PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Design de Interiores |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Design de Interiores Par058/22 |
PROFESSOR |
Felipe da Silva Muniz |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Projeto Residencial II |
0-20310 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Projeto de interiores para residências de média e grande escala considerando as etapas e metodologia utilizada no desenvolvimento de projetos. Desenvolvimento de soluções inovadoras e criativas aplicadas aos ambientes considerando as noções gerais de estética, ergonomia, iluminação, cores, texturas, circulação e funcionalidade. Elaboração de projeto executivo em nível avançado contendo plantas, elevações, cortes, perspectivas, detalhamentos, especificação de materiais, objetos e mobiliário, quantitativos e orçamentos, especificação de serviços e memorial descritivo. Elementos para atividades de fiscalização e execução das intervenções. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver habilidades e capacidade técnica para o desenvolvimento de projetos de interiores residenciais através do processo de criação, desenvolvimento e execução dos serviços, considerando os aspectos estéticos, funcionais, normativos e financeiros atrelados as etapas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Criar condições para o aprendizado e aplicação dos conhecimentos nas atividades de projeto de interiores residenciais. - Estimular a criatividade e inovação com ênfase na viabilidade das soluções desenvolvidas e apresentadas. - Compreender as etapas de projeto com a finalidade de se criar um processo de organização que priorize a produção projetual de forma adequada, clara e objetiva. - Gerar condições para o correto levantamento de informações sobre quantidades de materiais e seu custo para implementação. - Promover o entendimento sobre os processos relacionados a prestação de serviços de terceiros, execução e custos relacionados a estas atividades. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do plano de ensino e encaminhamentos relativos ao desenvolvimento da disciplina durante o semestre. |
4 |
2 |
Projeto Residencial I - Apartamento 78 m2 |
16 |
3 |
Projeto Residencial II - Apartamento 150 m2 |
24 |
4 |
Projeto Residencial III - Residência 250 m2 |
36 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; EX – Exercício de Fixação; LAB – Aula em Laboratório; PAL – Palestra; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Compreensão do processo de construção do projeto através da aplicação dos conhecimentos no atendimento das necessidades técnicas, estéticas, ergonômicas e funcionais. |
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HABILIDADES |
Desenvolvimento individual, evolução no atendimento as necessidades do usuário, projeto e ambiente caracterizado pela aptidão a resolução de problemas dentro do projeto de interiores residencial. Capacidade de expressão e comunicação de ideias de forma clara e objetiva. Coerência entre as soluções apresentadas e a capacidade de implementação. |
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ATITUDES |
Atendimento aos enunciados e agilidade na proposição de soluções; Presença, interesse, iniciativa, participação, envolvimento e persistência; Acompanhamento e assessoramento: nas aulas, exercícios, trabalhos e demais atividades. Cumprimento de prazos para a entrega das atividades. |
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OUTRAS |
- |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
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Avaliação 1 |
2 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 2 |
3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 3 |
4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 4 |
1 a 4 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
|
|
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Avaliação de Desenvolvimento |
Todas |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BARBOSA, Marilia Pereira de Ardovino et al. Projeto de interiores residenciais. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595026902. |
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2 |
FIGUEIREDO, Ana Carolina Carvalho. Materiais e sistemas: superfícies, tecidos e elementos. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786589881728. |
|||||||||||
3 |
MONTEIRO, Márcia Guimarães Lara. Elaboração de projetos residenciais e organização de espaços e fluxos. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786589965114. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ALMEIDA, Lucéli Oliveira de et al. Tendências em materiais e revestimentos de interiores. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786581492496. |
|||||||||||
2 |
CARVALHO, Agatha Muller de; MANO, Cássia Morais. Ecodesign. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595028784. |
|||||||||||
3 |
GALINATTI, Anna Carolina Manfroi et al. Projeto de arquitetura de interiores residenciais. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786581492588. |
|||||||||||
4 |
PANERO, Julius; ZELNIK, Martin. Dimensionamento humano para espaços interiores: um livro de consultas e referência para projetos. São Paulo: GG, 2011. 304p. |
|||||||||||
5 |
TAVARES, Laila Janna Canto; OGAVA, Camila de Cássia das Dores. Design do mobiliário. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788595027664. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |