Uniplac - Graduação - Estética e Cosmética - Estética Capilar - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/2

 

CURSO

Estética e Cosmética

ESTRUTURA CURRICULAR

Tecnologia em Estética e Cosmética Par059/22

PROFESSOR

Marcia Aparecida de Liz

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estética Capilar

0-20316

4

80

 

EMENTA

Teoria do corte. Corte Terapêutico. Fundamentos da Coloração. Clareamento e Descoloração. Ondulação e desondulação. Destinação de resíduos.

 

OBJETIVO GERAL

Promover o conhecimento dos conteúdos que envolvem a saúde capilar, as implicações do uso inadequado e adequado dos produtos químicos e oportunizar ao aluno condições para a construção do conhecimento específico sobre técnicas de corte, de forma que o aluno utilize o aprendizado para beneficiar e embelezar as pessoas com responsabilidade e profissionalismo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Aplicar o conhecimento da anamnese capilar. - Reconhecer as técnicas e fundamentos básicos utilizadas para corte, relacionando com o visagismo. - Identificar tipos, estruturas e textura de fios, pigmento, melanogênese e formação dos pigmentos no cortéx capilar. - Descrever pigmentos e características eumelaninas (azul), feumelaninas (laranja ao amarelo) e tricosiderina (vermelho). - Reconhecer os tratamentos e aplicabilidade nas hidratações, cauterização e reconstrução dos fios. - Oportunizar o conhecimento do destino dos resíduos. - Reconhecer as técnicas e produtos de clareamento e descoloração dos fios. - Identificar tipos de mechas e seus métodos. - Analisar todas as formas de ondulação, relaxamento e alisamento.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação da disciplina, Visagismo: - tipos de temperamentos - tipos de comportamentos - constituição física - formatos de rosto, queixo, olhos, testa, boca e nariz

4

2

Fundamentos e terminologia de cortes e penteados - Os sete procedimentos para esculpir um cabelo - Formas e figuras que representam um corte

4

3

As quatro formas básicas de corte.
- Sólido
- Graduada
- Camadas aumentadas
- Camadas uniformes

4

4

Equipamentos e tipos de escovas: - tipos de tesouras e suas funções - tipos de navalhas - tipos de máquinas de corte - tipos de pentes de corte - tipos de escovas e seus diâmetros.

4

5

Práticas de corte e escovação - Lavação e massagem do couro cabeludo - Manobras de secagem e escovação do cabelo - Posição dos dedos/tesoura no corte de cabelo - Técnicas para a preparação do cabelo para o penteado - Procedimentos de atendimento ao cliente.

8

6

História, evolução e percepção da cor. Ciclo cromático, numeração das cores cosméticas fundamentais e fantasia.

4

7

Coloração: definição de coloração colorimetria específica - tipos de coloração (permanente, temporária, semipermanente ou por oxidação. Tipo, estrutura e textura do fio.

4

8

Tonalidades dos fios capilares. Fixadores do pigmento (peróxido de hidrogênio) cores quentes, cores frias e neutras. Composição da cor dos cabelos, formação dos pigmentos do córtex capilar, pigmentos e características: eumelaninas, feomelanina, tricosiderina e escala de descoloração da melanina. Associação dos pigmentos e diversas

4

9

Repigmentação. Fundamentos da altura de tom natural e cosmética

12

10

Tratamentos: estrutura do fio, diagnósticos. Hidratação, cauterização e reconstrução

4

11

Destinação de resíduos

4

12

Descoloração: Escala de descoloração de melanina até a altura de tom que consegue e pode chegar.

4

13

Tipos de mechas
Métodos e materiais utilizados
Tonalização de mechas

4

14

Definição, tipos de estruturas de ondulação, desondulação, alisamentos e relaxamento. Produtos cosméticos na ondulação, desondulação, alisamento e relaxamento

4

15

Princípio Ativos: Tioglicolato de amônia e guanidina, ácidos; funções, características, formas de conservação, tolerância, interação com outros produtos: Ação e reação do princípio ativo do tioglicolato de amônia e incompatibilidade com outros produtos.

