PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Ciências Contábeis |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Ciências Contábeis Par040/22 |
PROFESSOR |
Carlos Alberto Ostrowski |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Métodos Quantitativos |
0-19598 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Conceitos básicos. Séries estatísticas. Apresentação tabular e gráfica de séries. Medidas de tendência central, dispersão, assimetria e curtose. Probabilidade. Distribuições de probabilidade. Distribuição normal. Amostragem e estimação. Correlação e regressão. |
OBJETIVO GERAL |
Fornecer ao estudante conhecimentos básicos sobre a sistematização de dados numéricos e nas estimativas de parâmetros estatísticos como ferramenta para o tratamento, análise e interpretação de dados de caráter quantitativo, útil no apoio ao gerenciamento da tecnologia da informação e de suporte à tomada de decisão na área da contabilidade |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Conhecer os métodos empregados em Estatística, bem como situá-la no campo da Ciência; 2. Identificar as formas de apresentação dos dados e utilizá-los de forma adequada; 3. Conhecer o significado e a utilização das medidas de Estatística Descritiva; 4. Exercitar as técnicas de cálculo de probabilidade; 5. Possibilitar o uso de técnicas de amostragem e estimação de parâmetros; 6. Efetuar e interpretar resultados de análise de regressão e correlação linear; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1.INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA: CONCEITOS BÁSICOS |
8 |
2 |
FORMA TABULAR E GRÁFICA |
8 |
3 |
DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS |
10 |
4 |
MEDIDAS DESCRITIVAS |
30 |
5 |
.CORRELAÇÃO E REGRESSÃO |
16 |
6 |
Estudo da probabilidade - definições |
12 |
undefined |
|
|
|
TOTAL DE HORAS |
84 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações |
|||||||||||
HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações |
|||||||||||
ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, e pontualidade as aulas, respeito aos colegas e professores. Interação e compromisso no trabalho de equipe |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação em eventos científicos do curso e da universidade. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 1 |
1,2 e 3 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2 |
4 e 5 |
|
|
|
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 3 |
5 e 6 |
|
|
|
3.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação integrativa |
|
|
|
|
|
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
VIEIRA, Sonia. Elementos de estatística. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 145 p. ISBN 978-85-224-6586-6. |
|||||||||||
2 |
CRESPO, Antonio Arnot. Estatística fácil. 18. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2002. 224 p. ISBN 8502020560 |
|||||||||||
3 |
ARA, Amilton Braio; MUSETTI, Ana Villares; SCHNEIDERMAN, Boris. Introdução à estatística. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 2003. 152 p. ISBN 852120320-9 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
TRIOLA, Mario F. Introdução à estatística. 12. Rio de Janeiro: LTC, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788521634256 |
|||||||||||
2 |
MORETTIN, Pedro A.; BUSSAB, Wilton de Oliveira. Estatística básica. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2006. 526 p. ISBN 8502034979. |
|||||||||||
3 |
MARTINS, Gilberto de Andrade; DOMINGUES, Osmar. Estatística geral e aplicada. 6. São Paulo: Atlas, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788597012682. |
|||||||||||
4 |
SMAILES, Joanne; MCGRANE, Angela. Estatística aplicada à administração com excel. São Paulo: Atlas, 2006. 321 p. ISBN 8522430500. |
|||||||||||
5 |
moretin |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |