PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Design de Interiores |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Design de Interiores Par058/22 |
PROFESSOR |
Patrick Alexander Giusti Naufel |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Marketing para Profissionais de Design |
0-20308 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Conceitos básicos de marketing e comunicação de marketing. Importância do marketing e comunicação de marketing para profissionais de design. Fundamentos de pesquisa e análise de mercado. Posicionamento de mercado. Conceitos básicos de branding. Estratégias de marketing digital para designers. |
OBJETIVO GERAL |
Apresentar os principais conceitos e melhores práticas do marketing digital. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Mostrar as diferenças e a complementaridade do marketing tradicional com o marketing digital. Promover o entendimento da importância das empresas serem focadas em marketing. Apresentar estratégias, ferramentas e melhores práticas de mercado. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Conceituação de marketing. Conceitos básicos relacionados |
8 |
2 |
Pesquisa de mercado. Métodos de pesquisa de mercado |
20 |
3 |
Posicionamento de mercado. Definição de posicionamento |
12 |
4 |
Branding. Conceito de marcas. A importância da marca |
12 |
5 |
Estratégias de marketing e comunicação digital. Processo |
20 |
6 |
Mensuração de resultados. Métricas de produtividade |
8 |
7 |
Atividades extraclasse: exercícios relacionados aos |
16 |
|
TOTAL DE HORAS |
96 h |
Não será permitido o uso de telefones celulares em sala de aula, salvo para o uso pedagógico. A proibição está amparada pela Lei nº 14.363, de 25 de janeiro de 2008, do Estado de Santa Catarina. |
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas. |
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HABILIDADES |
Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas. |
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ATITUDES |
Frequência. Participação e interesse. Pensamento crítico. Postura ética. Colaboração. |
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OUTRAS |
As avaliações terão caráter diagnóstico, somativo, formativo e também metacognitivo. O último item significa que o próprio acadêmico também irá se autoavaliar em algumas situações específicas. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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INTEGRATIVA |
|
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
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AVALIAÇÃO 1 |
1,2,3 |
x |
x |
x |
3.5 |
A definir |
x |
A definir |
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AVALIAÇÃO 2 |
4,5,6 |
|
|
|
3.5 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
AAKER, David A. On branding: 20 princípios que decidem o sucesso das marcas. Porto Alegre: Bookman, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788582603222. |
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2 |
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 720 p. ISBN 8536306505 |
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3 |
TURCHI, Sandra R. Estratégia de marketing digital e e-commerce. 2. São Paulo: Atlas, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788597015409. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
Marketing de conteúdo como fazer sua empresa decolar no meio digital. |
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2 |
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Prentice Hall Regents, 2012. |
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3 |
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing. 2. Rio de Janeiro: Atlas, 2019 |
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4 |
WHEELER, Alina. Design de identidade da marca guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. Porto Alegre: Bookman, 2019. |
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5 |
WHITE, Andrew. Midias digitais e sociedade (Digital media and society). São Paulo: Saraiva, 2017. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |