Uniplac - Graduação - Estética e Cosmética - Bioquímica - Plano de Ensino





 

 

CURSO

Tecnologia em Estética e Cosmética

ESTRUTURA CURRICULAR

EC2

REGULAMENTAÇÃO

Par788/17 / Aprovado pela Resolução do CONSUNI nº 327/2017

PROFESSOR

Mariana Macedo Justi

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Bioquimica

0-19369

2o

04

80

 

EMENTA

Organização estrutural e funcional das células procariontes e eucariontes. Caracterização estrutural e bioquímica de aminoácidos, proteínas, enzimas, ácidos nucleicos, carboidratos, lipídios, hormônios. Estudo dos mecanismos envolvidos nas trocas gasosas e no equilíbrio ácido-básico. Bioenergética: Metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas. Integração e regulação metabólicas.

OBJETIVO GERAL

Compreender os fundamentos e a aplicabilidade da Bioquímica bem como sua importância para a prática da estética e cosmética

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar os conceitos básicos sobre a estrutura e funcionamento da célula;

• Construir uma visão global sobre a bioquímica das substâncias inorgânicas e orgânicas junto às suas funções biológicas, destacando suas correlações com a cosmetologia;

• Identificar os mecanismos envolvidos nas trocas gasosas e nos equilíbrios ácido-base;

• Verificar a relação entre a estrutura e funções das biomoléculas e os desequilíbrios na saúde decorrentes da ausência dos componentes orgânicos e inorgânicos no corpo, a fim de subsidiar as funções de promoção, manutenção e recuperação dos aspectos estéticos do corpo humano.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

ESTRATÉGIAS*

1

Cronograma. Discussão do semestre.

Fundamentos de Bioquímica:

Organização estrutural e funcional das células procariontes e

eucariontes. Compostos inorganicos e compostos organicos

4

AEX

2

Revisão das principais biomoleculas da agua, sais minerais, proteinas, carboidratos, lipideos, acidos nucleicos, vitaminas.

4

AEX/LAB/EC/TIG

3

Noções de ácido e base. Tampões biológicos.

4

AEX/LAB/EC/TIG

4

Química de aminoácidos: Conceito, estrutura, nomenclatura, classificação, importância biológica, propriedades físico-químicas. Química de peptídeos: Conceito, estrutura, classificação, ligação peptídica e importância biológica.

8

AEX/LAB/EC/TIG

5

Química de proteínas: Conceito, classificação, conformação, propriedades físico-químicas e importâncias biológicas. Estrutura e função de mioglobina e hemoglobina. Enzimas: Conceito, nomenclatura, classificação, fatores que afetam a velocidade enzimática. Inibição enzimática.

8

AEX/LAB/EC/TIG

6

Vitaminas hidrossolúveis e coenzimas: Estrutura, fontes nutricionais e funções. Vitaminas lipossolúveis: Estrutura, fontes nutricionais e funções.

4

AEX/LAB/EC/TIG

7

Química de lipídeos: Conceito, estrutura, classificação e importância biológica. Ácidos graxos: conceito, estrutura, classificação e propriedades físico-químicas. Lipídeos simples (triacilgliceróis, esteróides) e complexos: Fosfoglicerídeos, esfingolipídeos. Membranas biológicas.

8

AEX/LAB/EC/TIG

8

Noções de bioenergética e metabolismo: Conceito de potencial redox. Oxi-redução biológica. Conceito de metabolismo, anabolismo, catabolismo, vias metabólicas, Ciclo do ATP.

4

AEX/LAB/EC/TIG

9

Química de carboidratos: Conceito, classificação e importância biológica. Monossacarídeos: conceito, classificação, estrutura e propriedades físico-químicas. Oligossacarídeos. Polissacarídeos.

8

AEX/LAB/EC/TIG

10

Metabolismo de carboidratos: Digestão e absorção de carboidratos. Glicólise, Gliconeogênese; ciclo de Krebs, glicogenólise e glicogênese, via das pentoses fosfato. Balanço energético da oxidação completa da glicose. Regulação das vias metabólicas.

4

AEX/LAB/EC/TIG

11

Respiração celular: Cadeia respiratória e fosforilação oxidativa.

8

AEX/LAB/EC/TIG

12

Metabolismo de lipídeos: Digestão e absorção de lipídeos. Oxidação de ácidos graxos. Balanço energético. Metabolismo de corpos cetônicos. Biossíntese de ácidos graxos. Regulação das vias.

4

AEX/LAB/EC/TIG

13

Metabolismo de proteínas: Digestão e absorção de proteínas. Reações gerais do metabolismo de aminoácidos. Excreção nitrogenada. Ciclo da uréia.

4

AEX/LAB/EC/TIG

14

Química de nucleotídeos e ácidos nucléicos: Conceito, estrutura e importância biológica dos nucleotídeos. Tipos e funções dos ácidos nucléicos.

4

AEX/LAB/EC/TIG

15

Metabolismo de nucleotídeos: Vias metabólicas de síntese e degradação de nucleotídeos. Síntese de proteínas: A tradução da mensagem genética (Iniciação, alongamento e terminação da síntese de proteínas).

