PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Design de Interiores |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Design de Interiores Par058/22 |
PROFESSOR |
Marcela Seeber Biazotto |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas II |
0-20312 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender o conceito de extensão universitária desenvolvendo atividades e projetos de forma a envolver a sociedade, criando condições para a difusão do conhecimento acadêmico de forma integradora, articulada e multidisciplinar. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender a função e responsabilidade social da Universidade e particularmente da Extensão Universitária. Discutir o significado da Extensão Universitária em uma perspectiva articuladora com o Ensino e a Pesquisa, assim como suas implicações no processo de formação acadêmico profissional e de transformação social. Divulgar o conhecimento científico produzido às comunidades acadêmicas e grupos sociais. Entender as possibilidades para o desenvolvimento social do Design de Interiores. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do plano de ensino e encaminhamentos relativos a disciplina. |
4 |
2 |
Áreas da extensão universitária. |
4 |
3 |
Função acadêmica e social da extensão universitária junto à comunidade. |
4 |
4 |
Elaboração de atividades de extensão. |
68 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Serão avaliados através da aplicação dos conhecimentos adquiridos no decorrer do semestre ao desenvolvimento de trabalhos em grupo. |
|||||||||||
HABILIDADES |
A avaliação das habilidades será focada na capacidade dos acadêmicos de atender as demandas relacionadas ao projeto de extensão em desenvolvimento. |
|||||||||||
ATITUDES |
Serão considerados como critérios para a avaliação de atitudes: - Proatividade - Participação - Cumprimento de Prazos - Frequência |
|||||||||||
OUTRAS |
Serão considerados como critérios para a avaliação o interesse do aluno em desenvolver o projeto. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
1 a 4 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Cliente/contato/briefing/plan.necessidades |
1 a 4 |
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
|
|
||||
Medição/levantamento/projeto |
1 a 4 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Orçamentos/cotações |
1 a 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Apresentação |
1 a 4 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
POZZOBON, Maria Elizete; BUSATO, Maria Assunta. Extensão universitária: reflexão e ação. Chapecó: Argos, 2009. 173 p. |
|||||||||||
2 |
CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Educação superior: construindo a extensão universitária nas IES particulares. São Paulo: Xamã Vm Editora E Gráfica Ltda, 2007. 77 p. ISBN 9788575870785 |
|||||||||||
3 |
GURGEL, Miriam. Projetando espaços: design de interiores. 4.ed. São Paulo: Editora Senac, 2012. 224 p. ISBN 8573594500 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
HUNGER, Dagmar; NOZAKI, Joice Mayumi; PEREIRA, Juliana Martins; ROSSI, Fernanda. O dilema da extensão universitária. In: Educação em Revista. Belo Horizonte, v.30, n.03, p.335-354, julho-setembro 201 |
|||||||||||
2 |
CALDERON, Adolfo Ignacio; SAMPAIO, Helena. Experiências universitárias: Experiências solidárias. 2.ed. São Paulo: Olho Dágua, 2001. 149 p. ISBN 858542873-2 |
|||||||||||
3 |
ARRUDA, Amilton J. V (org.). Design & inovação social. São Paulo: Blucher, 2017. 1 recurso online. (Design contexto, 2). ISBN 9788580392647. |
|||||||||||
4 |
ULBRICHT, Vania Ribas; FADEL, Luciane Maria; BATISTA, Claudia Regina. Design para acessibilidade e inclusão. São Paulo: Blucher, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788580393040. |
|||||||||||
5 |
REMORINI, Silvana Laiz; SOUZA, Dulce América de; BARBOSA, Marilia Pereira de Ardovino. Projetos de interiores especiais. Porto Alegre: SAGAH, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788595029095. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |