UNIPLAC participa do Fórum para Estratégias Educacionais

A primeira edição do Fórum de Estratégias Educacionais realizado pela Acil (Associação Comercial e Industrial de Lages) através do seu Núcleo de Educação- NEDUC, reuniu diretores de Escolas Privadas e do Sistema Público de Ensino, Coordenadorias Regionais de Educação (CREA), gestores de Centros Acadêmicos e Universidades.

O encontro realizado na última quarta-feira (10), tratou do avanço na qualidade do ensino, tornando-a mais inclusiva e ética. Entre os principais temas a aplicação de novas práticas de ensino para o avanço da educação de Lages e região.

O evento contou ainda com a participação de palestrantes que trouxeram temas reflexivos para o setor. O professor Sergio Murilo Schütz abordou a defasagem do ensino com o assunto, “Os Desafios da Defasagem de Aprendizagem”, que tratou da discussão histórica dos processos de defasagem na educação, além do agravamento significativa trazido em função da pandemia.

O “Diálogo entre a Família com a Escola”, foi o destaque do palestrante Gabriel Lopes Rosa Feigel, que retratou reflexões sobre o atual momento da pandemia, ou o “pós-pandemia”; assim como os desafios do ensino em meio as relações educacionais entre pais, alunos e professores, objetivando métodos e práticas para potencializar o diálogo entre a família e a escola.

Além do foco na educação, o professor Claudino Gilz, elencou em sua fala tópicos para a “Sustentabilidade Social”, reforçando a atenção e a necessidade para ações conjuntas, práticas e significativas, tanto para a sustentabilidade social, ambiental, relacional e econômica, pois, segundo Claudino, apenas ações de sustentabilidade eficazes podem promover uma melhor qualidade de vida para a população da Serra Catarinense.

O professor e reitor da Uniplac (Universidade do Planalto Catarinense), Kaio Amarante reafirmou a importância do encontro para a inserção de novas estratégias. “O Fórum tratou de possibilidades e mudanças para a ensino na Serra Catarinense. Essa foi uma importante oportunidade de reunir os gestores da educação gerando conhecimento, troca de informações, enriquecimento da network e o fortalecimento da educação na região”.

Publicado em 16/11/2021.