4

AEX/LAB/EC/TIG

 

TOTAL DE HORAS

80

 

16

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho de Iniciação ao Desenvolvimento de Projetos de Negócios.

APE/TIG/ED

 

*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia;  DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno será avaliado através de avaliações teóricas individuais; relatórios de

aulas práticas e estudos dirigidos, tanto individuais como coletivos.Capacidade de sistematização, coerência e articulação das idéias.

HABILIDADES

Serão avaliados através do conhecimento produzido e do desempenho nas aulas. O aluno será avaliado por sua habilidade em resolver os exercícios propostos,

consultar a bibliografia indicada, atenção na realização da aula prática em

laboratório, bem como pela comunicação verbal e escrita.

ATITUDES

Assiduidade e participação efetiva nas atividades desenvolvidas em aula. Argumentação, análise crítica e qualidade de conteúdos nos trabalhos, quer individuais ou coletivos.

OUTRAS

Todas as atividades desenvolvidas em classe e extraclasse poderão contribuir na avaliação.

DATAS PREVISTAS

Avaliação1

Unidades

C

H

A

Valor

Data2

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa3

Todas

x

x

x

1,0

14/11/2024

 

A definir

Avaliação I (Participação) media dos estudos dirigidos

Todos

x

x

x

2,5

A definir

 

A definir

Avaliação II (Prova objetiva/discursiva)

1 ao 6

x

x

x

2,0

Mês 9 dia a definir

x

A definir

Avaliação III (Prova objetiva/discursiva)

7 ao 14

x

x

x

2,0

Mês 11 dia a definir

 

x

A definir

Avaliação IV (media dos estudos de casos)

Todos

x

x

x

2,5

A definir

 

A definir

¹ Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina.² A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão.³ Avaliação do Trabalho integrado entre as disciplinas: Comportamento Organizacional; Empreendedorismo; Mercados e Tendências Mundiais; e Teoria Geral da Administração I, com apresentação pelos grupos em datas e horários definidas pelos professores das respectivas disciplinas.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

NELSON, David L; COX, Michael M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 7. Porto Alegre:

ArtMed, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788582715345.

2

TYMOCZKO, John L. Bioquímica fundamental. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

3

ALBERTS, Bruce. Fundamentos da biologia celular. 4. Porto Alegre: ArtMed, 2017. 1 recurso

online. ISBN 9788582714065.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

RODWELL, Victor W et al. Bioquímica ilustrada de Harper. 31. Porto Alegre: AMGH, 2021. 1

recurso online. ISBN 9786558040033.

2

DE ROBERTIS, Edward M. Biologia celular e molecular. 16. ed. Rio de Janeiro: Guanabara

Koogan, 2014. 1 recurso online.

3

MARZZOCO, Anita; TORRES, Bayardo Baptista. Bioquímica básica. 4. Rio de Janeiro: Guanabara

Koogan, 2015.

4

BERG, Jeremy M et al. Bioquímica. 9. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021. 1 recurso online.

ISBN 9788527738224.

5

BETTELHEIM, Frederick A et al. Introdução à bioquímica. São Paulo: Cengage Learning, 2016. 1

recurso online. ISBN 9788522126347.

 

OBSERVAÇÕES

As aulas ocorrerão de forma presencial seguindo as regras principais:

- O acesso ao classroom deverão ser feitos EXCLUSIVAMENTE via e-mail institucional, não pessoal.

- O contato com a professora será feito EXCLUSIVAMENTE via google classrrom e e-mail; portanto, não serão respondidas mensagens via WhatsApp ou qualquer outro canal de comunicação não oficial/institucional.

-  As devolutivas serão realizadas na semana seguinte da avaliação; portanto as recuperativas ocorrerão logo após ao período de correção e tira-dúvidas.

-  É importante que o aluno monitore seu portal para checagem de notas e frequência; qualquer divergência, contatar a professora pelos meios de comunicação institucionais.

-  A média final para aprovação é de 7,0. A frequência é de acima ou igual a 75% da CH total da disciplina (20 faltas disciplinas de 04 créditos), com 60 presenças.

- Não serão feitos AJUSTES de nota no final do semestre, o sistema tem próprios critérios de arredondamento que serão seguidos.

- É proibido estar de posse bem como utilizar o telefone celular durante as avaliações.

- As avaliações de recuperação ocorrerão 7 dias após a prova em data já agendada neste plano de ensino, por esse motivo é importante que os alunos estejam presentes ou acessem a correção/devolutiva das avaliações.

- Avaliação fora de prazo só será disponibilizada para os alunos que solicitarem através da central de atendimento dentro do prazo previsto para tal (no máximo 10 dias corridos) sendo que a mesma será agendada fora do horário de aula conforme a disponibilidade de horários da professora.

- Todas as Aulas Práticas e os Estudos Dirigidos serão agendadas em sala e serão disponibilizados os campos específicos para entrega no google classroom da disciplina.

- Não será permitida a entrada em laboratório sem o uso de jaleco, touca, calça comprida, cabelo preso e calçado fechado. O aluno que não estiver presente na aula de laboratório não poderá entregar o relatório referente a aula prática.

- Conto com a colaboração e participação de todos para que tenhamos um excelente semestre.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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