PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Ciências Contábeis |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Ciências Contábeis Par040/22 |
PROFESSOR |
Petterson Andrade Arruda |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Marketing Aplicado a Contabilidade |
0-19596 |
4º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Que é Marketing. Conceitos e Definições. Marketing Aplicado à Contabilidade. Natureza e Características de um Serviço. Os componentes da Administração de Serviços. O Serviço do Ponto de Vista do Cliente. Produtividade e qualidade nos serviços. Projetando os sistemas de entrega dos serviços. Recrutando e retendo funcionários para os serviços. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver a percepção global do aluno em relação ao marketing, proporcionando a visão sistêmica sobre planejamento de marketing e o composto mercadológico. Apresentar e discutir os conceitos de marketing e os instrumentos disponíveis para o desempenho das funções mercadológicas nas organizações contábeis. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Demonstrar como é aplicado o marketing nas organizações contábeis - Desenvolver um Planejamento estratégico de Marketing - Despertar a criatividade; - Estudar a evolução do pensamento estratégico de marketing; - Verificar como o processo de Gestão de serviços, pode torna-se uma vantagem competitiva. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1.Apresentação do professor e do plano de ensino |
2 |
2 |
2 Marketing: Contextualização, definições e conceitos |
4 |
3 |
3 Planejamento Estratégico de Marketing/vendas |
8 |
4 |
4 Marketing de Serviços |
4 |
5 |
5. Mix de Serviços |
2 |
6 |
6 Administração de Vendas |
4 |
7 |
7 Tratamento das Objeções |
4 |
8 |
8 Valor |
2 |
9 |
9 Importância do Marketing Direto para a construção |
2 |
10 |
10 Marketing de Relacionamento e CRM |
4 |
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TOTAL DE HORAS |
36 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Textos produzidos, leitura e apresentações |
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HABILIDADES |
Habilidades/técnicas de gestão estratégica, comunicação verbal, escrita, leitura e reflexão. |
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ATITUDES |
Pontualidade, assiduidade e comprometimento |
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OUTRAS |
Visão sistêmica, criticidade e saber ouvir |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
1,2,3,4,5,6,7,8,9 |
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|
2 |
A definir |
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Avaliação 2 (Seminário de Inovação Canvas) |
1,2,3 |
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2 |
A definir |
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Avaliação 3 (Seminário de Planejamento Marketing/Plano de Negócios) |
1,2,3,4,5,6 |
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|
2 |
A definir |
|
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||||
Avaliação 2 Prova escrita |
1,2,3,4,5,6,7 |
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2 |
A definir |
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|
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing. 2. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597020151. |
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2 |
ZEITHAML, Bitner e Gremler. Marketing de Serviços. 5ª. |
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3 |
PHILIP KOTLER. Marketing 3.0. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
LAS CASAS, A. P. Marketing de serviços. são paulo atlas 2012 |
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2 |
ROCHA, Marcos (org.). Marketing estratégico. São Paulo: Saraiva, 2016. 1 recurso online. ISBN 978-85-02-63878-5. |
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3 |
KOTLER, Philip. Princípios de marketing. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999. 526 p. ISBN 85-216-1169-2. |
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4 |
marketing |
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5 |
LOVELOCK, Christopher; WIRTZ, Joshen. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados. 5.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 412 p. ISBN 8576050579 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |