PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO | Estética e Cosmética |
ESTRUTURA CURRICULAR | Tecnologia em Estética e Cosmética Par059/22 |
PROFESSOR | Marcia Aparecida de Liz |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Estética Capilar | 0-20316 | 4º | 4 | 80 |
EMENTA |
Teoria do corte. Corte Terapêutico. Fundamentos da Coloração. Clareamento e Descoloração. Ondulação e desondulação. Destinação de resíduos. |
OBJETIVO GERAL |
Promover o conhecimento dos conteúdos que envolvem a saúde capilar, as implicações do uso inadequado e adequado dos produtos químicos e oportunizar ao aluno condições para a construção do conhecimento específico sobre técnicas de corte, de forma que o aluno utilize o aprendizado para beneficiar e embelezar as pessoas com responsabilidade e profissionalismo. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Aplicar o conhecimento da anamnese capilar. - Reconhecer as técnicas e fundamentos básicos utilizadas para corte, relacionando com o visagismo. - Identificar tipos, estruturas e textura de fios, pigmento, melanogênese e formação dos pigmentos no cortéx capilar. - Descrever pigmentos e características eumelaninas (azul), feumelaninas (laranja ao amarelo) e tricosiderina (vermelho). - Reconhecer os tratamentos e aplicabilidade nas hidratações, cauterização e reconstrução dos fios. - Oportunizar o conhecimento do destino dos resíduos. - Reconhecer as técnicas e produtos de clareamento e descoloração dos fios. - Identificar tipos de mechas e seus métodos. - Analisar todas as formas de ondulação, relaxamento e alisamento. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Apresentação da disciplina, Visagismo: - tipos de temperamentos - tipos de comportamentos - constituição física - formatos de rosto, queixo, olhos, testa, boca e nariz | 4 |
2 | Fundamentos e terminologia de cortes e penteados - Os sete procedimentos para esculpir um cabelo - Formas e figuras que representam um corte | 4 |
3 | As quatro formas básicas de corte. | 4 |
4 | Equipamentos e tipos de escovas: - tipos de tesouras e suas funções - tipos de navalhas - tipos de máquinas de corte - tipos de pentes de corte - tipos de escovas e seus diâmetros. | 4 |
5 | Práticas de corte e escovação - Lavação e massagem do couro cabeludo - Manobras de secagem e escovação do cabelo - Posição dos dedos/tesoura no corte de cabelo - Técnicas para a preparação do cabelo para o penteado - Procedimentos de atendimento ao cliente. | 8 |
6 | História, evolução e percepção da cor. Ciclo cromático, numeração das cores cosméticas fundamentais e fantasia. | 4 |
7 | Coloração: definição de coloração colorimetria específica - tipos de coloração (permanente, temporária, semipermanente ou por oxidação. Tipo, estrutura e textura do fio. | 4 |
8 | Tonalidades dos fios capilares. Fixadores do pigmento (peróxido de hidrogênio) cores quentes, cores frias e neutras. Composição da cor dos cabelos, formação dos pigmentos do córtex capilar, pigmentos e características: eumelaninas, feomelanina, tricosiderina e escala de descoloração da melanina. Associação dos pigmentos e diversas | 4 |
9 | Repigmentação. Fundamentos da altura de tom natural e cosmética | 12 |
10 | Tratamentos: estrutura do fio, diagnósticos. Hidratação, cauterização e reconstrução | 4 |
11 | Destinação de resíduos | 4 |
12 | Descoloração: Escala de descoloração de melanina até a altura de tom que consegue e pode chegar. | 4 |
13 | Tipos de mechas | 4 |
14 | Definição, tipos de estruturas de ondulação, desondulação, alisamentos e relaxamento. Produtos cosméticos na ondulação, desondulação, alisamento e relaxamento | 4 |
