Uniplac - Graduação - Ciências Contábeis - Marketing Aplicado a Contabilidade - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Ciências Contábeis

ESTRUTURA CURRICULAR

Ciências Contábeis Par040/22

PROFESSOR

Petterson Andrade Arruda


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Marketing Aplicado a Contabilidade

0-19596

2

40


EMENTA

Que é Marketing. Conceitos e Definições. Marketing Aplicado à Contabilidade. Natureza e

Características de um Serviço. Os componentes da Administração de Serviços. O Serviço do

Ponto de Vista do Cliente. Produtividade e qualidade nos serviços. Projetando os sistemas de

entrega dos serviços. Recrutando e retendo funcionários para os serviços.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver a percepção global do aluno em relação ao marketing, proporcionando a visão sistêmica sobre planejamento de marketing e o composto mercadológico. Apresentar e discutir os conceitos de marketing e os instrumentos disponíveis para o desempenho das funções mercadológicas nas organizações contábeis.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Demonstrar como é aplicado o marketing nas organizações contábeis - Desenvolver um Planejamento estratégico de Marketing - Despertar a criatividade; - Estudar a evolução do pensamento estratégico de marketing; - Verificar como o processo de Gestão de serviços, pode torna-se uma vantagem competitiva.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1.Apresentação do professor e do plano de ensino
1.2 Marketing: , Marketing pessoal, desmistificando o marketing e o neuromarketing

2

2

2 Marketing: Contextualização, definições e conceitos
2.1 O composto de marketing

4

3

3 Planejamento Estratégico de Marketing/vendas
3.1Conceito de Planejamento Estratégico de Marketing
3.2 Conceito de Planejamento
3.3 Importância do Plano de Marketing
3.4 marketing na prática

8

4

4 Marketing de Serviços
4.1 Conceito de Serviços
4.2 Importância dos Serviços

4

5

5. Mix de Serviços
5.1 Características dos Serviços

2

6

6 Administração de Vendas
6 .1 Tipos de Clientes
6.2Processo de Vendas
6.3 Apresentação de vendas

4

7

7 Tratamento das Objeções
7.1 Fechamento
7.2 Serviços de pós-venda

4

8

8 Valor
8.1 Valor e Processo/produtividade
8.2 Relação entre valor e qualidade

2

9

9 Importância do Marketing Direto para a construção
de relacionamento com o cliente
9.1 Importância do Marketing Direto para as organizações contábeis

2

10

10 Marketing de Relacionamento e CRM
10.1 CRM e Sistemas de Informação

4

 

TOTAL DE HORAS

36 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Textos produzidos, leitura e apresentações

HABILIDADES

Habilidades/técnicas de gestão estratégica, comunicação verbal, escrita, leitura e reflexão.

ATITUDES

Pontualidade, assiduidade e comprometimento

OUTRAS

Visão sistêmica, criticidade e saber ouvir

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1,2,3,4,5,6,7,8,9

2

A definir

Avaliação 2 (Seminário de Inovação Canvas)

1,2,3

2

A definir

Avaliação 3 (Seminário de Planejamento Marketing/Plano de Negócios)

1,2,3,4,5,6

2

A definir

Avaliação 2 Prova escrita

1,2,3,4,5,6,7

2

A definir

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing. 2. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597020151.

2

ZEITHAML, Bitner e Gremler. Marketing de Serviços. 5ª.

3

PHILIP KOTLER. Marketing 3.0.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

LAS CASAS, A. P. Marketing de serviços. são paulo atlas 2012

2

ROCHA, Marcos (org.). Marketing estratégico. São Paulo: Saraiva, 2016. 1 recurso online. ISBN 978-85-02-63878-5.

3

KOTLER, Philip. Princípios de marketing. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999. 526 p. ISBN 85-216-1169-2.

4

marketing

5

LOVELOCK, Christopher; WIRTZ, Joshen. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados. 5.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 412 p. ISBN 8576050579

obs:

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