PLANO DE ENSINO
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| CURSO | Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa | ||||||||||
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| DISCIPLINA | Cultura Brasileira | ||||||||||
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| DOCENTE | Kátia Marlowa Bianchi Ferreira Pessoa | ||||||||||
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| CARGA HORÁRIA | 40 | ||||||||||
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| CRÉDITOS | 02 | ||||||||||
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| SEMESTRE/CURSO | 2º | ||||||||||
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| ANO/SEMESTRE | 2024/2 | ||||||||||
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EMENTA | |||||||||||||||
Definição de cultura. Aspectos históricos da formação cultural brasileira. Miscigenação étnica e cultural. Cultura popular. Indústria cultural e meios de comunicação de massa. Influência de outras culturas na cultura brasileira. Construção da identidade nacional, a partir de um mapeamento territorial. A cultura das tribos urbanas.
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OBJETIVO GERAL | |||||||||||||||
Destacar a importância do estudo das diversas culturas brasileiras, a fim de entender a mescla de identidades presentes em nosso país.
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS | |||||||||||||||
- Apropriar-se das origens culturais brasileiras por meio do estudo das quatro etnias que formam o nosso povo : a índia, a branca, a negra e a oriental. -Estabelecer a diferença entre a cultura de massa e a cultura popular. -Promover discussões acerca da preferência atual das pessoas, especialmente dos mais jovens, de se comunicarem por meio das mídias sociais como Facebook,Instagram e Whatsapp. -Compreender a busca de identificação dos jovens por meio das culturas das tribos.
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | |||||||||||||||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. | ESTRATÉGIAS | ||||||||||||
1 | 1.Cultura. Conceitos. 1.1 Culturas Híbridas. 1.2 Culturas Brasileiras-Introdução. 1.3 Cultura Indígena, Cultura Branca, Cultura Africana (Negra) e Culturas Orientais.
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Aula expositiva e dialogada, seminário. | ||||||||||||
2 | 2. A Cultura Popular. Conceitos. 2.1 A Literatura Popular. Conceito e formas. 2.2 Manifestações da Cultura Popular no Brasil. 2.2.1 Festas Religiosas. 2.2.2 Crendices e Superstições.
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Aula expositiva e dialogada, trabalho em grupos, filmes, estudo dirigido, painel integrado e outras modalidades. | ||||||||||||
3 | 3. A Cultura de Massa. Conceitos. 3.1 Tipos de Cultura de Massa. 3.2 Histórias em Quadrinhos, Revistas,Jornais,Cinema,Internet,Email, Facebook,Instagram, Whatsapp etc. 3.3. Histórico dos tipos de Cultura de Massa e a sua importância para a sociedade. 3.4. As Séries Transmitidas pela Televisão e pela Internet. | 10 |
Aula expositiva e dialogada, estudo individual, filmes, trabalho em grupos e seminários. | ||||||||||||
4 | 4. A Cultura das Tribos Urbanas. Conceitos e Identidades. 4.1 As Diversas Tribos Urbanas Presentes na Realidade Brasileira Atual.
| 6 | Aula expositiva e dialogada, estudo individual, filmes e outras modalidades. | ||||||||||||
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SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||||||||
CONHECIMENTOS | Provas escritas, atividades individuais, apresentação de trabalhos.
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HABILIDADES | Agir de forma integrada e interdisciplinar entre teoria e prática, raciocínio crítico e lógico, demonstração competente do uso dos conhecimentos em Cultura Brasileira.
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ATITUDES | Produção de conhecimento científico. Capacidade de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Capacidade de raciocínio crítico. Participação em debates e contribuições apresentadas | ||||||||||||||
OUTRAS | Participação em eventos relativos ao curso, relato de experiências vivenciadas pelo acadêmico. | ||||||||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data³ | Recuperação | ||||||||
Sim | Data | ||||||||||||||
Avaliação Integrativa² |
| X | X | X | 2,0 |
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Avaliação 01 | 1 | X | X | X | 2,0 |
| X |
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Avaliação 02 | 2 | X | X | X | 2,0 |
| X |
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Avaliação 03 | 3 | X | X | X | 2,0 |
| X |
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Avaliação 04 | 4
| X | X | X | 2,0 |
| X |
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¹Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ²Formato de avaliação definido pelo colegiado do curso. ³A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. | |||||||||||||||
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |||||||||||||||
1 | SOUZA, Ricardo Luiz de. Identidade nacional e modernidade brasileira. São Paulo: Autêntica, 2007. CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015. 385 p. (Ensaios latino-americanos) ISBN 8531403820 CANCLINI, Néstor Garcia. A produção simbólica: Teoria e metodologia em sociologia da arte. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A., 2015. 118 p. (Perspectivas Do Homem) | ||||||||||||||
2 |
CANCLINI, Néstor Garcia. As culturas populares no capitalismo. São Paulo: Editora Brasiliense S.a., 1983. 149 p. CANCLINI, Néstor Garcia. Diferentes, desiguais e desconectados. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005. 283 p. ISBN 857108291X BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. 2.ed. São Paulo: Editora Hucitec, 1993. 419 p
Laraia, Roque de Barros, 1932- 1.331c Cultura: um conceito antropológico — 14.ed.Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001
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3 |
CASCUDO, Luís da Câmara. Tradição, ciência do povo: pesquisas na cultura popular do Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva S/a, 1971. 198p CASCUDO, Luís da Câmara. Lendas brasileiras para jovens. Florianópolis: Global Editora e Distribuidora Ltda, 2010. 126p. ISBN 8526011219 CASCUDO, Luís da Câmara. Literatura oral no Brasil. 2.ed. Brasília: Livraria José Olympio Editora 451 p. (Coleção Documentos Brasileiros) 6562 BHABHA, Homi K. O local da cultura. 1.reimp. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2001. 395 p. (Coleção humanistas) | ||||||||||||||
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |||||||||||||||
1 | SAID, E. W. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Schwarcz, 2011. BOUET, Marguerite; OUBRERIE, Clement. Aya de Yopougon. São Paulo: L&pm Editores S.a., 2011. 112p. | ||||||||||||||
2 | THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 9.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2000. 427p. CONTE, Daniel, AGUIAR, Hofmeister Rafael de (Organizadores). Vozes da Cultura Popular- Tradição, Movência e Ressignificações. São Leopoldo, RS: Trajetos Editorial,2015. | ||||||||||||||
3 |
MOLES, Abraham; MERTON, Robert; RIESMAN, David; MAC LUHAN, Marshall; HORKHEIMER, May; LAZARSFELD, Paul F. Teoria da cultura de massa: introdução, comentários e seleção de Luiz Costa Lima. 6. ed. rev. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2002. 364 p. | ||||||||||||||
4 |
FERREIRA, Kátia Marlowa Bianchi. A dupla face da cultura popular de Painel: os cantares do risível e a crônica do cotidiano. Florianópolis, 2001. 194 p. | ||||||||||||||
5 |
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6 | ANNONE, Leila Rentroia; IANNONE, Roberto A. O mundo das histórias em quadrinhos. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 1996.
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7 |
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8 |
BAUMAN,Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. 1.ed. Rio de Janeiro:Zahar, 2013.
MACHADO, José ; SILVA, Leila Maria da. AsTribos Urbanas: Produção Artística e Identidades. São Paulo: Annablume, 2014. | ||||||||||||||
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OBSERVAÇÕES | |||||||||||||||
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Para a atenticação do plano de ensino |