Atividade Integrativa de Arquitetura e Urbanismo - Uniplac

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniplac realizou, entre os dias 30 de maio e 03 de junho, a Semana de Atividade Integrativa de 2022/1. A Atividade voltou a acontecer de forma presencial após os dois anos de atividades remotas devido à pandemia.

A Atividade Integrativa tem como objetivo integrar os acadêmicos de todos os semestres do curso e juntos desenvolverem projetos arquitetônicos e urbanísticos de acordo com programas estabelecidos pelos professores.

Neste ano o programa estabelecido contemplou a própria Uniplac, onde as diferentes propostas buscaram ampliar as áreas de convivência junto à rua, próximo ao novo monumento da Instituição, tendo o objetivo de gerar novas configurações e usos para as vias e calçadas, além de criarem conexões entre o espaço público e o espaço privado da Universidade. Os trabalhos foram desenvolvidos em formato de pranchas e maquetes ao longo da semana e foram expostos no Centro de Convivência da Uniplac no dia 03 de junho, numa confraternização entre estudantes e professores.

Como fundamento para esta atividade considerou-se a importância de se pensar o que escreve o autor Jan Gehl, o qual define que oportunizar espaços adequados para caminhar e socializar são pré-requisitos indispensáveis para termos cidades vivas, seguras e sustentáveis. Sendo assim, a atividade proposta pelo curso de Arquitetura e Urbanismo cumpre sua função de associar a teoria e a prática além do seu papel extensionista, entregando como resultados diferentes ideias de melhorias urbanas que contemplariam tanto a universidade quanto a comunidade e a cidade.

Clique aqui e confira todas as fotos do evento.

Publicado em 07/06/2022