PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO | TECNOLOGO EM ESTETICA E COSMETICA |
ESTRUTURA CURRICULAR | EC2 |
REGULAMENTAÇÃO | Aprovado pela Resolução do CONSUNI nº 788/17 |
PROFESSOR | GILBERTO BORGES DE SÁ |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
TC – Trabalho de Curso | 0-18498 | 6 | 2 | 40 |
EMENTA: Elaboração de Trabalho Científico: artigo científico. Técnicas de apresentação oral de trabalhos acadêmicos. |
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OBJETIVO GERAL: Desenvolver a produção de conhecimentos acerca dos objetos de estudos da Estética e Cosmética, no formato de artigo cientifico de Curso - TC, bem como sua apresentação perante banca examinadora do curso. |
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Proporcionar o pleno conhecimento do Regulamento do TC junto aos acadêmicos; 2. Retomar o Projeto de TC realizado, identificando as fragilidades e os pontos fortes desenvolvidos bem como correção dos itens; 3. Conhecer a estrutura e formatação do modelo de Artigo cientifico a ser elaborado pelos acadêmicos; 4. Orientação metodológica na elaboração do Artigo Cientifico – Oficinas pedagógicas; 5. Orientação metodológicas aos professores Orientadores do TC acerca da elaboração do Artigo Cientifico; 6. Gestão, organização e orientação dos Artigos Científicos com vistas a apresentação junto as bancas avaliadoras. 7. Proporcionar processo de apresentação dos TCs junto as bancas examinadoras; 8. Orientação para correção e elaboração do relatório final do TC no formato de Artigo Cientifico.
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | |||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. | ESTRATÉGIAS* |
I | UNIDADE I - Apresentação do Regulamento do TC e Retomada dos Projetos de TC elaborados. Transformar o Projeto Integrador em Modelo de artigo cientifico. Papel dos sujeitos envolvidos na elaboração do TC (Prof. Orientador, Prof. da disciplina e banca examinadora)
| 04 | Uso de tecnologias da informação e comunicação. Aula expositiva dialogada. Pesquisas em sites especializados. APE. |
II | UNIDADE II – Conceito e estrutura de um Artigo Cientifico. Conhecimento do Formato do Artigo Cientifico a ser elaborado. Oficinas pedagógicas. | 06 | Uso de tecnologias da informação e comunicação. Aula expositiva dialogada. Pesquisas grupo. Oficina de aprendizagem. APE
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III | UNIDADE III - Orientação do TC/Artigo cientifico nos aspectos de Metodologia e objeto a ser desenvolvido. (Estrutura do artigo, redação científica, aspectos da ABNT. | 12 | Uso de tecnologias da informação e comunicação. Pesquisas em sites especializados. Pesquisa em grupo. Orientação individual.
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IV | UNIDADE IV - Apresentação do Artigo Cientifico perante banca examinadora | 14 | Uso de tecnologias da informação e comunicação. Aula expositiva dialogada. Banca examinadora. Uso de tecnologias de comunicação e informação. |
| Atividade extraclasse | 04 |
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| TOTAL DE HORAS | 40 |
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| Atividade Prática Extraclasse: Atividade Extraclasse: Pesquisar em site de pesquisa científica artigos sobre o objeto de pesquisa do TC.
| APE/TIG/ED |
*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação; ARS - Aula de forma remota e síncrona utilizando plataforma digital. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||||
CONHECIMENTOS | Elaboração de síntese. Comunicação com clareza. Visão sistêmica do conhecimento. Raciocínio lógico. Utilização da metodologia adequada no objeto pesquisado. Apresentar mínimo conhecimento acerca do assunto. | ||||||||||
HABILIDADES | Comunicação eficaz. Entonação de voz e gestos adequados. Apresentação de trabalhos. Dominar recursos de digitação. Senso de investigação. Administrar conflitos. | ||||||||||
ATITUDES | Ética. Liderança. Comprometimento. Senso crítico. Iniciativa. Autonomia. Pró-atividade. Solidariedade. Capacidade de resolução de problemas. Interatividade. Resiliência. | ||||||||||
OUTRAS |
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DATAS PREVISTAS | |||||||||||
Avaliação1 | Unidades | C | H | A | Valor | Data2 | Recuperação | ||||
Sim | Data | ||||||||||
Avaliação Integrativa |
| - | - | - | - | Não se aplica |
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Avaliação 2 – Artigo parcial Primeira Versão |
| x | x | x | 2,0 |
| x |
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Avaliação 3 – Apresentação em banca examinadora |
| x | x | X | 3,0 |
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Avaliação 4 – Artigo cientifico finalizado |
| x | x | x | 3,0 |
| x |
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Avaliação 4 – Processo de acompanhamento |
| x | x | x | 2,0 |
| x |
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¹ Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ² A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. | |||||||||||
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |||||||||||
1 | POLITO, Rachel. Superdicas: para um trabalho de conclusão de curso nota 10. São Paulo: Saraiva, 2008. | ||||||||||
2 | SANTOS, Clovis Roberto dos. Trabalho de conclusão de curso: TCC. São Paulo: Cengage Learning, 2009. | ||||||||||
3 | SOUZA, Antonio Carlos de; FIALHO, Francisco Antonio Pereira; OTANI, Nilo. TCC: métodos e técnicas. Florianópolis: Visual Books, 2007. | ||||||||||
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |||||||||||
1 | APPOLINÁRIO, Fabio. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2009. | ||||||||||
2 | BERTUCCI, Janete Lara de Oliveira. Metodologia básica para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos: TCC: ênfase na elaboração de TCC de pós-graduação lato-sensu. São Paulo: Atlas, 2009. | ||||||||||
3 | FERREIRA, Gonzaga. Redação Científica: como entender e escrever com facilidade. São Paulo: Atlas, 2011. | ||||||||||
4 | LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. | ||||||||||
5 | MATTAR, João. Metodologia Científica na era da informática. 3. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2008. | ||||||||||
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OBSERVAÇÕES | |||||||||||
Calendário previsto:
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Para a atenticação do plano de ensino |