CURSO | Tecnologia em Estética e Cosmética |
ESTRUTURA CURRICULAR | EC2 |
REGULAMENTAÇÃO | Par788/17 / Aprovado pela Resolução do CONSUNI nº 327/2017 |
PROFESSOR | Mariana Macedo Justi |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Bioquimica | 0-19369 | 2o | 04 | 80 |
EMENTA |
Organização estrutural e funcional das células procariontes e eucariontes. Caracterização estrutural e bioquímica de aminoácidos, proteínas, enzimas, ácidos nucleicos, carboidratos, lipídios, hormônios. Estudo dos mecanismos envolvidos nas trocas gasosas e no equilíbrio ácido-básico. Bioenergética: Metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas. Integração e regulação metabólicas. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender os fundamentos e a aplicabilidade da Bioquímica bem como sua importância para a prática da estética e cosmética |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Identificar os conceitos básicos sobre a estrutura e funcionamento da célula; • Construir uma visão global sobre a bioquímica das substâncias inorgânicas e orgânicas junto às suas funções biológicas, destacando suas correlações com a cosmetologia; • Identificar os mecanismos envolvidos nas trocas gasosas e nos equilíbrios ácido-base; • Verificar a relação entre a estrutura e funções das biomoléculas e os desequilíbrios na saúde decorrentes da ausência dos componentes orgânicos e inorgânicos no corpo, a fim de subsidiar as funções de promoção, manutenção e recuperação dos aspectos estéticos do corpo humano. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | |||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. | ESTRATÉGIAS* |
1 | Cronograma. Discussão do semestre. Fundamentos de Bioquímica: Organização estrutural e funcional das células procariontes e eucariontes. Compostos inorganicos e compostos organicos | 4 | AEX |
2 | Revisão das principais biomoleculas da agua, sais minerais, proteinas, carboidratos, lipideos, acidos nucleicos, vitaminas. | 4 | AEX/LAB/EC/TIG |
3 | Noções de ácido e base. Tampões biológicos. | 4 | AEX/LAB/EC/TIG |
4 | Química de aminoácidos: Conceito, estrutura, nomenclatura, classificação, importância biológica, propriedades físico-químicas. Química de peptídeos: Conceito, estrutura, classificação, ligação peptídica e importância biológica. | 8 | AEX/LAB/EC/TIG |
5 | Química de proteínas: Conceito, classificação, conformação, propriedades físico-químicas e importâncias biológicas. Estrutura e função de mioglobina e hemoglobina. Enzimas: Conceito, nomenclatura, classificação, fatores que afetam a velocidade enzimática. Inibição enzimática. | 8 | AEX/LAB/EC/TIG |
6 | Vitaminas hidrossolúveis e coenzimas: Estrutura, fontes nutricionais e funções. Vitaminas lipossolúveis: Estrutura, fontes nutricionais e funções. | 4 | AEX/LAB/EC/TIG |
7 | Química de lipídeos: Conceito, estrutura, classificação e importância biológica. Ácidos graxos: conceito, estrutura, classificação e propriedades físico-químicas. Lipídeos simples (triacilgliceróis, esteróides) e complexos: Fosfoglicerídeos, esfingolipídeos. Membranas biológicas. | 8 | AEX/LAB/EC/TIG |
8 | Noções de bioenergética e metabolismo: Conceito de potencial redox. Oxi-redução biológica. Conceito de metabolismo, anabolismo, catabolismo, vias metabólicas, Ciclo do ATP. | 4 | AEX/LAB/EC/TIG |
9 | Química de carboidratos: Conceito, classificação e importância biológica. Monossacarídeos: conceito, classificação, estrutura e propriedades físico-químicas. Oligossacarídeos. Polissacarídeos. | 8 | AEX/LAB/EC/TIG |
10 | Metabolismo de carboidratos: Digestão e absorção de carboidratos. Glicólise, Gliconeogênese; ciclo de Krebs, glicogenólise e glicogênese, via das pentoses fosfato. Balanço energético da oxidação completa da glicose. Regulação das vias metabólicas. | 4 | AEX/LAB/EC/TIG |
11 | Respiração celular: Cadeia respiratória e fosforilação oxidativa. | 8 | AEX/LAB/EC/TIG |
12 | Metabolismo de lipídeos: Digestão e absorção de lipídeos. Oxidação de ácidos graxos. Balanço energético. Metabolismo de corpos cetônicos. Biossíntese de ácidos graxos. Regulação das vias. | 4 | AEX/LAB/EC/TIG |
13 | Metabolismo de proteínas: Digestão e absorção de proteínas. Reações gerais do metabolismo de aminoácidos. Excreção nitrogenada. Ciclo da uréia. | 4 | AEX/LAB/EC/TIG |
14 | Química de nucleotídeos e ácidos nucléicos: Conceito, estrutura e importância biológica dos nucleotídeos. Tipos e funções dos ácidos nucléicos. | 4 | AEX/LAB/EC/TIG |
15 | Metabolismo de nucleotídeos: Vias metabólicas de síntese e degradação de nucleotídeos. Síntese de proteínas: A tradução da mensagem genética (Iniciação, alongamento e terminação da síntese de proteínas). | 4 | AEX/LAB/EC/TIG |
| TOTAL DE HORAS | 80 |
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16 | Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho de Iniciação ao Desenvolvimento de Projetos de Negócios. | APE/TIG/ED |
*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
CONHECIMENTOS | O aluno será avaliado através de avaliações teóricas individuais; relatórios de aulas práticas e estudos dirigidos, tanto individuais como coletivos.Capacidade de sistematização, coerência e articulação das idéias. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
HABILIDADES | Serão avaliados através do conhecimento produzido e do desempenho nas aulas. O aluno será avaliado por sua habilidade em resolver os exercícios propostos, consultar a bibliografia indicada, atenção na realização da aula prática em laboratório, bem como pela comunicação verbal e escrita. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
ATITUDES | Assiduidade e participação efetiva nas atividades desenvolvidas em aula. Argumentação, análise crítica e qualidade de conteúdos nos trabalhos, quer individuais ou coletivos. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
OUTRAS | Todas as atividades desenvolvidas em classe e extraclasse poderão contribuir na avaliação. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Avaliação1 | Unidades | C | H | A | Valor | Data2 | Recuperação | ||||||||||||||||||||||||||||||
Sim | Data | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Avaliação Integrativa3 | Todas | x | x | x | 1,0 | 14/11/2024 |
| A definir | |||||||||||||||||||||||||||||
Avaliação I (Participação) media dos estudos dirigidos | Todos | x | x | x | 2,5 | A definir |
| A definir | |||||||||||||||||||||||||||||
Avaliação II (Prova objetiva/discursiva) | 1 ao 6 | x | x | x | 2,0 | Mês 9 dia a definir | x | A definir | |||||||||||||||||||||||||||||
Avaliação III (Prova objetiva/discursiva) | 7 ao 14 | x | x | x | 2,0 | Mês 11 dia a definir
| x | A definir | |||||||||||||||||||||||||||||
Avaliação IV (media dos estudos de casos) | Todos | x | x | x | 2,5 | A definir |
| A definir | |||||||||||||||||||||||||||||
¹ Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina.² A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão.³ Avaliação do Trabalho integrado entre as disciplinas: Comportamento Organizacional; Empreendedorismo; Mercados e Tendências Mundiais; e Teoria Geral da Administração I, com apresentação pelos grupos em datas e horários definidas pelos professores das respectivas disciplinas. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Para a atenticação do plano de ensino |