PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Design de Interiores |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Design de Interiores Par058/22 |
PROFESSOR |
Felipe da Silva Muniz |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas I |
0-19366 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Princípios da extensão universitária. Função acadêmica e social. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Compreeender o conceito de extensão universitária desenvolvendo atividades e projetos de forma a envolver a sociedade, criando condições para a difusão do conhecimento acadêmico de forma integradora, articulada e multidisciplinar. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender a função e responsabilidade social da Universidade e particularmente da Extensão Universitária; - Discutir o significado da Extensão Universitária em uma perspectiva articuladora com o Ensino e a Pesquisa, assim como suas implicações no processo de formação acadêmico-profissional e de transformação social; - Divulgar o conhecimento científico produzido às comunidades acadêmicas e grupos sociais. - Entender as possibilidades para o desenvolvimento social do Design de Interiores. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do plano de ensino e encaminhamentos relativos a disciplina. |
4 |
2 |
Áreas da extensão universitária. |
4 |
3 |
Desenvolvimento de atividades de extensão |
72 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais as Atividades Práticas Extraclasse através de trabalhos individuais/grupo. |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; EC – Estudo de Caso; LAB – Aula em Laboratório; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Compreensão do processo de construção do projeto extensionista através da apropriação dos conhecimento adquiridos, aplicando-os no atendimento as necessidades das pessoas e dos ambientes a serem desenvolvidos. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Desenvolvimento individual, evolução no atendimento as necessidades do projeto, aptidão a resolução de problemas. Capacidade de expressão e comunicação de ideias de forma clara e objetiva. Coerência entre as soluções apresentadas e a capacidade de implementação. |
|||||||||||
ATITUDES |
Atendimento aos enunciados e agilidade na proposição de soluções; Presença, interesse, iniciativa, participação, envolvimento e persistência; Acompanhamento e assessoramento: nas aulas, exercícios, trabalhos e demais atividades. Cumprimento de prazos para a entrega das atividades. |
|||||||||||
OUTRAS |
- |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 1 |
1 a 3 |
x |
x |
x |
1.5 |
06/09/2024 |
x |
26/09/2024 |
||||
Avaliação 2 |
3 |
x |
x |
x |
2.5 |
04/10/2024 |
x |
25/10/2024 |
||||
Avaliação 3 |
Todas |
x |
x |
x |
4 |
15/11/2024 |
x |
29/11/2024 |
||||
Avaliação de Desenvolvimento |
Todas |
x |
x |
x |
1.0 |
06/12/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Educação superior: construindo a extensão universitária nas IES particulares. São Paulo: Xamã Vm Editora E Gráfica Ltda, 2007. 77 p. ISBN 9788575870785 |
|||||||||||
2 |
POZZOBON, Maria Elizete; BUSATO, Maria Assunta. Extensão universitária: reflexão e ação. Chapecó: Argos, 2009. 173 p. |
|||||||||||
3 |
SERVA, Fernanda Mesquita. A extensão universitária e sua curricularização. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2023. 192 p. ISBN 978-85-519-2383-2. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de projetos de extensão universitária. São Paulo: Avercamp, 2008. 115 p. ISBN 9788589311403. |
|||||||||||
2 |
CALDERON, Adolfo Ignacio; SAMPAIO, Helena. Experiências universitárias: Experiências solidárias. 2.ed. São Paulo: Olho Dágua, 2001. 149 p. ISBN 858542873-2 |
|||||||||||
3 |
ARRUDA, Amilton J. V (org.). Design & inovação social. São Paulo: Blucher, 2017. 1 recurso online. (Design contexto, 2). ISBN 9788580392647. |
|||||||||||
4 |
ULBRICHT, Vania Ribas; FADEL, Luciane Maria; BATISTA, Claudia Regina. Design para acessibilidade e inclusão. São Paulo: Blucher, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788580393040. |
|||||||||||
5 |
REMORINI, Silvana Laiz; SOUZA, Dulce América de; BARBOSA, Marilia Pereira de Ardovino. Projetos de interiores especiais. Porto Alegre: SAGAH, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788595029095. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |