Chinanews.com, 8 de janeiro. -Financiamento do terrorista. "
O anúncio declarou que as companhias de seguros pessoais e as companhias de seguros de propriedade devem implementar as diretrizes a partir da data de lançamento.Se for difícil implementar imediatamente, ele poderá enviar um pedido de extensão do Bureau de Inspeção da Comissão Reguladora de Seguros da China antes de 1º de março de 2015, explicando o motivo, mas não deve ser implementado antes de 31 de dezembro de 2015.
"Diretrizes para instituições de seguros lavagem de dinheiro e avaliação de riscos de financiamento de terror e diretrizes de gerenciamento de classificação de clientes" O conteúdo específico é o seguinte:
Capítulo 1 Princípios Gerais
Artigo 1 Para que, em um risco prático, os métodos de lavagem de dinheiro baseados em risco, orçem instituições de seguros para avaliar o risco de lavagem de dinheiro e financiamento terrorista (a seguir referido como lavagem de dinheiro), determinar razoavelmente o risco de lavagem de dinheiro e aprimorar Financiamento anti -lavagem de dinheiro e financiamento anti -terrorista (a seguir denominado trabalho de lavagem de dinheiro)) eficácia, de acordo com a "Lei Anti -Lavagem de Money da República Popular da China", "Diretrizes para lavagem de dinheiro institucional financeiro e lavagem de dinheiro e Avaliação de riscos de financiamento de terror e diretrizes de gerenciamento de classificação de clientes ", formular esta diretriz.
Artigo 2 O risco de lavagem de dinheiro nas instituições de seguros refere -se à incerteza dos produtos ou serviços fornecidos pelas instituições de seguros para lavagem de dinheiro e levar à perda de instituições de seguros. national lottery community fund
Artigo 3 As instituições de seguros devem seguir os seguintes princípios para realizar o gerenciamento de riscos de lavagem de dinheiro e gerenciamento de classificação de clientes:
(1) Princípios baseados em risco.As instituições de seguros devem formular políticas de controle de risco de lavagem de dinheiro ou metas de controle de risco para lavagem de dinheiro e formular processos correspondentes para lidar com riscos de lavagem de dinheiro de acordo com a política de controle ou objetivos de controle, incluindo a identificação de riscos, a avaliação de risco, formulando estratégias relevantes ou redução o risco de reconhecimento.As instituições de seguros devem tomar medidas de lavagem anti -dinheiro em áreas com maior risco de lavagem de dinheiro e adotar medidas simplificadas anti -lavagem de dinheiro em áreas com baixo risco de lavagem de dinheiro, para obter uma alocação efetiva de recursos anti -lavagem de dinheiro.
(2) Princípios de gerenciamento dinâmico.As instituições de seguros devem ajustar as políticas de gerenciamento de riscos e as medidas de controle de risco em tempo hábil, de acordo com as mudanças no nível de risco de lavagem de dinheiro e condições de risco do cliente, de acordo com as mudanças no nível de lavagem de dinheiro e as mudanças nas condições de risco do cliente.
(3) Princípios de confidencialidade.As instituições de seguros não devem vazar informações sobre o nível de risco do cliente para clientes ou outros terceiros que não têm nada a ver com a lavagem de dinheiro.
Artigo 4 Essas diretrizes são aplicáveis a companhias de seguros pessoais e companhias de seguro de propriedade para realizar a avaliação de riscos de lavagem de dinheiro e a divisão de nível de risco do cliente.As empresas de gerenciamento de ativos de seguros e empresas de resseguro podem realizar trabalhos relacionados com referência a este guia.
O método de avaliação de risco e o sistema de indicadores determinados por esta diretriz também podem ser usados nos intermediários de seguros para realizar investigações de devida diligência.
Capítulo 2 Sistema e método de índice de avaliação de risco
Seção Primeira Descrição
Artigo 5 De acordo com a fonte de risco, o risco de lavagem de dinheiro nas instituições de seguros pode ser dividido em riscos internos e riscos externos.O risco interno refere -se aos riscos dos riscos inerentes às instituições ou serviços de seguros, bem como aos riscos operacionais formados por brechas institucionais nos negócios, finanças e gerenciamento de pessoal.O risco externo refere -se ao risco formado pelos próprios atributos do cliente.As instituições de seguros devem identificar e avaliar de maneira abrangente os riscos.
Seção 2 Sistema de índice de avaliação de risco interno
Artigo 6 A avaliação de risco interna da lavagem de dinheiro se concentra nos riscos de produtos e nos riscos operacionais diretamente relacionados aos negócios de seguros, incluindo elementos como atributos do produto, processos de negócios e controle do sistema.As agências de seguros podem definir razoavelmente subdemas de elementos de risco em combinação com sua própria situação.
As instituições de seguros também podem avaliar a abrangência do mecanismo de controle interno de controle de lavagem de dinheiro da agência, identificação de risco de produto, arquitetura de gerenciamento de riscos de conformidade e danos à capacidade de reflexão.
Artigo 7 O elemento de atributo do produto examina principalmente a possibilidade de lavagem de dinheiro.
