Com o propósito de propiciar trocas de experiências e saberes das pesquisas realizadas nos cursos das licenciaturas, os cursos de Letras, Pedagogia e Música promoveram nos dias 21 e 22/10/2019 o VI seminário do PIBID, V Seminário do PROESDE/Licenciaturas e I Seminário do programa Residência Pedagógica.

No dia 21/10 tivemos a atração musical com Douglas Moraes, aluno do 4° Semestre do curso de Música, seguida da palestra intitulada "Profissão Docente: do mito heróico ao desafio da formação", com o Dr Filipi Vieira Amorim, pós-doutorando do Mestrado em Educação da UNIPLAC.

Na ocasião a Profa Madalena Pereira da Silva, Coordenadora dos Programas Institucionais PIBID e Residência Pedagógica explanou que os respectivos programas (financiados pela CAPES e em vigor até jan/2020) oportunizam a imersão dos alunos, desde o início de sua formação, a observação e reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Já, a profa Marileia Wolff Tubs, coordenadora do PROESDE Licenciaturas relatou que o programa (financiado pelo UNIEDU) objetiva promover a qualificação dos estudantes para intervir e contribuir na qualidade da educação básica.

No dia 22/10 ocorreram às apresentações de mais de 40 trabalhos científicos vinculados aos respectivos cursos sob a coordenação geral do Prof. Elson Rogério Bastos Pereira, Profa Marileia Wolff Tubs, Profa. Roseceli Martinhago Vieira e Profa. Madalena Pereira da Silva. Participaram do evento, aproximadamente 200 pessoas, incluindo professores e alunos de graduação e de pós-graduação da UNIPLAC e, professores das redes estaduais e municipais de ensino.

Os organizadores agradecem a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e ao UNIEDU (Programa de Bolsas Universitárias do Estado de Santa Catarina) pela concessão de bolsas de estudos.