15 | Princípio Ativos: Tioglicolato de amônia e guanidina, ácidos; funções, características, formas de conservação, tolerância, interação com outros produtos: Ação e reação do princípio ativo do tioglicolato de amônia e incompatibilidade com outros produtos. | 12 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho sobre Ondulação e desondulação e Tipos de Temperamentos. |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Avaliações serão teóricas individuais, atividades laboratoriais, apresentação de trabalhos em grupo ou individual e prova integrativa | ||||||||
HABILIDADES | Capacidade de avaliar na teoria e prática os procedimentos passados em sala de aula. | ||||||||
ATITUDES | Serão considerados os seguintes critérios: - Pontualidade e assiduidade e participação ativa nas aulas; - Manifestação de valores e atitudes éticas - respeito aos colegas, ao professor, à universidade, ao patrimônio. | ||||||||
OUTRAS | Todas as atividades desenvolvidas em classe e extraclasse poderão contribuir na avaliação. A avaliação será realizada de forma continuada, considerando os itens acima mencionados, avaliações teóricas, práticas e seminários | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação Integrativa | 1 a 15 |
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| 1.0 | 14.11 |
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Avaliação 1 (trabalho) | 1 a 5 | x | x | x | 1.0 | 23/07/2024 |
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Avaliação 2 (teórica CORTE) | 1 a 5 | x |
| x | 2.0 | 06/08/2024 | x | 03/09/2024 | |
Avaliação 3 (prática CORTE) | 1 a 5 |
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| 1.0 | 20/08/2024 |
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Avaliação 4 (teórica Coloração) | 6 a 9 | x |
| x | 2.0 | 01/10/2024 | x | 05/11/2024 | |
Avaliação 5 (prática Coloração) | 6 a 9 | x | x | x | 1.0 | 26/11/2024 |
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Avaliação 6 (trabalho) | 14 e 15 |
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| 1.0 | 05/11/2024 |
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Avaliação 7 (frequência, participação, comprometimento) | 1 a 15 | x | x | x | 1,0 | 03/12/2024 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | BARSANTI, Luciano. Dr. Cabelo: saiba tudo sobre cabelos : estética, recuperação capilar e prevenção de calvície. São Paulo: Elevação, 2009. 190p. ISBN 9788575131541 |
2 | CAVALCANTI, Clóvis. Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. 4. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2002. 436 p. ISBN 8524906626 |
3 | HALAL, John. Tricologia a química cosmética capilar. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 304p. ISBN 9788522110896 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | BEDIN, Valcinir. Cabelo: tudo que você precisa saber. São Paulo: Editora Atheneu, 2009. 99 p. ISBN 9788538800422 |
2 | BRAGA, Denise. Manual de instruções: terapia capilar. Brasília: Editora Senac, 2014. 121p. ISBN 9788562564451 |
3 | HALAL, John. Dicionário de ingredientes de produtos para cuidados com o cabelo. São Paulo: Milady, 2010. 181p. ISBN 9788522108893 |
4 | LEONARDI, Gislaine Ricci. Cosmetologia aplicada. São Paulo: Santa Isabel, 2008. 230 p. ISBN 978856099602-5 |
5 | ADINETE MARIA CAVALCANTE GIRÃO MOTA. Técnicas de alisamento: anatomia, fisiologia e transformação capilar. 3.ed. Fortaleza: Senac Ceará, 2014. 71p. ISBN 9788599733203 |
obs: O plano de ensino e o cronograma poderão ser modificados no decorrer do semestre, a fim de adequá-los ao processo de ensino-aprendizagem. - O contato com a professora deverá ser feito de forma presencial ou e-mail, canais oficiais de comunicação. - É importante que o aluno monitore seu portal para checagem de notas e frequência; qualquer divergência, contatar a professora pelos meios de comunicação institucionais. - A média final para aprovação é de 7,0. A frequência é de acima ou igual a 75% da CH total da disciplina (máximo 20 faltas). - Não serão feitos ajustes de nota no final do semestre. - A professora conta com a colaboração e participação de todos, para conduzirmos um excelente e produtivo semestre! |
Para a atenticação do plano de ensino |