12

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho sobre Ondulação e desondulação e Tipos de Temperamentos.

 

Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliações serão teóricas individuais, atividades laboratoriais, apresentação de trabalhos em grupo ou individual e prova integrativa

HABILIDADES

Capacidade de avaliar na teoria e prática os procedimentos passados em sala de aula.

ATITUDES

Serão considerados os seguintes critérios: - Pontualidade e assiduidade e participação ativa nas aulas; - Manifestação de valores e atitudes éticas - respeito aos colegas, ao professor, à universidade, ao patrimônio.

OUTRAS

Todas as atividades desenvolvidas em classe e extraclasse poderão contribuir na avaliação. A avaliação será realizada de forma continuada, considerando os itens acima mencionados, avaliações teóricas, práticas e seminários

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1 a 15

 

 

 

1.0

14.11

 

 

Avaliação 1 (trabalho)

1 a 5

x

x

x

1.0

23/07/2024

 

 

Avaliação 2 (teórica CORTE)

1 a 5

x

 

x

2.0

06/08/2024

x

03/09/2024

Avaliação 3 (prática CORTE)

1 a 5

 

 

 

1.0

20/08/2024

 

 

Avaliação 4 (teórica Coloração)

6 a 9

x

 

x

2.0

01/10/2024

x

05/11/2024

Avaliação 5 (prática Coloração)

6 a 9

x

x

x

1.0

26/11/2024

 

 

Avaliação 6 (trabalho)

14 e 15

 

 

 

1.0

05/11/2024

 

 

Avaliação 7 (frequência, participação, comprometimento)

1 a 15

x

x

x

1,0

03/12/2024

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BARSANTI, Luciano. Dr. Cabelo: saiba tudo sobre cabelos : estética, recuperação capilar e prevenção de calvície. São Paulo: Elevação, 2009. 190p. ISBN 9788575131541

2

CAVALCANTI, Clóvis. Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. 4. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2002. 436 p. ISBN 8524906626

3

HALAL, John. Tricologia a química cosmética capilar. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 304p. ISBN 9788522110896

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BEDIN, Valcinir. Cabelo: tudo que você precisa saber. São Paulo: Editora Atheneu, 2009. 99 p. ISBN 9788538800422

2

BRAGA, Denise. Manual de instruções: terapia capilar. Brasília: Editora Senac, 2014. 121p. ISBN 9788562564451

3

HALAL, John. Dicionário de ingredientes de produtos para cuidados com o cabelo. São Paulo: Milady, 2010. 181p. ISBN 9788522108893

4

LEONARDI, Gislaine Ricci. Cosmetologia aplicada. São Paulo: Santa Isabel, 2008. 230 p. ISBN 978856099602-5

5

ADINETE MARIA CAVALCANTE GIRÃO MOTA. Técnicas de alisamento: anatomia, fisiologia e transformação capilar. 3.ed. Fortaleza: Senac Ceará, 2014. 71p. ISBN 9788599733203

obs: O plano de ensino e o cronograma poderão ser modificados no decorrer do semestre, a fim de adequá-los ao processo de ensino-aprendizagem. - O contato com a professora deverá ser feito de forma presencial ou e-mail, canais oficiais de comunicação. - É importante que o aluno monitore seu portal para checagem de notas e frequência; qualquer divergência, contatar a professora pelos meios de comunicação institucionais. - A média final para aprovação é de 7,0. A frequência é de acima ou igual a 75% da CH total da disciplina (máximo 20 faltas). - Não serão feitos ajustes de nota no final do semestre. - A professora conta com a colaboração e participação de todos, para conduzirmos um excelente e produtivo semestre!

 

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Fone: 55 49 32511022
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