Uniplac - Graduação - Design de Interiores - Conforto Ambiental - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Design de Interiores

ESTRUTURA CURRICULAR

Tecnologia em Design de Interiores Par058/22

PROFESSOR

Kareenn Cristina Zanela Diener


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Conforto Ambiental

0-19361

2

40


EMENTA

Percepção e análise dos fatores de iluminação natural e artificial; noções de acústica. Elementos de climatização e eficiência energética com vistas ao Design de Interiores.


OBJETIVO GERAL

Introduzir as necessidades de conforto ambiental e eficiência energética, relacionadas ao espaço interno aplicada ao designer de interiores, considerando no conjunto os fatores ambientais, sensações, comportamento humano, para a análise dos aspectos climáticos, acústicos, visuais e psicológicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1 - Conceituar Conforto Ambiental e exemplificar casos aplicados no planejamento de espaços internos ocupados pelo homem. Para assegurar a função que se pretende, seja trabalho, lazer ou habitação. 2 - Introduzir os condicionantes ambientais referentes à climatização tanto natural como artificial. 3 - Conceituar Conforto Visual levando em conta aspectos da Luz, calor, proporção e ritmo. 4 – Compreender conceitos e premissas de eficiência energética, conforto térmico, climatização e automatização de ambientes


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação do plano de ensino da disciplina, discussão e
encaminhamentos relativos a prazos, horários e metodologia utilizada na condução da disciplina durante o semestre. Encaminhamentos diversos.
Introdução ao conforto ambiental por meio de fundamentação teórica
apresentando conceitos básicos e aplicabilidade.
Exemplos - Noções de conforto térmico, acústico, visual, psicológico.
- Análise de ambientes que apliquem o conforto ambiental e sua importância, ilustrando situações de conforto.

4

2

Conceituação de conforto térmico e eficiência energética
- Trocas de calor entre o homem e o ambiente;
- Exemplos de conforto térmico em interiores;
- Orientação solar e a disposição dos ambientes internos;
- Situações de conforto térmico e suas variantes;
- Ventilação dos ambientes e aspectos de conforto.

16

3

Conceituação de conforto acústico:
- Fontes sonoras e características de som;
- Níveis de ruídos nos ambientes internos, sua proteção e controle.
- A influência das fontes sonoras na área habitacional, de trabalho e de lazer.
- Materiais isolantes e especificações para ambientes internos

6

4

Conceito de conforto visual:
- O Sentido da visão e a importância da organização espacial do ambiente através dos aspectos de conforto visual
- Análise do conforto visual em ambientes residenciais e comerciais -
Elementos que compõem a percepção visual. Proporção, harmonia, escala, equilíbrio, unidade e variedade, ênfase e ritmo. Análise de ambientes.

8

5

Conceituação de conforto psicológico:
- Percepção e sensação do homem resultantes na interação com os elementos e objetos dos ambientes internos

6

 

TOTAL DE HORAS

40 h

-


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compreensão dos diferentes fatores que tem influência direta ou indireta no conforto ambiental. Conhecer a correta utilização e aplicação dos meios de análise de conforto térmico, lumínico e acústico, bem como a ergonomia, materiais e estratégias ligadas ao conforto ambiental. Apropriação de conceitos e potenciais compositivos ligados ao design de interiores

HABILIDADES

Aquisição de conhecimento técnico / tecnológico dos elementos ligados ao conforto ambiental. Desenvolvimento individual, evolução e qualificação do conhecimento e das habilidades do acadêmico em dominar e resolver as situações necessárias ao desenvolvimento do projeto com vistas ao conforto ambiental. Comunicação e expressão através do processo e do resultado. Coerência entre intenções, comprometimento formal e as soluções apresentadas.

ATITUDES

Atendimento aos enunciados e agilidade nas respostas; Presença, Interesse, Iniciativa, Participação, Envolvimento, Persistência; Acompanhamento e assessoramento: nas aulas expositivas, exercícios, estudos, trabalhos em grupo e individuais, e nas demais atividades, no laboratório, painéis e apresentações.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01

01 e 02

x

x

x

3

A definir

x

A definir

Avaliação 01

03 e 04

x

x

x

3

A definir

x

A definir

Avaliação 03

Todas

x

x

x

3

A definir

Integrativa

Todas

1

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FROTA, Anésia Barros; SCHIFFER, Sueli Ramos. Manual de conforto térmico. 8.ed. São Paulo: Studio Nobel, 2003. 243p. ISBN 9788585445393

2

BISTAFA, Sylvio R. Acústica aplicada ao controle do ruído. 2.ed.rev. São Paulo: Blucher, 2011. 377p. ISBN 9788521205814

3

ROAF, Sue; FUENTES, Manuel; THOMAS, Stephanie. Ecohouse: a casa ambientalmente sustentável. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. 488p. ISBN 9788577803613


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

OKAMOTO, Jun. Percepção ambiental e comportamento: visão holística da percepção ambiental na arquitetura e na comunicação. São Paulo: Editora Mackenzie, 2002. 261 p. ISBN 858773909-3

2

COSTA, Ennio Cruz da. Arquitetura ecológica: condicionamento térmico natural. São Paulo: Blucher, 1982. 1 recurso online. ISBN 9788521214205.

3

MASCARO, Lucia Elvira Alicia Raffo. Ambiência Urbana - Urban Environment. +4 2004 ISBN 8524105178

4

GURGEL, Miriam. Projetando espaços: design de interiores. 4.ed. São Paulo: Editora Senac, 2012. 224 p. ISBN 8573594500

5

IAN HIGGINS. Planejar espaços para o design de interiores. Gustavo Gili 2015 ISBN 9788584520084

6

MOXON, Siân. Sustentabilidade no design de interiores. Amadora: Gustavo Gili, 2010. 192p. ISBN 9788425224836

obs:

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