Formação de docentes em debate no 18º Congresso de Integração de Licenciatura -COI

Está sendo realizada na Uniplac a 18ª edição do Congresso de Integração de Licenciaturas - COI, com a presença de estudantes e profissionais da área da educação. O evento tem por objetivo promover o debate sobre a formação docente e a valorização dos cursos de licenciatura. “Quando olhamos para a trajetória da Uniplac na formação de professores para a Serra Catarinense muito nos orgulhamos. Há 50 anos formamos professores nas áreas de Letras, Matemática e Pedagogia.

Há 25 anos professores de Educação Física, e há 20 na área de Música”, explica o Pró-reitor de Ensino Professor Alexandre Tripoli Venção. “Para mim essas datas e essa atuação da Uniplac é muito especial, sendo eu próprio egresso do curso de Matemática. Esse é o grande diferencial da nossa universidade, acreditar na formação de professores com qualidade. Seguimos acreditando e investindo nos cursos de licenciatura”, ressalta ele.

Programação Especial

A programação de abertura do 13º COI contou com a participação da Orquestra da Escola Municipal de Artes de São Joaquim, e a palestra "O direito à docência na educação básica: diálogo sobre autoria e autonomia na prática pedagógica", ministrada pela Doutora em Educação pela UFRGS, Professora Nilda Stecanela. No centro dos temas abordados estavam o desenvolvimento da educação básica, a importância do papel do professor e as possibilidades e desafios dos docentes, sobretudo após o período de pandemia.

Nesta terça-feira (01), acontecerá o 4º Seminário do Programa de Residência Pedagógica e o 10º Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), com o tema: “Possibilidades e desafios do cotidiano escolar da educação básica”.

O Professor Alexandre destaca que além do congresso e da roda de conversa, este dia 1º de Agosto será muito especial pois, será realizada a solenidade em homenagem aos 50 anos dos cursos de Letras, Matemática, Pedagogia, 25 anos do curso de Educação Física e 20 anos do curso de Música.”Será uma noite de reconhecimento a todos que fizeram e fazem parte desta grande e importante história da educação serrana, escrita por professores formados na nossa Uniplac”, conclui o Pró-reitor.

Para o encerramento do COI, nesta quarta-feira (02), os alunos participarão de uma roda de conversa e reflexões sobre "Possibilidades e desafios do cotidiano escolar da educação básica", e também, de painéis temáticos do 10º Seminário do Pibid e do 4º Seminário do Programa Residência Pedagógica.

Publicado em 01/08/2023.