Livro do curso de Ciências da Religião é lançado oficialmente

No último sábado (6) foi formalizado o lançamento do Livro "Educação, Ciências da Religião e Lazer: Experiência pedagógica na formação de professores produzido pelos acadêmicos de Ciências da Religião da FURB/UNIPLAC coordenado pela professora doutora Cínthia Lopes da Silva, na época (2022) enquanto professora da UNIPLAC oportunizou aos alunos está experiência.

Em 2022 foi idealizado pelo conjunto citado acima a experiência da "Feira das Religiões" que serviu de base para edição do livro mencionado.

"somos gratos por essa parceria", colocou professora Cínthia.

Participaram do lançamento o coordenador do curso de Ciências da Religião aqui em Lages Carlos Bertaiolli,  o professor doutor Tarcisio Alfonso Wickert e acadêmicos do curso, autores.

Como foi a experiência da Feira das Religiões

​Um dos problemas da formação de professores é a falta de exemplos concretos de como é possível realizar ações pedagógicas na Educação Básica que sejam efetivas e transformadoras. No caso específico do curso de Ciências da Religião, o desafio é desenvolver ações que tratem de questões acerca de dogmas, rituais e crenças, de modo a valorizar a pluralidade religiosa e as diferenças entre os sujeitos acerca da religiosidade. Assim, foi planejada e realizada uma experiência pedagógica que teve a participação de estudantes do curso de Ciências da Religião oferecido pela parceria entre a Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) e a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Os estudantes propuseram um evento denominado “Feira das Religiões” que foi realizado na UNIPLAC, em 2022. Os resultados foram reflexões e registros que deram origem a este livro “Educação, Ciências da Religião e lazer: experiência pedagógica na formação de professores”. A Feira das Religiões foi realizada em uma sala de aula ampla e a partir de tendas, representando as religiões: judaísmo, batuque, espiritismo e cristianismo. O coletivo de autores que assinam o livro tem como intuito que a experiência pedagógica relatada e discutida possa ser um exemplo a ser aplicado nas escolas de Educação Básica, além de continuar no calendário universitário anual. Com isso, almeja-se contribuições ao campo da Educação e uma vida coletiva mais humana, digna e menos preconceituosa.

Acesso gratuito ao livro pelo endereço eletrônico: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/educacao-ciencias-da-religiao-e-lazer-experiencia-pedagogica-na-formacao-de-professores

Ou pelo endereço do site da Editora Atena: http://www.atenaeditora.com.br

por Marciano Corrêa / Cínthia Lopes     Fotos /Jary Carneiro Junior - Assessoria Comunicação Uniplac