PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
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PROFESSOR | Mareli Eliane Graupe, Josilaine Antunes Pereira, Rafael Araldi Vaz |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Cultura, Diferença e Cidadania | 0-17512 | 2º | 4 | 80 |
EMENTA |
Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender que as diferenças sociais, éticas e culturais no contexto social-histórico em que estão inseridas, são fundamentais para se alcançar a cidadania. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Reconhecer que as diferenças entre os indivíduos é o que os une, e estão inseridas na cultura que cada um vivencia. • Compreender a natureza e a cultura, respeitando a identidade e as diferenças. • Promover uma visão de atitudes e valores, que repensem o modelo de sociedade atual, buscando o exercício da cidadania. • Refletir o panorama dos direitos humanos no contexto atual, contemplando a sua evolução histórica e a globalização. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | 1. Abordagem | 20 |
2 | 2. Identidade Cultural | 20 |
3 | 3. Cidadania no Brasil | 19 |
4 | 4. Direitos humanos | 20 |
| TOTAL DE HORAS | 79 h |
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Estratégias:Fórum temático, Produção textual, Mapa mental, Tarefa. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Desenvolvimento das atividades conforme as orientações enunciadas. | ||||||||
HABILIDADES | Fluência no digital. Capacidade de assimilar novas tecnologias. Desenvolvimento de critérios para seleção de materiais disponíveis na rede. | ||||||||
ATITUDES | Valorização das informações e conhecimentos oriundos dos diversos ambientes digitais, respeito ao construir colaborativamente os materiais e responsabilidade ética nas suas postagens. | ||||||||
OUTRAS | . | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Fórum Avaliativo | 1 | x | x | x | 0.5 | 15/07/2024 |
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Atividade Avaliativa | 1 | x | x | x | 0.8 | 26/07/2024 | x | 06/09/2024 | |
Atividade Avaliativa | 2 | x | x | x | 0.7 | 09/08/2024 | x | 06/09/2024 | |
Fórum Avaliativo | 3 | x | x | x | 0.5 | 23/08/2024 |
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Fórum Avaliativo | 3 | x | x | x | 0.5 | 06/09/2024 |
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Atividade Avaliativa | 3 | x | x | x | 0.7 | 13/09/2024 | x | 01/11/2024 | |
Atividade Avaliativa | 4 | x | x | x | 0.7 | 04/10/2024 | x | 01/11/2024 | |
Fórum Avaliativo | 4 | x | x | x | 0.5 | 11/10/2024 |
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Avaliação Final | Todas | x | x | x | 5.1 | 18/11/2024 | x | 25/11/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. 9.ed. Campinas: Papirus, 2012. 111p. ISBN 978-85-308-0291-2. |
2 | CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 24. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. 254 p. ISBN 9788520005651. |
3 | DIAS, Jean Carlos; SIMÕES, Sandro Alex de Souza (coord.). Direito, políticas públicas e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Método, 2013. 1 recurso online. ISBN 978-85-309-4981-5. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | BRASIL; SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA; ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO. Plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2013. 103 p. ISBN 9788579940798. |
2 | DEUS, Zélia Amador de. Caminhos trilhados na luta antirracista. São Paulo: Autêntica, 2020. 1 recurso online. (Cultura negra e identidades). ISBN 9788551306710. |
3 | DIAS, Reinaldo; MATOS, Fernanda Costa de. Políticas públicas: principios, propósitos e processos. São Paulo: Atlas, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788522484478. |
4 | MOREIRA, Tales Willyan Fornazier. Serviço social e luta antirracista: contribuição das entidades da categoria no combate ao racismo. Belo Horizonte: Letramento, 2020. 166 p. ISBN 978-85-86025-55-2. |
5 | SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 133 p. ISBN 9788532624130. |
obs:* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. * Tarefa: construção de um texto ou dissertação em formato de arquivo ou on-line. * Glossário: criação de conceitos-significados sobre o conteúdo estudado. * Mapa mental: elaboração de um diagrama que conecta as informações em torno de um tema central. |
Para a atenticação do plano de ensino |