(1) Associação com investimento.Produtos de seguro, especialmente produtos de gerenciamento de patrimônio de investimento, quanto maior o grau de correlação com o investimento, maior a probabilidade de receber a atenção da lavagem de dinheiro. national lottery community fund
(2) o valor médio do prêmio por pedido.De um modo geral, quanto maior o valor médio do prêmio de produtos de seguro, maior o risco de lavagem de dinheiro.
(3) valor em dinheiro.Durante o mesmo período de seguro, quanto maior a taxa de valor em dinheiro das apólices de seguro, maior o risco de lavagem de dinheiro, como produtos de alto valor em dinheiro.
(4) A capacidade de lucrar com a política.Quanto maior a capacidade de lucrar com a política, maior o risco de lavagem de dinheiro.
(5) O grau de responsabilidade do seguro é difícil.Os produtos com dificuldade em pagar ou pagar são difíceis de atender, ou o risco de lavagem de dinheiro é relativamente pequeno;
(6) Se você pode adicionar prêmios arbitrariamente.Durante o período do seguro, produtos que podem ser excedentes em excesso, os fundos podem ser implantados livremente entre contas de proteção de risco e contas de investimento, e o risco de lavagem de dinheiro é relativamente grande; Fundos com fundos para fundos em contas.
(7) Razão de rendição da história e quantidade de rendição.Produtos de seguro com uma grande rendição e uma alta proporção de rendição, o risco de lavagem de dinheiro é relativamente grande.
(8) se existem transações relacionadas ao exterior.Existem produtos que têm transações relacionadas ao exterior. Moléculas de lavagem de dinheiro, e há um maior risco de lavagem de dinheiro.
Os produtos de seguro pessoal devem examinar todo o fator de risco acima, e os produtos de seguro de propriedade podem escolher alguns fatores de risco para inspeção.
Artigo 8 Os elementos do processo de negócios examinam principalmente se o design de subscrição, preservação, reivindicações etc. é razoável e se pode efetivamente impedir os riscos de lavagem de dinheiro.
(1) Se a verificação da identidade do cliente é válida e se as medidas de investigação de diligência são razoáveis.
(2) se o seguro de propriedade é verificado antes da subscrição do seguro de propriedade e se existe uma pesquisa de sobrevivência do seguro pessoal.
(3) Se o seguro pessoal tem o limite mais alto de seguro.
(4) Se o método de coleta de prêmios de seguro inclui dinheiro e se há um limite.
(5) se deve restringir os prêmios de pagamento da conta da terceira parte.
(6) Se deve verificar os motivos pelos quais o segurado se aplica a render ou alterar o segurado, o beneficiário, o número do certificado e a conta bancária.
(7) Se deve limitar o solicitante do empréstimo de seguro para o empréstimo de seguro é a pessoa segurada e a conta de empréstimo é a conta segurada original. national lottery community fund
(8) se deve restringir a rendição a uma conta da terceira parte.
(9) Se deve restringir o pagamento em dinheiro de empréstimos de rendição, seguro e seguros.
(10) se deve investigar, investigar ou determinar danos antes da compensação ou pagar pelos benefícios do seguro.
(11) Se existe uma vulnerabilidade para reivindicações rápidas ou políticas de pagamento.
(12) Se os fundos são pagos no exterior são regulamentos especiais.
Artigo 9 Os elementos de controle do sistema examinam principalmente se o sistema de negócios principal pode realizar a função de lavagem de dinheiro. O escopo da inspeção inclui, mas não se limita a:
(1) se as configurações fatoriais de clientes e políticas estão completas e se a retenção das informações de identidade do cliente atende aos requisitos regulatórios.
(2) Se as medidas de controle do sistema de negócios para a fonte e o fluxo de fundos são perfeitas e se as informações da conta bancária reflete a recebível de fundos.
(3) Se as medidas de gerenciamento e controle de fundos e destinatários em sistemas de negócios são perfeitos.
(4) Se as informações de política e aprovação no sistema de negócios podem exibir completamente o processo de transação.
(5) O alerta de risco de clientes de alto risco ou países ou regiões de alto risco é bom.
(6) Se os tipos e medidas de controle da lista negra e medidas de controle do sistema de negócios estão completas.
(7) Se as informações de risco podem ser efetivamente aprovadas, concentradas e compartilhadas efetivamente entre o departamento de negócios e o departamento de lavagem de dinheiro.
Seção 3 Sistema de índice de avaliação de risco externo
Artigo 10 Os elementos de risco externo de lavagem de dinheiro incluem risco do cliente, risco regional, risco comercial, riscos do setor (incluindo o ocupacional) e outros projetos.
O Artigo 11 Instituições de Seguros devem considerar de maneira abrangente vários aspectos dos antecedentes do cliente e atividades sociais e econômicas e medir a dificuldade da agência de realizar o trabalho de due diligence para seus clientes e avaliar os riscos do cliente.Os sub -itens de risco ao cliente incluem, entre outros,:
(1) Abertura das informações do cliente.
(2) Tipos de documentos de identidade ou documentos de identidade mantidos pelos clientes.
(3) o status financeiro, fontes de financiamento e a idade dos clientes de pessoas naturais.
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