ITCP-UNPLAC recebe Prêmio Odair Firmino, em Brasília

O V prêmio Odair Firmino de solidariedade, realizado pela Caritas Brasileira, foi entregue ao grupo de empreendimento de economia solidaria “Morenas do Divino”, projeto é incubado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

A entrega do prêmio aconteceu em Brasília, onde duas representantes do grupo foram para a cerimônia. A premiação visa estimular ações de grupos comunitários que atuam no fortalecimento da solidariedade e da esperança na construção da cultura da paz. Nessa edição o tema foi: A cultura da paz para a superação da violência.

As morenas do Divino começaram com um pequeno empreendimento no salão da igreja de Rio Rufino, onde fazem bolachas e pães. Hoje são mais de 10 mulheres e o ITCP apoia e ajuda a organizar este empreendimento.

Elas atendem a região de Urupema, Urubici e nas sextas-feiras vem para a feira na praça do terminal de Lages. O sonho das Morenas é ter um local apropriado para a produção e venda, visando ampliar o negócio e atender as exigências da vigilância sanitária.

ITCP

Constituída por projeto financiado com recursos liberados pelo CNPq e disponibiliza bolsas a professores e acadêmicos, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), da Universidade do Planalto Catarinense visa desenvolver a metodologia de incubação compreendida enquanto processo de formação, assessoria técnica e política, disseminação de tecnologia apropriada e de gestão voltadas à consolidação e conquista de condições necessárias para a autonomia organizacional e a viabilidade de Empreendimentos de Economia Solidária (EES) no território de abrangência e atuação da Universidade.

Este território abrange o município de Lages e Região da Serra Catarinense, um conjunto de 18 municípios que compõem a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).

Texto: Amanda Scopel/ Central de Notícias Uniplac (CNU) | Foto: Divulgação