PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Design de Interiores |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Design de Interiores Par058/22 |
PROFESSOR |
Mariana Campos de Andrade |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia dos Ambientes |
0-20311 |
4º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Análise e definição de materiais. Especificidade do ambiente. Referenciais estéticos, simbólicos, socioculturais e psicológicos da ambientação de interiores. Atributos emocionais, sensoriais e geradores de conforto. |
OBJETIVO GERAL |
Promover a compreensão e ressaltar a importância do Design de Interiores e sua interface com a psicologia, considerando os aspectos socioculturais, estéticos, ambientais e emocionais envolvidos, permitindo que os acadêmicos desenvolvam a capacidade de relacionar os atributos emocionais com a ambientação de interiores. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Dispor ao aluno informações técnicas para a análise e definição de materiais e aplica-los de acordo com a psicologia dos ambientes. Demonstrar a especificidade de cada ambiente residencial e comercial. Estimular a importância da pesquisa sobre o referencial estético, étnico racial, sociocultural, psicológico e educação ambiental no Design de Interiores. Despertar interesse do acadêmico para a reflexão sobre o valor que os atributos emocionais, sensoriais e geradores de conforto agregam nos espaços internos das edificações. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da disciplina ementa e metodologia |
4 |
2 |
Fundamentação teórica de conceitos básicos da psicologia dos ambientes e suas relações com a prática profissional |
16 |
3 |
Aplicabilidade dos conceitos |
10 |
4 |
Trabalhos práticos, individuais e em grupo |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Compreender a função dos ambientes x utilização dos seus usuários, levando em consideração aspectos físicos, racionais, sensoriais e emocionais. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Desenvoltura na resolução das problematizações propostas. Aprimoramento dos conhecimentos e técnicas através da prática. |
|||||||||||
ATITUDES |
O aluno deve ter assiduidade e participação efetiva durante as aulas do semestre. Respeitar os prazos limites para a entrega dos trabalhos solicitados. Respeitar o professor e os colegas. Colaborar para o bom andamento das aulas. |
|||||||||||
OUTRAS |
Se atentar a prazos |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
|
|
|
|
1 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 – Ambientes e funções |
|
|
|
|
1 |
31/07/2024 |
|
|
||||
Avaliação 02 – Resenha – a moça do brinco de pérola |
|
|
|
|
1 |
21/08/2024 |
|
|
||||
Avaliação 03 – Arquétipos de personalidade |
|
|
|
|
2.5 |
25/09/2024 |
|
|
||||
Avaliação 04 – Contando uma história de amor |
|
|
|
|
1.5 |
16/10/2024 |
|
|
||||
Avaliação 05 – Prova Consulta do Conteúdo programático |
|
|
|
|
1.5 |
06/11/2024 |
x |
13/11/2024 |
||||
Avaliação 06 – Conceituando um ambiente do trabalho final |
|
|
|
|
1.5 |
20/11/2024 |
x |
27/11/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GURGEL, Miriam. Projetando espaços: guia de arquitetura de interiores para áreas comerciais. São Paulo: Editora Senac, 2005. 224 p. ISBN 8573594500 |
|||||||||||
2 |
GURGEL, Miriam. Projetando espaços: design de interiores. 4.ed. São Paulo: Editora Senac, 2012. 224 p. ISBN 8573594500 |
|||||||||||
3 |
OKAMOTO, Jun. Percepção ambiental e comportamento: visão holística da percepção ambiental na arquitetura e na comunicação. São Paulo: Editora Mackenzie, 2002. 261 p. ISBN 858773909-3 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
Arquitectura e design : Ecologia e ética |
|||||||||||
2 |
CARVALHO, Vânia Brina Corrêa Lima de. Desenvolvimento humano e psicologia: generalidades, conceitos, teorias. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 1996. 239 p. 10175 ISBN 85-7041-116-2 |
|||||||||||
3 |
MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 345 p. ISBN 8533606354 |
|||||||||||
4 |
GRIMLEY, Chris; LOVE, Mimi. Cor, espaço e estilo: todos os detalhes que os designers de interiores precisam saber, mas que nunca conseguem encontrar. São Paulo: Olhares, 2022. 287 p. ISBN 978-65-88280-36-2. |
|||||||||||
5 |
JENNY GIBBS. Design de interiores Guia útil para estudantes e profissionais. Gustavo Gili 2013 ISBN 9788425223587 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |