Orquestra Jovem de Lages inicia com 96 alunos

A Orquestra Jovem de Lages (OJL) começou suas aulas com a participação de 96 alunos matriculados, 26 que já integravam a equipe e 70 novos estudantes. Os futuros musicistas e familiares tiveram a oportunidade de conhecer a metodologia, os instrumentos e o que vão estudar em uma experiência sensorial e imersiva, no Café da Tarde Musical, e estão com alta expectativa para as atividades na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC).

Mãe da Emily, 8 anos, estreante no projeto, Thaís Silva de Oliveira afirma que a filha está ansiosa. “Todo dia ela acorda e conta, faltam tantos dias para minha aula de violino. Eu estou empolgadíssima, fomos à reunião (Café da Tarde Musical) e ela achou o máximo”, afirma Thaís. Na expectativa de que a orquestra reflita em vários aspectos da vida da menina, Thaís complementa que Emily quer se apresentar em vários lugares. “Falei para ela batalhar e estudar bastante, quero ver o esforço dela e que isso faça bem à mente, onde ela encontre algo que gosta.”

Já “veterana” de 2022, a Karine Medeiros, mãe da jovem Luisa, 17 anos, diz que a integração entre alunos, família e comunidade proporcionada pelo Café da Tarde Musical mostra o papel fundamental da OJL na sociedade. “A orquestra transforma jovens em cidadãos mais sensíveis, preocupados com o coletivo, é uma engrenagem onde não existe individualidade, existe um conjunto, várias pessoas, vários instrumentos tocando em prol do bem maior. É um projeto muito bonito, para a sociedade, para a cidade.”

Prefeito de Lages, Juliano Polese, que prestigiou o Café da Tarde Musical, destacou o quanto a OJL colabora com o município, inserindo a juventude em uma atividade cultural e de formação. Anfitrião da OJL, o pró-reitor de Ensino da UNIPLAC, Alexandre Tripoli Venção, parabenizou a iniciativa, “um sonho da UNIPLAC que se torna realidade”.

O projeto da Orquestra Jovem de Lages é viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), através da Fundação Catarinense de Cultura, com o Patrocínio Master da HAVAN e apoio institucional da UNIPLAC.