Uniplac - Graduação - Design de Interiores - Projeto Básico - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Design de Interiores

ESTRUTURA CURRICULAR

Tecnologia em Design de Interiores Par058/22

PROFESSOR

Marcela Seeber Biazotto


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Projeto Básico

0-19363

4

80


EMENTA

Elaboração de estudos preliminares de utilização de ocupação do espaço, levantamento de informações, análise do perfil do usuário, programa de necessidades. Desenvolvimento de anteprojeto de

interiores considerando os aspectos de dimensionamento, circulação, estética, funcionalidade e composição do ambiente. Representação de projetos de design de interiores em nível básico de layout, plantas de construção e demolição, plantas de locação (elétrica, lógica, luminotécnica e hidráulica), elevações e plantas de teto.


OBJETIVO GERAL

O estudo relacionado aos métodos de projeto direcionados ao design de interiores. Analisar e demostrar a importância das etapas metodológicas no desenvolvimento de projetos e suas aplicações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1 - Analisar ambientes, estudo caso, conhecimento do cliente e briefing. 2 – Estudar as etapas preliminares de iniciação de projeto. 3 – Planejar e coordenar, a busca de soluções de projeto em termos de revestimentos, acabamentos e demais novidades do mercado. 4 – Projetar e detalhar layout – Gesso, iluminação, corte, perspectiva, marcenaria e iluminação. 5 – Apresentação ao cliente.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

• Apresentação plano de ensino
• Tendências do mercado de Design de Int. 2024
• Princípios do Design

8

2

• Levantamento métrico
• Materiais para levantamento métrico
• Representação gráfica
• Análise de ambiente

6

3

• Desenvolvimento de projeto – Briefing
• Planos de necessidades
• Temas e referências
• Estudo de caso – Ambiente

10

4

• Desenvolvimento de projeto
• Iluminação
• Gesso
• Marcenaria
• Detalhamento – Corte e perspectiva

22

5

• Teste/Prova

4

6

• Trabalho de desenvolvimento de Projeto de Interiores

30

undefined

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

A avaliação dos conhecimentos será feita através de trabalhos individuais e em grupos, sob orientações e acompanhamento do professor e avaliações práticas.

HABILIDADES

A avaliação das habilidades será feita através do acompanhamento dos trabalhos práticos e avaliações baseados na capacidade do acadêmico de dominar e resolver as situações necessárias ao desenvolvimento do projeto.

ATITUDES

Como critérios de avaliação de atitudes serão considerados: - Frequência as aulas; - Relacionamento com os colegas e professor; - Cumprimento de prazos na entrega dos trabalhos; - Envolvimento do acadêmico nas atividades propostas.

OUTRAS

- Frequência as aulas; - Relacionamento com os colegas e professor; - Cumprimento de prazos na entrega dos trabalhos; - Envolvimento do acadêmico nas atividades propostas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

1 a 6

x

x

x

1.0

A definir

tendências e estilos

1

x

x

x

1.0

24/07/2024

Levantamento métrico

1 a 2

x

x

x

1.0

07/08/2024

Desenvolvimento de croqui

3 a 4

x

x

x

1.0

14/08/2024

Briefing e pl. necessidades

1 a 4

x

x

x

1.0

A definir

Teste/prova

1 a 5

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Desenvolvimento de projeto

1 a 5

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GURGEL, Miriam. Projetando espaços: design de interiores. 4.ed. São Paulo: Editora Senac, 2012. 224 p. ISBN 8573594500

2

FARRELLY, Lorraine. Técnicas de representação. Porto Alegre: Bookman, 2011. 176p. ISBN 9788577808069

3

GURGEL, Miriam. Projetando espaços: guia de arquitetura de interiores para áreas residenciais. 6. ed. São Paulo: SENAC SP, 2012. 301 p. ISBN 9788573596342


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

HIGGINS, Ian. Planejar espaços para o design de interiores. São Paulo: GG, 2015. 171p.

2

TERRA, Paulo S. Decoração na medida certa. 3.ed. Rio de Janeiro: SENAC Rio, 2012. 141p. ISBN 9788577560776

3

GURGEL, Miriam. Projetando espaços: guia de arquitetura de interiores para áreas residenciais. 6. ed. São Paulo: SENAC SP, 2012. 301 p. ISBN 9788573596342

4

KARLEN, Mark. Planejamento de espaços internos: com exercícios. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. 238p. ISBN 9788577807017

5

MONTEIRO, Márcia Guimarães Lara. Elaboração de projetos residenciais e organização de espaços e fluxos. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786589965114.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática