Estudantes da Orquestra Jovem participam de Masterclass e Café Musical

Nos dias 07, 08 e 09 de julho foi realizado o 1º Masterclass de Aperfeiçoamento da Orquestra Jovem de Lages, projeto sociocultural de extensão da Uniplac.

Os estudantes da orquestra tiveram aulas em regime intensivo durante os três dias com professores convidados: Marco Antônio de Almeida Penna da Universidade Federal de Santa Maria, Michael Fragomeni Penna da Orquestra Jovem Recanto, Maestro e fundador da Toccare.Art, Leonardo Piermartiri da Universidade do Estado de Santa Catarina, Ana Paula Freire do Instituto Baccarelli de São Paulo e Gabriela Bock da Camerata Florianópolis.

“Os masterclasses objetivam motivar os estudantes e impulsionar o desenvolvimento técnico musical dos jovens músicos, além de oportunizar aos estudantes terem contato e conviver com esses profissionais durante o período do evento, ampliando suas perspectivas e horizontes”, explica o Professor André Chiomento, coordenador da Orquestra.

Seguindo a programação aconteceu no dia 8 de julho, o 2º Café da Tarde Musical, que teve além do Recital dos professores convidados para a Masterclass, a primeira apresentação do programa de Música de Câmara dos alunos avançados e a primeira apresentação da orquestra iniciante de 2023.

Segundo o Professor André a série de eventos intitulada “Café da Tarde Musical” pretende mostrar ao público o progresso dos estudantes. “O público acompanha o processo de formação do estudante, que a cada evento presencia a evolução obtida em relação ao evento anterior, os estudantes têm metas periódicas a serem cumpridas motivando-os e trazendo responsabilidades através do compromisso de entregar ao público as novas apresentações”, conclui.

O projeto Orquestra Jovem de Lages é viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura através da Fundação Catarinense de Cultura, com Patrocínio Master da empresa HAVAN e apoio da UNIPLAC.