PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Estética e Cosmética |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Estética e Cosmética Par059/22 |
PROFESSOR |
Karine Padoin |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estética Facial |
0-19370 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Estudo da anatomia, fisiopatologia e disfunções cutâneas, modalidades em tratamentos aplicados na estética facial tendo em vista resultados e as implicações numa abordagem interdisciplinar. Avaliação. |
OBJETIVO GERAL |
Fornecer conhecimentos e aderir aos procedimentos estéticos, abordando o manuseio da avaliação facial e propiciar os conceitos de tratamentos faciais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Esboçar a Ficha de Avaliação bem como preenchimento das mesmas; - Conhecer os principais ativos cosméticos e aparelhos eletroterápicos de uso facial; - Discutir e desenvolver diversos protocolos faciais; -Agir eticamente e moralmente de acordo com a sociedade. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da disciplina. Plano de Ensino e de Aula. |
04 |
2 |
Revisão: Pele. |
04 |
3 |
Acne e sua classificação. |
08 |
4 |
Avaliação Facial. Formas de Avaliação Limpeza de pele; Passo a passo do manuseio; Benefícios e Resultados Obtidos. |
12 |
5 |
Protocolos de assepsia facial; Observar algumas possíveis reações e demonstrar todos os passos a serem seguidos corretamente. |
16 |
6 |
Cuidados com a pele; Hidratação cutânea; Importância da cosmetologia para a estética facial. |
08 |
7 |
Mecanismo de ação para hidratação facial; Manuseio de cremes. |
08 |
8 |
Envelhecimento cutâneo; causas, tratamentos, ativos; Atrofias Fotoenvelhecimento. Hipocromias. Doenças da pele. |
08 |
9 |
Tratamentos Faciais associados a cosmetologia e eletroterapia. |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:AEX - LAB – Aula em Laboratório |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Serão avaliados os conceitos apresentados em trabalhos escritos e orais, tanto individuais como coletivos. Capacidade de sistematização, coerência e articulação das ideias. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Interesse e indagar os temas relacionados à disciplina estudada. |
|||||||||||
ATITUDES |
Comprometimento, assiduidade perante as aulas. |
|||||||||||
OUTRAS |
Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação Teórica I |
2 ao 5 |
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação Teórica II |
6 ao 9 |
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação Prática |
Todas |
x |
x |
x |
4.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
AZULAY, Rubem David; AZULAY, David Rubem; AZULAY-ABULAFIA, Luna. Dermatologia. 5. ed.rev. e atual. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2011. 983 p. ISBN 9788527714334 |
|||||||||||
2 |
GUIRRO, Elaine; GUIRRO, Rinaldo. Fisioterapia dermato-funcional: fundamentos, recursos, patologias. 3. ed.rev. e ampl. Barueri: Editora Manole Ltda, 2010. 560 p. ISBN 8520412440 |
|||||||||||
3 |
KEDE, Maria Paulina Villarejo; SABATOVICH, Oleg (ed.). Dermatologia estética. São Paulo: Atheneu, 2004. 795 p. ISBN 8573796103. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BAUMANN, Leslie Dermatologia cosmética princípios e prática |
|||||||||||
2 |
GOBBO, Priscila C. Dal. Estética facial essencial: orientações para o profissional de estética. São Paulo: Editora Atheneu, 2010. 199p. ISBN 9788538801078 |
|||||||||||
3 |
GOMES, Rosaline Kelly; DAMAZIO, Marlene Gabriel. Cosmetologia: descomplicando os princípios ativos. 3ed. São Paulo: Livraria Médica Paulista, 2009. 402 p. ISBN 978859930537-9 |
|||||||||||
4 |
HABIF, Thomas P. Dermatologia clínica: guia colorido para diagnóstico e tratamento. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. 1015 p. ISBN 9788536304458 |
|||||||||||
5 |
FRANGIE, Catherine M et al. Milady cosmetologia: ciências gerais, da pele e das unhas. São Paulo: Cengage Learning, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788522126729. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |