Serviço de notícias da China, 14 de março. , fax, janela cresce 20,2%.Entre eles, houve 17.403 milhões de reclamações e relataram 5,07 milhões;Apresente principalmente oito características principais:
1. As queixas de consumo cresceram rapidamente, e a questão do serviço pós -venda ainda é proeminente
Em 2023, o Departamento de Supervisão do Mercado Nacional aceitou um total de 17.403 milhões de reclamações, um aumento de 32,8%ano -em ano.Do ponto de vista das reclamações, após o serviço -Sales (40,21 milhões), questões de qualidade (36,17 milhões), questões de segurança alimentar (2,666 milhões), questões contratadas (1,462 milhão), concorrência imprópria (993.000) e outras questões são relativas 23,1%, 20,8%, 11,9%, 8,4%e 5,7%, respectivamente.Após o serviço de vendas, aumentou o aumento mais rápido, um aumento de 61,5%no ano, classificando -se em primeiro lugar no problema por dois anos consecutivos.Entre eles, o problema de "três pacotes" atingiu 2,261 milhões, representando 56,2%;Os problemas refletidos pelos consumidores estão concentrados principalmente em dificuldades na substituição do produto, atraso no tempo de entrega e manutenção gratuita de produtos durante o período de garantia. party poker reload bonus
2. A demanda por compras on -line continua a crescer, e o problema da transmissão e carga ao vivo ainda é proeminente
Em 2023, 12315 plataformas aceitaram 12.611 milhões de reclamações de compras on -line, representando 56,1%do total de queixas.Nos últimos anos, a escala de transmissão ao vivo e -Compromerce inaugurou o crescimento explosivo.A plataforma recebeu 337.000 reclamações por transmissões ao vivo, um aumento de 52,5%no ano -ano.Os problemas refletidos pelos consumidores estão concentrados principalmente nos produtos adquiridos nos produtos "três -sem nenhum", o desempenho dos produtos para exibir o produto é inconsistente com a sala de transmissão ao vivo e a dificuldade de reembolso e troca.
Terceiro, o surgimento de novo consumo, o aumento dos problemas de equipamentos inteligentes aumentou maior
Com o avanço da Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Comunicação 5G e outras tecnologias, os dispositivos inteligentes são constantemente atualizados e iterados.Vários tipos de dispositivos inteligentes vestíveis e casas inteligentes estão se tornando cada vez mais populares entre os consumidores, e as disputas relacionadas ao consumidor cresceram rapidamente.Em 2023, um total de 104.000 queixas de dispositivos inteligentes aceitaram a plataforma 12315 em todo o país, um aumento de 1,1 vezes o ano -em ano.Entre eles, relógios inteligentes (33.000 peças), as queixas do Smart Home (19.000) foram relatadas muitas queixas;Os consumidores relatam que o problema está concentrado principalmente nas dificuldades de serviço após as vendas, vazando as informações pessoais dos consumidores e a inconsistência da função real do produto. party poker reload bonus
4. Existem muitas armadilhas no formato, e os problemas no campo de serviço valem a pena prestar atenção a
Em 2023, foram relatadas uma queixa de 1,943 milhão de queixas na plataforma 12315 em todo o país, um aumento de 25,2%no ano de ano.Entre eles, os operadores usam cláusulas de formato de contrato para eliminar os direitos dos consumidores, os operadores usam cláusulas de formato de contrato para aumentar as responsabilidades do consumidor e o uso das cláusulas de formato de contrato pelos operadores para evitar suas próprias responsabilidades de 241.000, um aumento de 63,9%do ano.Do ponto de vista das categorias de serviços de commodities, houve 1,264 milhão de queixas de questões de contrato de serviço, um aumento de 32,8%no ano -ano, representando 65,1%do total de emissões do contrato.O consumo de serviço tem uma subjetividade mais forte.Em 2023, o mercado turístico extremamente popular veio frequentemente do círculo, e vários problemas de consumo também surgiram.A plataforma nacional de 12315 recebeu 138.000 reclamações, um aumento de 2,2 vezes o ano -ano -dos quais 25.000 contratos foram emitidos, representando 18,1%.Os problemas refletidos pelos consumidores estão concentrados principalmente no cenário de cláusulas irracionais nos comerciantes, resultando em reembolsos difíceis, não fornecendo bens ou serviços correspondentes de acordo com o contrato e exigindo que os consumidores paguem altos danos liquidados em uma cláusula de formato injusto.
5. Existem muitas rotinas enganosas, e os consumidores precisam proteger o direito de saber
Os consumidores entrarão em contato com várias informações de publicidade ao fazer compras, mas uma grande quantidade de informações sobre publicidade não é verdadeira e credível.Em 2023, a plataforma 12315 aceitou 1,443 milhão de reclamações e reclamações, um aumento de 1,7 vezes -em um ano.Do ponto de vista das categorias de serviços de commodities, há mais alimentos (296.000 peças), cosméticos (150.000) e itens domésticos (144.000) na categoria de queixas falsas de propaganda na categoria. Serviços (52.000 peças) e serviços de Internet (38.000 peças).Os problemas refletidos pelos consumidores estão concentrados principalmente nos efeitos dos efeitos fictícios dos comerciantes e vantagens exageradas do produto.
6. Novos veículos de energia aceleraram e popularizados, os relatórios de reclamações aumentaram ano após ano
Os novos veículos de energia do meu país estão em uma tendência de desenvolvimento de alta velocidade. um aumento 26,9 pontos percentuais.Ao mesmo tempo, o número de reclamações para receber um novo veículo de energia em 12315 plataformas em todo o país também aumentou ano a ano, de 18.000 em 2019 para 135.000 em 2023, um aumento de 6,5 vezes.Os problemas refletidos pelos consumidores estão concentrados principalmente na qualidade do carro novo, e o comerciante se recusa a cumprir a obrigação dos "três pacotes", o comerciante não entrega as mercadorias no momento do contrato, e o comerciante se recusa a executar o contrato segurado.
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O Departamento de Supervisão de Mercado estabeleceu um mecanismo on -line de solução de disputas de consumidores (ODR) para a construção da plataforma 12315 em todo o país e orienta os operadores a fornecer soluções on -line de resolução on -line através do departamento de supervisão de mercado da área sob a orientação e supervisão da supervisão de mercado Departamento na jurisdição.Os consumidores podem reclamar diretamente com as empresas da ODR ou reclamar com o departamento de supervisão de mercado.Para queixas recebidas diretamente através da plataforma, as empresas da ODR negociam e se reconciliam ativamente com os consumidores dentro de 10 dias úteis;Após vários anos de esforço, a influência do mecanismo de reconciliação de disputas on -line aumentou gradualmente e a qualidade da operação foi significativamente melhorada. .
8. O papel da publicidade de reclamação do consumidor mostra que a transparência do ambiente do consumidor é melhorada
Em setembro de 2023, a Administração Geral de Supervisão de Mercado emitiu as "Regras Interinas da Publicidade da Supervisão de Mercado e Informações sobre Reclamações da Administração"; "Exibição centralizada e publicidade unificada".Desde o lançamento oficial da plataforma publicitária, as visitas ao site atingiram mais de 2 milhões;Após a publicidade, a reclamação média do consumidor foi de 12,8 dias, que foi de 5,6 dias a partir do mesmo período do ano anterior. O efeito da inovação do sistema da reclamação de "redução da fonte" é totalmente liberado.
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