Uniplac - Graduação - Design de Interiores - Práticas Extensionistas I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Design de Interiores

ESTRUTURA CURRICULAR

Tecnologia em Design de Interiores Par058/22

PROFESSOR

Felipe da Silva Muniz


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Extensionistas I

0-19366

4

80


EMENTA

Princípios da extensão universitária. Função acadêmica e social. Práticas extensionistas

integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Compreeender o conceito de extensão universitária desenvolvendo atividades e projetos de forma a envolver a sociedade, criando condições para a difusão do conhecimento acadêmico de forma integradora, articulada e multidisciplinar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender a função e responsabilidade social da Universidade e particularmente da Extensão Universitária; - Discutir o significado da Extensão Universitária em uma perspectiva articuladora com o Ensino e a Pesquisa, assim como suas implicações no processo de formação acadêmico-profissional e de transformação social; - Divulgar o conhecimento científico produzido às comunidades acadêmicas e grupos sociais. - Entender as possibilidades para o desenvolvimento social do Design de Interiores.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação do plano de ensino e encaminhamentos relativos a disciplina.
Princípios da extensão universitária.

4

2

Áreas da extensão universitária.
Concepções e tendências da extensão universitária.
Função acadêmica e social da extensão universitária junto a comunidade.

4

3

Desenvolvimento de atividades de extensão

72

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais as Atividades Práticas Extraclasse através de trabalhos individuais/grupo.


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; EC – Estudo de Caso; LAB – Aula em Laboratório; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas;


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compreensão do processo de construção do projeto extensionista através da apropriação dos conhecimento adquiridos, aplicando-os no atendimento as necessidades das pessoas e dos ambientes a serem desenvolvidos.

HABILIDADES

Desenvolvimento individual, evolução no atendimento as necessidades do projeto, aptidão a resolução de problemas. Capacidade de expressão e comunicação de ideias de forma clara e objetiva. Coerência entre as soluções apresentadas e a capacidade de implementação.

ATITUDES

Atendimento aos enunciados e agilidade na proposição de soluções; Presença, interesse, iniciativa, participação, envolvimento e persistência; Acompanhamento e assessoramento: nas aulas, exercícios, trabalhos e demais atividades. Cumprimento de prazos para a entrega das atividades.

OUTRAS

-

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 1

1 a 3

x

x

x

1.5

06/09/2024

x

26/09/2024

Avaliação 2

3

x

x

x

2.5

04/10/2024

x

25/10/2024

Avaliação 3

Todas

x

x

x

4

15/11/2024

x

29/11/2024

Avaliação de Desenvolvimento

Todas

x

x

x

1.0

06/12/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Educação superior: construindo a extensão universitária nas IES particulares. São Paulo: Xamã Vm Editora E Gráfica Ltda, 2007. 77 p. ISBN 9788575870785

2

POZZOBON, Maria Elizete; BUSATO, Maria Assunta. Extensão universitária: reflexão e ação. Chapecó: Argos, 2009. 173 p.

3

SERVA, Fernanda Mesquita. A extensão universitária e sua curricularização. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2023. 192 p. ISBN 978-85-519-2383-2.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de projetos de extensão universitária. São Paulo: Avercamp, 2008. 115 p. ISBN 9788589311403.

2

CALDERON, Adolfo Ignacio; SAMPAIO, Helena. Experiências universitárias: Experiências solidárias. 2.ed. São Paulo: Olho Dágua, 2001. 149 p. ISBN 858542873-2

3

ARRUDA, Amilton J. V (org.). Design & inovação social. São Paulo: Blucher, 2017. 1 recurso online. (Design contexto, 2). ISBN 9788580392647.

4

ULBRICHT, Vania Ribas; FADEL, Luciane Maria; BATISTA, Claudia Regina. Design para acessibilidade e inclusão. São Paulo: Blucher, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788580393040.

5

REMORINI, Silvana Laiz; SOUZA, Dulce América de; BARBOSA, Marilia Pereira de Ardovino. Projetos de interiores especiais. Porto Alegre: SAGAH, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788595029095.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática