Uniplac Avança na Coleta de Dados de Raça/Etnia e Será Destaque no Encontro Nacional do INEP

Coleta de Dados e Políticas Públicas

A coleta de dados sobre raça/etnia dos alunos é essencial para a formulação de políticas públicas inclusivas, especialmente no que diz respeito às cotas raciais. Em um encontro nacional promovido pelo INEP em Brasília no ano passado, as instituições de ensino foram incentivadas a aprimorar suas práticas de coleta e autodeclaração desses dados.

Iniciativas da Uniplac

Após participar do encontro, Bianca Carsten de Pieri, representando a Uniplac, retornou com a missão de aprimorar a coleta de dados de raça/etnia na universidade. Entre as mudanças implementadas, destaca-se a obrigatoriedade do campo de declaração durante a matrícula. Agora, tanto para matrículas presenciais quanto online, a conclusão da matrícula depende da autodeclaração do aluno. Se o aluno não selecionar ou não declarar sua raça/etnia, a matrícula não é finalizada.

Bianca também coordenou um levantamento dos alunos veteranos que ainda não haviam declarado seus dados. A equipe entrou em contato com esses alunos por telefone e mensagens, solicitando a autodeclaração. Embora não tenha sido possível alcançar 100% de resposta, houve um aumento de 10% na taxa de declaração em comparação com o ano anterior.

Reconhecimento e Próximos Passos

O esforço da universidade para melhorar a coleta de dados foi reconhecido pelo INEP. O relato detalhando as ações e os resultados obtidos, preparado por Bianca, foi selecionado entre os quatro melhores do país. Como resultado, a Uniplac foi convidada a apresentar suas práticas e métodos no encontro nacional que ocorrerá nos dias 30 e 31 de outubro de 2024, no auditório do INEP em Brasília.

Para o censo de 2024, que será declarado em 2025, a universidade planeja retornar aos alunos que ainda não responderam e intensificar a comunicação para alcançar uma taxa de 100% de dados declarados.

Compromisso com a Inclusão

A Uniplac reafirma seu compromisso com a coleta precisa e inclusiva de dados de raça/etnia, entendendo a importância disso para a formulação de políticas públicas e a promoção de uma educação mais equitativa. O reconhecimento nacional reflete o trabalho diligente e o empenho da universidade em atender às diretrizes estabelecidas pelo INEP.

Publicado em 03/09/2024.