Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Tecnologias da Informação e Comunicação - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/2

 

CURSO

 

ESTRUTURA CURRICULAR

 

PROFESSOR

Madalena Pereira da Silva, Cristina Keiko Yamaguchi, Rodrigo Broering, Jaime Farias Dresch

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Tecnologias da Informação e Comunicação

0-17267

4

80

 

EMENTA

Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento.

 

OBJETIVO GERAL

Promover a alfabetização midiática e informacional em ambientes digitais durante formação no ensino superior.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Capacitar o graduando para utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem institucional. • Potencializar o uso de linguagens com ferramentas digitais. • Conhecer características de aprendizagem virtual em rede. • Desenvolver conhecimento colaborativamente.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Ambientação ao AVA Ensino superior e educação a distância
• Netiquetas
• Plágio

20

2

Informática básica
• Editoração e formatação de textos acadêmicos de acordo com as normas técnicas da ABNT
• Apresentações digitais
• Construção de mapas mentais
• Ferramentas, linguagens e formações culturais.

20

3

Comunidades de aprendizagem virtual
• Mudança de paradigma
• Aprendizagem em rede
• Universidades virtuais

20

4

Comunidades de aprendizagem virtual
• Mudança de paradigma
• Aprendizagem em rede
• Universidades virtuais

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

 

 

Estratégias:Fórum temático. Trabalho Individual. Trabalho em Grupo. Mapa mental.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Desenvolvimento das atividades conforme as orientações enunciadas.

HABILIDADES

Fluência no digital. Capacidade de assimilar novas tecnologias. Desenvolvimento de critérios para seleção de materiais disponíveis na rede.

ATITUDES

Valorização das informações e conhecimentos oriundos dos diversos ambientes digitais, respeito ao construir colaborativamente os materiais e responsabilidade ética nas suas postagens.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Fórum avaliativo

1

x

x

x

0.5

25/08/2024

 

 

Fórum avaliativo

2

x

x

x

0.5

08/09/2024

 

 

Fórum avaliativo

3

x

x

x

1.0

27/10/2024

 

 

Atividade avaliatvia

1

x

x

x

0.8

25/08/2024

x

22/09/2024

Atividade avaliativa

2

x

x

x

0.7

25/08/2024

x

22/09/2024

Atividade avaliativa

3

x

x

x

0.7

06/10/2024

x

10/11/2024

Atividade avaliativa

4

x

x

x

0.7

20/10/2024

x

10/11/2024

Avaliação final

1, 2, 3 e 4

x

x

x

5.1

22/11/2024

x

29/11/2024

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FAVA, Rui. Educação para o século XXII: a era do indivíduo digital. São Paulo: Saraiva, 2016. 1 recurso online. ISBN 978-85-472-0494-5.

2

GABRIEL, Martha. Educar: a (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788502204881.

3

TAJRA, Sanmya Feitosa. Desenvolvimento de projetos educacionais: mídias e tecnologias. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536522203.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FREIRE, Emerson; BATISTA, Sueli Soares dos Santos. Sociedade e tecnologia na era digital. São Paulo: Érica, 2014. 199 p. ISBN 9788536510064.

2

LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010. 203 p. (Coleção trans.). ISBN 85-85490-15-2.

3

MUNHOZ, Antonio Siemsen. Qualidade de ensino nas grandes salas de aula. São Paulo: Saraiva, 2016. 1 recurso online. ISBN 978-85-472-0097-8.

4

REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline França de. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais. 9. São Paulo: Atlas, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788522490455.

5

SANTOS, Vanice dos. Ágora digital: o cuidado de si no caminho do diálogo entre tutor e aluno em um ambiente de aprendizagem. Jundiaí: Paco editorial, 2013. ISBN 9788581482743.

obs:* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo.

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática