Dia 18 de maio é alusivo ao Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O dia 18 de maio é alusivo ao Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei Nº 8069/90), traz tipificação das condutas criminosas, como a violência sexual, que é entendida como qualquer conduta que expõe a criança e ao adolescente constrangendo a praticar ou a presenciar uma conjunção carnal, ou ato libidinoso, podendo ser através de meio eletrônico ou não. Dividindo em três subgrupos: Abuso sexual; Exploração Sexual Comercial e Tráficos de Pessoas. A fim de promover a segurança, proteção e conscientização das crianças e adolescentes, é importante garantir o acesso ao conhecimento e reflexão acerca da violência sexual. Deste modo, a Acadêmica Marina Soares Pagani Pereira que realiza Estágio em Psicologia Social Comunitária no Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS III (Bairro Coral), sob supervisão local da Psicóloga Bruna Pietrowski Mendes CRP 12/10344 e orientação da Professora Aline Bernardi CRP 12/06683, realizou seu projeto de intervenção com título “Veja; Escute; Fale: Combate ao Abuso Infantil”. A acadêmica construiu um jogo interativo para crianças e adolescentes entre 11 a 14 anos, que consiste em perguntas e situações que vão refletir e informar sobre a temática de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. E para os professores e funcionários dos locais, foi confeccionado uma cartilha: Veja, Escute e Fale: combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, contendo informação acerca dos sinais que a criança ou adolescente que sofreu abuso sexual pode apresentar, de que forma acolher uma criança/adolescente, meios de denunciar o caso e a diferenciação da violência sexual, abuso sexual e exploração sexual. As atividades estão sendo desenvolvidas neste mês de Maio em três escolas e um CRAS que fazem parte do território de atendimento do CREAS III, sendo: EEB General Pinto Sombra; EEB Nossa Senhora do Rosário; EEB Godolfin Nunes de Souza e CRAS IV.