Educação. Na área de Sistemas de Informação são desenvolvidas pesquisas científicas e tecnológicas para atender as demandas emergentes dos diferentes segmentos da sociedade contemporânea. Na área de Sistemas Produtivos, as pesquisas contribuem com ferramentas, métodos e/ou modelos para o aprimoramento de sistemas produtivos sustentáveis, além da criação de um observatório para o acompanhamento da situação do desenvolvimento regional Catarinense. E na área de Educação são desenvolvidas pesquisas para compreender como as tecnologias digitais e/ou sociais, integradas na perspectiva da transdisciplinaridade e do pensamento complexo, podem contribuir para a formação humana, ecossistemas de inovação e o desenvolvimento das cidades inteligentes.
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2663948072252798
________________________________________________________
Systems, Technologies and Education
Leader: Dra. Madalena Pereira da Silva
Vice-leader: Ma. Sabrina Bet
The group brings together researchers from different areas of knowledge for the development of interdisciplinary research on the application of digital, social and sustainable technologies, which permeate the areas of Information Systems, Production Systems and Education. In the Information Systems area, scientific and technological research is developed to meet the emerging demands of different segments of contemporary society. In the area of Productive Systems, the researchers contribute with tools, methods and / or models for the improvement of sustainable production systems, in addition to the creation of an observatory for monitoring the situation of Santa Catarina's regional development. And, in the Education area, researches are carried out to understand how digital and / or social technologies, integrated in the perspective of transdisciplinarity and complex thinking, can contribute to human formation, innovation ecosystems and the development of smart cities.
Líder: Profa. Dra. Naiara Gracia Tibola
Vice-lider: Prof. Dr.Juares da Silva Thiesen
Procura identificar e compreender as políticas públicas educacionais, educação profissional e técnica para o ensino médio e a formação de professores para a educação básica e superior. Contempla as políticas curriculares e estudos de currículos na perspectiva da educação básica e internacionalização.
Linha de Pesquisa: Políticas educacionais e formação de professores - Dra. Profa. Naiara
A linha de pesquisa tem por objetivo pesquisar questões relacionadas as políticas educacionais e formações de professores. As pesquisas contemplam discussões sobre as políticas para educação básica e superior; práticas educativas, trabalho e formação de professores e a educação profissional e técnica para o ensino médio, e as relações que se estabelecem entre educação e trabalho.
Linha de Pesquisa: Políticas Curriculares - Dr. Prof. Juares
Linha de pesquisa tem por objetivo pesquisar questões relacionadas com políticas curriculares e estudos de currículo. As pesquisas contemplam políticas de internacionalização dos currículos na Educação Básica brasileira: repercussões nas reformas em andamento. Currículos e formação interdisciplinar como demandas da sociedade contemporânea.
Líder: Dr. Jourdan Linder-Silva
Vice-lider: Dr. Jaime Farias Dresch
A Coletiva foi criada oficialmente como grupo de pesquisa em abril de 2024. Reúne estudantes de graduação, pós-graduação e docentes da UNIPLAC, com o objetivo de realizar atividades de pesquisa, extensão e cultura relacionadas aos interesses da comunidade LGBTQIAPN+. A Coletiva é um espaço aberto às pessoas que produzem conhecimentos na área da educação, a partir de seus lugares de fala, acolhendo a construção de epistemologias marginais, subalternas, indesejadas, rebeldes, dissonantes, desobedientes, abjetas que evidenciam questões como práticas antirracistas e de valorização das culturas negras e indígenas, educação inclusiva e exclusão, direitos das pessoas LGBTQIAPN+ e a desconstrução do discurso cishetero-endossexo no ambiente escolar. Compõe-se de duas linhas de pesquisa: a) Juventudes e Educação; b) Pedagogia das diferenças, Educação Infantil e Teoria Cuír/Queer na Educação.