Uniplac - Graduação - Design de Interiores - Marketing para Profissionais de Design - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Design de Interiores

ESTRUTURA CURRICULAR

Tecnologia em Design de Interiores Par058/22

PROFESSOR

Patrick Alexander Giusti Naufel


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Marketing para Profissionais de Design

0-20308

4

80


EMENTA

Conceitos básicos de marketing e comunicação de marketing. Importância do marketing e

comunicação de marketing para profissionais de design. Fundamentos de pesquisa e análise de

mercado. Posicionamento de mercado. Conceitos básicos de branding. Estratégias de marketing

digital para designers.


OBJETIVO GERAL

Apresentar os principais conceitos e melhores práticas do marketing digital.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Mostrar as diferenças e a complementaridade do marketing tradicional com o marketing digital. Promover o entendimento da importância das empresas serem focadas em marketing. Apresentar estratégias, ferramentas e melhores práticas de mercado.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Conceituação de marketing. Conceitos básicos relacionados
ao processo de marketing. Necessidades, desejos
e demanda. O composto de marketing. Relação
entre o marketing tradicional e digital. Integração entre
marketing tradicional e marketing digital. Passagem do
marketing tradicional ao digital.

8

2

Pesquisa de mercado. Métodos de pesquisa de mercado
e forma de entender o consumidor. Culturas,
comunidades e influenciadores digitais. O caminho de
compra do consumidor. Assimilação, atração, arguição,
ação e apologia. Definição de personas.

20

3

Posicionamento de mercado. Definição de posicionamento
de mercado e conceito de marca. Propósito da
marca. Estratégias de posicionamento de mercado.
Definição de estratégia de posicionamento.

12

4

Branding. Conceito de marcas. A importância da marca
para empresas em consumidores. Processo de criação
de marcas. A marcas nos ambientes digitais.

12

5

Estratégias de marketing e comunicação digital. Processo
do marketing digital. Marketing centrado no ser
humano. Marketing de conteúdo. Marketing onicanal.
Marketing de engajamento. Funil de marketing e vendas.

20

6

Mensuração de resultados. Métricas de produtividade
do marketing. Coeficiente da ação de compra. Coeficiente
de defesa da marca

8

7

Atividades extraclasse: exercícios relacionados aos
itens da disciplina. Pesquisas complementares.

16

 

TOTAL DE HORAS

96 h

Não será permitido o uso de telefones celulares em sala de aula, salvo para o uso pedagógico. A proibição está amparada pela Lei nº 14.363, de 25 de janeiro de 2008, do Estado de Santa Catarina.


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas.

HABILIDADES

Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas.

ATITUDES

Frequência. Participação e interesse. Pensamento crítico. Postura ética. Colaboração.

OUTRAS

As avaliações terão caráter diagnóstico, somativo, formativo e também metacognitivo. O último item significa que o próprio acadêmico também irá se autoavaliar em algumas situações específicas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

INTEGRATIVA

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir

AVALIAÇÃO 1

1,2,3

x

x

x

3.5

A definir

x

A definir

AVALIAÇÃO 2

4,5,6

3.5

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

AAKER, David A. On branding: 20 princípios que decidem o sucesso das marcas. Porto Alegre: Bookman, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788582603222.

2

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 720 p. ISBN 8536306505

3

TURCHI, Sandra R. Estratégia de marketing digital e e-commerce. 2. São Paulo: Atlas, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788597015409.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

Marketing de conteúdo como fazer sua empresa decolar no meio digital.

2

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Prentice Hall Regents, 2012.

3

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing. 2. Rio de Janeiro: Atlas, 2019

4

WHEELER, Alina. Design de identidade da marca guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. Porto Alegre: Bookman, 2019.

5

WHITE, Andrew. Midias digitais e sociedade (Digital media and society). São Paulo: Saraiva, 2017.

obs:

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