Uma vitória da Vitória!

Vitória Pereira, de 27 anos, é graduada em Direito pela Uniplac. Até aí, essa informação seria como qualquer outra jovem que na universidade estuda e se forma. Mas o caso de Vitória é diferente. Deficiente visual desde o nascimento, Vitória nunca se abalou com a cegueira e dedicou-se com afinco ao sonho de ser Advogada. O sonho tornou-se realidade nesta quinta-feira (29), quando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Lages, fez a entrega de novas credenciais a cinco novos advogados. Entre eles estava Vitória.

Segundo o coordenador do curso de Direito da Uniplac, Gregory Guglielmin, Vitória foi uma aluna espetacular. “Ela é extremamente inteligente e dedicada. Todos os professores que conviveram com ela aprenderam muito sobre o verdadeiro significado de força de vontade.

Sempre muito educada e gentil ela provou que não existem barreiras quando se quer realizar um sonho, e hoje nesta cerimônia de entrega de credencial da OAB a Vitória realizou o seu”.

Desde que ingressou na Uniplac em 2015, Vitória foi acompanhada pela equipe do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico - PAAP. “Realizávamos a áudio descrição do seu material, como também o acompanhamento com a professora Rita de Braille. Um trabalho muito bem planejado  do PAAP em conjunto com o curso de Direito”, contou a Professora Suzana Duarte, coordenadora do PAAP.

“A Uniplac está feliz em hoje poder colher os frutos de ser uma universidade inclusiva. A vitória da Vitória é um orgulho para todos nós”, afirmou o Pró-reitor de Ensino Professor Alexandre Tripoli  Venção que fez questão de estar presente na solenidade.

Com um discurso em defesa a atenção às pessoas, foi Vitória quem falou em nome dos novos colegas advogados. “Devemos estar, sempre, incansavelmente, lutando pelos direitos das pessoas. Porque não são apenas causas, mas as vidas dessas pessoas. Que possamos seguir nossas carreiras com honestidade e ética, honrando o texto constitucional, sem nos esquecermos, jamais, do que juramos aqui, hoje.”

Solenidade Inclusiva

Durante a solenidade realizada na sede social da entidade, o presidente da OAB Lages Marco Antonio Souza Arruda destacou que Vitória é a primeira deficiente visual a receber uma credencial na Subseção de Lages e, por isso, o protocolo da solenidade foi pensado de maneira inclusiva. “É um dia histórico para a nossa gestão e para a nossa Subseção”, afirmou ele destacando que a OAB, tanto estadual quanto regional, tem uma comissão específica para trabalhar com as pessoas deficientes, além de projetos nesse sentido. E, na OAB SC, tem um núcleo que dá apoio e acompanha a carreira dessas pessoas.

A presidente da Seccional de Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, foi quem comandou a solenidade e deu as boas-vindas aos novos profissionais da advocacia catarinense. “O momento de entrega de credenciais é importante, sabemos que terão um futuro de muito sucesso, amor à profissão e comprometimento com a Justiça e a sociedade. Podem contar sempre com a nossa Ordem catarinense”, destacou.