PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Design de Interiores |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Design de Interiores Par058/22 |
PROFESSOR |
Marcela Seeber Biazotto |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Projeto Básico |
0-19363 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Elaboração de estudos preliminares de utilização de ocupação do espaço, levantamento de informações, análise do perfil do usuário, programa de necessidades. Desenvolvimento de anteprojeto de interiores considerando os aspectos de dimensionamento, circulação, estética, funcionalidade e composição do ambiente. Representação de projetos de design de interiores em nível básico de layout, plantas de construção e demolição, plantas de locação (elétrica, lógica, luminotécnica e hidráulica), elevações e plantas de teto. |
OBJETIVO GERAL |
O estudo relacionado aos métodos de projeto direcionados ao design de interiores. Analisar e demostrar a importância das etapas metodológicas no desenvolvimento de projetos e suas aplicações. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1 - Analisar ambientes, estudo caso, conhecimento do cliente e briefing. 2 – Estudar as etapas preliminares de iniciação de projeto. 3 – Planejar e coordenar, a busca de soluções de projeto em termos de revestimentos, acabamentos e demais novidades do mercado. 4 – Projetar e detalhar layout – Gesso, iluminação, corte, perspectiva, marcenaria e iluminação. 5 – Apresentação ao cliente. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
• Apresentação plano de ensino |
8 |
2 |
• Levantamento métrico |
6 |
3 |
• Desenvolvimento de projeto – Briefing |
10 |
4 |
• Desenvolvimento de projeto |
22 |
5 |
• Teste/Prova |
4 |
6 |
• Trabalho de desenvolvimento de Projeto de Interiores |
30 |
undefined |
|
|
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
A avaliação dos conhecimentos será feita através de trabalhos individuais e em grupos, sob orientações e acompanhamento do professor e avaliações práticas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
A avaliação das habilidades será feita através do acompanhamento dos trabalhos práticos e avaliações baseados na capacidade do acadêmico de dominar e resolver as situações necessárias ao desenvolvimento do projeto. |
|||||||||||
ATITUDES |
Como critérios de avaliação de atitudes serão considerados: - Frequência as aulas; - Relacionamento com os colegas e professor; - Cumprimento de prazos na entrega dos trabalhos; - Envolvimento do acadêmico nas atividades propostas. |
|||||||||||
OUTRAS |
- Frequência as aulas; - Relacionamento com os colegas e professor; - Cumprimento de prazos na entrega dos trabalhos; - Envolvimento do acadêmico nas atividades propostas. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
1 a 6 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
tendências e estilos |
1 |
x |
x |
x |
1.0 |
24/07/2024 |
|
|
||||
Levantamento métrico |
1 a 2 |
x |
x |
x |
1.0 |
07/08/2024 |
|
|
||||
Desenvolvimento de croqui |
3 a 4 |
x |
x |
x |
1.0 |
14/08/2024 |
|
|
||||
Briefing e pl. necessidades |
1 a 4 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Teste/prova |
1 a 5 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Desenvolvimento de projeto |
1 a 5 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GURGEL, Miriam. Projetando espaços: design de interiores. 4.ed. São Paulo: Editora Senac, 2012. 224 p. ISBN 8573594500 |
|||||||||||
2 |
FARRELLY, Lorraine. Técnicas de representação. Porto Alegre: Bookman, 2011. 176p. ISBN 9788577808069 |
|||||||||||
3 |
GURGEL, Miriam. Projetando espaços: guia de arquitetura de interiores para áreas residenciais. 6. ed. São Paulo: SENAC SP, 2012. 301 p. ISBN 9788573596342 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
HIGGINS, Ian. Planejar espaços para o design de interiores. São Paulo: GG, 2015. 171p. |
|||||||||||
2 |
TERRA, Paulo S. Decoração na medida certa. 3.ed. Rio de Janeiro: SENAC Rio, 2012. 141p. ISBN 9788577560776 |
|||||||||||
3 |
GURGEL, Miriam. Projetando espaços: guia de arquitetura de interiores para áreas residenciais. 6. ed. São Paulo: SENAC SP, 2012. 301 p. ISBN 9788573596342 |
|||||||||||
4 |
KARLEN, Mark. Planejamento de espaços internos: com exercícios. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. 238p. ISBN 9788577807017 |
|||||||||||
5 |
MONTEIRO, Márcia Guimarães Lara. Elaboração de projetos residenciais e organização de espaços e fluxos. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786589965114. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |