PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Design de Interiores |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Design de Interiores Par058/22 |
PROFESSOR |
Felipe da Silva Muniz |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Computação Gráfica I |
0-19362 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Representação digital de projetos. Desenho técnico aplicado ao projeto de design de interiores baseado nas normas de representação utilizando desenho assistido por computador. Introdução a representação em três dimensões. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver a capacidade de representação digital por meio da utilização de diferentes softwares, proporcionando conhecimento, técnica e pratica necessárias para uso e aplicação nas atividades de estudo, concepção, elaboração e edição de projetos de design de interiores. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Desenvolver aptidão para a correta utilização das ferramentas de representação; - Promover o aprimoramento das técnicas de construção e interpretação de projetos de design de interiores com o auxílio de computadores; - Simular situações relacionadas ao desenvolvimento de projetos; - Utilizar os softwares no desenvolvimento de projetos de forma interdisciplinar otimizando o trabalho acadêmico; - Preparar o discente para as atividades a serem desempenhadas posteriormente pelo mesmo no mercado de trabalho. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
- Apresentação do plano de ensino da disciplina, procedimentos e formas de avaliação, encaminhamentos relativos ao andamento da disciplina. |
4 |
2 |
- Iniciação a utilização do software: abrir, salvar, formatos de arquivo, tela gráfica, utilização de ícones da tela gráfica, localização de ferramentas, formas de seleção, utilização do mouse, inserção de medidas. |
8 |
3 |
- Iniciação ao projeto de interiores através da utilização do software. |
18 |
4 |
Graficação: - Dimensionamento: estilos de cota de acordo com as normas Abnt, ferramentas de cotagem, uso correto das cotas. - Textos: estilos de texto, utilização, normas ABNT relativas ao assunto |
14 |
5 |
Iniciação do desenho em 3D |
12 |
6 |
Trabalho individual interdisciplinar. |
24 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais as Atividades Práticas Extraclasse através de trabalhos individuais/grupo. |
Estratégias:AEX/LAB/ARM/APE/TI |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
A avaliação dos conhecimentos será feita através de trabalhos individuais sob orientação e acompanhamento do professor e avaliações práticas. |
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HABILIDADES |
A avaliação das habilidades será feita através do acompanhamento dos trabalhos práticos e avaliações baseadas na capacidade do acadêmico de dominar e resolver as situações necessárias ao desenvolvimento do projeto |
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ATITUDES |
Como critérios de avaliação de atitudes serão considerados: - Frequência às aulas; - Relacionamento com os colegas e professor; - Cumprimento de prazos na entrega dos trabalhos; - Envolvimento do acadêmico nas atividades propostas. |
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OUTRAS |
Proatividade, interesse e desenvolvimento |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação 01 |
1,2 e 3 |
x |
x |
|
1.0 |
19/08/2024 |
x |
02/09/2024 |
||||
Avaliação 2 |
3 |
x |
x |
x |
2.0 |
16/09/2024 |
x |
07/10/2024 |
||||
Avaliação 03 |
3 e 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
28/10/2024 |
x |
11/11/2024 |
||||
Avaliação 04 |
2 a 6 |
x |
x |
x |
3.0 |
25/11/2024 |
|
|
||||
Desenvolvimento |
Todas |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
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Avaliação Integrativa |
|
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CAMPOS NETTO, Claudia. Autocad 2019 2019 para Windows. São Paulo: Erica, 2019. 1 recurso online. (Estudo dirigido). ISBN 9788536530840. |
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2 |
CAMPOS NETTO, Claudia. Desenho arquitetônico e design de interiores. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536519678. |
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3 |
SILVA, Arlindo; RIBEIRO, Carlos Tavares; DIAS, João .; SOUSA, Luís. Desenho técnico moderno. 4.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. 475 p. ISBN 9788521615224. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ABRANTES, José; FILGUEIRAS FILHO, Carleones Amarante. Desenho técnico básico: teoria e prática. Rio de Janeiro: LTC, 2018. 1 recurso online. (Educação profissional). ISBN 9788521635741. |
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2 |
GIBBS, Jenny. Design de interiores: guia útil para estudantes e profissionais. São Paulo: Gustavo Gili, 2015. ISBN 9788425223587 |
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3 |
HIGGINS, Ian. Planejar espaços para o design de interiores. São Paulo: GG, 2015. 171p. ISBN 9788584520084 |
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4 |
PANERO, Julius; ZELNIK, Martin. Dimensionamento humano para espaços interiores: um livro de consultas e referência para projetos. São Paulo: GG, 2011. 304p. |
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5 |
CAVASSANI, Glauber. SketchUp PRO 2016: ensino prático e didático. 1. São Paulo: Erica, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788536524986. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |