X Seminário do PIBID - edição 2022

Nos dias 14 e 15/03/2024, aconteceu o X Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid – edição 2022.

Nesta edição, 48 estudantes das licenciaturas da Uniplac (Pedagogia, Letras e Matemática) foram beneficiados com bolsas da Capes, por um período de 18 meses, ocasião em que tiveram a oportunidade de desenvolver as atividades do Projeto nas EMEB’s: Mutirão, Nossa Senhora da Penha, Santa Helena e no CEIM: Suzete Conceição Soares Córdova.

No dia 14/03/2024, a Profa. Andressa Alano Alves proferiu fala sobre "as contribuições do PIBID na Formação Inicial e Continuada de Professores(as)".

O Seminário foi o momento da socialização das experiências vivenciadas pelos estudantes nos ambientes escolares.

De acordo com a Coordenadora Institucional do Pibid, Profa. Dra. Madalena Pereira da Silva, "o projeto foi executado com êxito, pois, além de contribuir à formação inicial, também contribuiu para a formação continuada dos professores supervisores que acompanharam as atividades dos estudantes nas escolas e Ceim acima citados".

A coordenadora destacou, ainda, que "os estudantes foram provocados e com o apoio dos Coordenadores de área (Profa. Arlene Aparecida Arruda e Prof. Carlos Eduardo Canani) e das supervisoras (Adriana Derossi, Karine Aparecida Murer, Rosimeri Ma. Rossete B. de Oliveira, Schayla Letyelle Costa Pissetti, Thatiana Daboit Arruda Sá, Vanessa Goulart Branco), criaram possibilidades às experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes inovadoras e interdisciplinares em busca da superação dos problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem da educação básica".

A Coordenadora Institucional e os Coordenadores de Área extendem os agradecimentos:

à Uniplac, pela cessão de recursos humanos e espaço físico para elaboração, execução e acompanhamento do Projeto do Pibid;

à Capes, pela concessão de bolsas de estudos à realização das atividades previstas no Projeto do Pibid;

à Secretaria Municipal da Edução de Lages -SC, diretoras e supervisoras por acolherem os estudantes para o desenvolvimento do Projeto do Pibid nas EMEB’s: Mutirão, Nossa Senhora da Penha, Santa Helena e no CEIM: Suzete Conceição Soares Córdova.

Publicado em 20/03/2024.