PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Ciências Contábeis |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Ciências Contábeis Par040/22 |
PROFESSOR |
Petterson Andrade Arruda |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Administração |
0-19257 |
2º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Teoria geral de Administração. Funções Administrativas. Estratégia Empresarial. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar aos estudantes do curso de Ciências Contábeis o contato com os principais elementos do pensamento administrativo, bem como despertar para a necessidade da gestão estratégica e de novas teorias na condução dos negócios. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Estudar as principais tendências do ambiente organizacional e da filosofia de administração. Estudar as habilidades necessárias a um administrador; - Estudar a evolução do pensamento administrativo; - Descrever as quatro funções básicas da administração: planejamento, organização, liderança e controle; - Conceituar e desenvolver um planejamento estratégico; - Definir e conceituar liderança; - Explicar as diferenças entre administradores e líderes; - Explicar as funções técnicas da administração, incluindo Recursos Humanos, Finanças, Marketing, Logística e Tecnologia de produção de bens e serviços. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1 Introdução à Administração; |
2 |
2 |
1.3As funções administrativas; |
4 |
3 |
2.Planejamento |
8 |
4 |
2.2 Ferramentas e técnicas de planejamento |
4 |
5 |
3 Organização |
2 |
6 |
3.2 Autoridade, delegação e descentralização. |
4 |
7 |
4 Direção |
4 |
8 |
4.2 Poder x autoridade; |
2 |
9 |
5 Controle |
2 |
10 |
4 |
|
|
TOTAL DE HORAS |
32 h |
|
Estratégias:AEX/ARM/ET/TG |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Textos produzidos, leitura e apresentações |
|||||||||||
HABILIDADES |
Habilidades/técnicas de gestão estratégica, comunicação verbal, escrita, leitura e reflexão. |
|||||||||||
ATITUDES |
Pontualidade, assiduidade e comprometimento |
|||||||||||
OUTRAS |
Diversas formas manifestação do aprendizado, principalmente na assimilação da teoria e sua interação com o prática. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 2 (Seminário Teorias da Administração) |
|
x |
x |
x |
3 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 3 (Seminário de Planejamento Estratégico) |
|
x |
|
x |
2 |
A definir |
x |
28/08/2023 |
||||
Avaliação 4 (Prova Escrita) |
|
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
04/12/2023 |
||||
Avaliação 5 (Participação e frequência) |
|
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação Integrativa |
1,2,3,4,5,6,7,8 |
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 5. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788597027525. |
|||||||||||
2 |
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Introdução à administração: teoria e prática. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2009. 402 p. |
|||||||||||
3 |
MOTTA, Paulo Roberto. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. 15.ed. Rio de Janeiro: Dist. Record De Serviços De Imprensa S.a., 2004. 255 p. ISBN 8501037869 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
Quinta disciplina |
|||||||||||
2 |
HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. 11.ed. São Paulo: Sextante, 2004. 139 p. ISBN 8575421026 |
|||||||||||
3 |
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 5.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2000. 546 p. 22993 ISBN 852242164 |
|||||||||||
4 |
ANDRADE, R. O B de., AMBONI, N. |
|||||||||||
5 |
OLIVEIRA, Djalma, |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |