PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Estética e Cosmética |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Estética e Cosmética Par059/22 |
PROFESSOR |
Angela Carla Ghizoni |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Anatomofisiologia II |
0-19368 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Anatomia e fisiologia dos sistemas cardiovascular, linfático, digestório, genitourinário, endócrino e sensorial. |
OBJETIVO GERAL |
Estudar a morfologia macroscópica dos órgãos e sistemas do corpo humano, estabelecendo relação entre forma e função, assim como aspectos anatômicos e fisiológicos clínicos para atuação do tecnólogo em cosmética e estética. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1- Estudar a anatomia e fisiologia dos sistemas cardiovascular, linfático, digestório, genitourinário, endócrino e sensorial. 3- Relacionar a anatomofisiologia às práticas clínicas dos profissionais de cosmética e estética. 4- Realizar leituras e análise crítica de obras publicadas e trabalhos científicos acerca do conteúdo programático. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
- Apresentação e discussão do plano de ensino. |
40 |
2 |
- Anatomofisiologia do aparelho digestório e genitourinário. |
28 |
3 |
- Anatomia e fisiologia do sistema endócrino e sensorial |
12 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:AEX; LAB; APE; TG; EC; ED; EX; SE; TIG; TICS. *Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; EX – Exercício de Fixação; LAB – Aula em Laboratório; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TICS – Tecnologias de Informação e Comunicação. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Ser capaz de compreender e identificar a localização e a função das estruturas do corpo humano. Demonstrar conhecimento sobre os processos fisiológicos que influenciam o funcionamento dos sistemas e processos do corpo humano. |
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HABILIDADES |
Ser hábil em localizar, manusear e nomear as estruturas no corpo humano. |
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ATITUDES |
-Atitudes éticas perante o docente, os técnicos do laboratório de anatomia, o grupo e o material biológico utilizado (cadáveres). -Paramentação; -Frequência; -Participação efetiva nas atividades desenvolvidas em aula (argumentação; análise crítica) -Cumprimento do prazo de entrega das atividades solicitadas -Raciocínio crítico, coerência e lógica. |
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OUTRAS |
Todas as atividades desenvolvidas em classe e extra-classe poderão contribuir na avaliação. A avaliação será realizada de forma continuada, considerando os itens acima mencionados, avaliações teóricas, práticas e seminários. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação integrativa |
|
x |
x |
x |
1.0 |
14/11/2024 |
|
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Avaliação 1: Teórica e Prática |
1 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 2: Teórica e Prática |
2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 3: Seminários |
1,2,3 |
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 4: APE e participação nas atividades propostas |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
DANGELO, José Geraldo; FATTINI, Carlo Américo. Anatomia humana básica. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2011. 184 p. (Biblioteca biomédica). ISBN 8573790709. |
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2 |
HALL, John E.; GUYTON, Arthur C. Tratado de fisiologia médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 973 p. ISBN 9788535262858. |
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3 |
KEITH L. MOORE, Arthur F. Dalley e Anne M. R. Agur. Anatomia orientada para clinica. 7ª. Guanabara Koogan 2014 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
HALL, John E; HALL, Michael E. Guyton & Hall Tratado de fisiologia médica. 14. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788595158696. |
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2 |
HANSEN, John T.; KOEPPEN, Bruce M. Atlas de fisiologia humana de Netter. Porto Alegre: Artmed, 2003. 238 p. ISBN 8536301619. |
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3 |
NETTER, Frank H. Netter : Atlas de anatomia humana. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595150553. |
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4 |
SANTOS, Nívea Cristina Moreira. Anatomia e fisiologia humana. 2. ed. São Paulo: Érica, 2014. 120 p. (Série eixos Ambiente e saúde). ISBN 978-85-365-0626-5. |
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5 |
SILVERTHORN, Dee Unglaub. Fisiologia humana: uma abordagem integrada. 7. Porto Alegre: ArtMed, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788582714041. |
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obs: As aulas de anatomofisiologia 2 ocorrerão de forma teórica em sala de aula e de forma prática em laboratórios de anatomia, respeitando as normas de uso dos laboratórios da UNIPLAC. As avaliações e atividades realizadas em aula para memorização do conteúdo serão avaliadas somente no dia da realização, salvo em casos que o aluno(a) comprovar a justificativa para sua ausência, através de solicitação via portal do aluno. Não será permitida a gravação de áudio e vídeo do professor no período de aula. A média final para aprovação é 7,0, sendo que não será feito arredondamento de notas no final do semestre. O cronograma e as avaliações poderão sofrer alterações conforme o andamento do semestre. |
Para a atenticação do plano de ensino |