Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Cultura Brasileira - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

 

 

 

 

CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

 

 

 

 

DISCIPLINA

Cultura Brasileira

 

 

 

 

DOCENTE

Kátia Marlowa Bianchi Ferreira Pessoa

 

 

 

 

CARGA HORÁRIA

40

 

 

 

 

CRÉDITOS

02

 

 

 

 

SEMESTRE/CURSO

 

 

 

 

ANO/SEMESTRE

2024/2

 

 

 

 

 

EMENTA

 

Definição de cultura. Aspectos históricos da formação cultural brasileira. Miscigenação étnica e cultural. Cultura popular. Indústria cultural e meios de comunicação de massa. Influência de outras culturas na cultura brasileira. Construção da identidade nacional, a partir de um mapeamento territorial. A cultura das tribos urbanas.

 

OBJETIVO GERAL

Destacar a importância do estudo das diversas culturas brasileiras, a fim de entender a mescla de identidades presentes em nosso país.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Apropriar-se das origens culturais brasileiras por meio do estudo das quatro etnias que formam o nosso povo : a índia, a branca, a negra e a oriental.

-Estabelecer a diferença entre a cultura de massa e a cultura popular.

-Promover discussões acerca da preferência atual das pessoas, especialmente dos mais jovens, de se comunicarem por meio das mídias sociais como Facebook,Instagram e Whatsapp.

-Compreender a busca de identificação dos jovens por meio das culturas das tribos.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

ESTRATÉGIAS

1

 1.Cultura. Conceitos.

 1.1 Culturas Híbridas.

 1.2 Culturas Brasileiras-Introdução.

 1.3  Cultura Indígena, Cultura Branca, Cultura Africana (Negra) e Culturas Orientais.

 

12

 

Aula expositiva e dialogada, seminário.

2

2. A Cultura Popular. Conceitos.

2.1 A Literatura Popular. Conceito e formas.

2.2 Manifestações da Cultura Popular no Brasil.

2.2.1 Festas Religiosas.

2.2.2 Crendices e Superstições.

 

12

 

Aula expositiva e dialogada, trabalho  em grupos, filmes, estudo dirigido, painel integrado e outras modalidades.

3

3. A Cultura de Massa. Conceitos.

3.1 Tipos de Cultura de Massa.

3.2  Histórias em Quadrinhos, Revistas,Jornais,Cinema,Internet,Email, Facebook,Instagram, Whatsapp etc.

 3.3. Histórico dos tipos de Cultura de Massa e a sua importância para a sociedade.

 3.4.  As Séries Transmitidas pela Televisão e pela Internet.

10

 

Aula expositiva e dialogada, estudo individual, filmes, trabalho em grupos e seminários.

4

4. A Cultura das Tribos Urbanas. Conceitos e Identidades.

4.1 As Diversas Tribos Urbanas Presentes na Realidade Brasileira Atual.

 

6

Aula expositiva e dialogada, estudo individual, filmes e outras modalidades.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Provas escritas, atividades individuais, apresentação de trabalhos.

 

HABILIDADES

Agir de forma integrada e interdisciplinar entre teoria e prática, raciocínio crítico e lógico, demonstração competente do uso dos conhecimentos em Cultura Brasileira.

 

ATITUDES

Produção de conhecimento científico.

Capacidade de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Capacidade de raciocínio crítico.

Participação em debates e contribuições apresentadas

OUTRAS

Participação em eventos relativos ao curso, relato de experiências vivenciadas pelo acadêmico.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data³

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa²

 

X

X

X

2,0

 

 

 

 

Avaliação 01

1

X

X

X

2,0

 

 

X

 

Avaliação 02

2

X

X

X

2,0

 

 

X

 

Avaliação 03

3

X

X

X

2,0

 

X

 

Avaliação 04

4

 

X

X

X

2,0

 

X

 

¹Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina.

²Formato de avaliação definido pelo colegiado do curso.

³A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

SOUZA, Ricardo Luiz de. Identidade nacional e modernidade brasileira. São Paulo:

Autêntica, 2007.

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015. 385 p. (Ensaios latino-americanos) ISBN 8531403820

CANCLINI, Néstor Garcia. A produção simbólica: Teoria e metodologia em sociologia da arte. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A., 2015. 118 p. (Perspectivas Do Homem)

2

 

CANCLINI, Néstor Garcia. As culturas populares no capitalismo. São Paulo: Editora Brasiliense S.a., 1983. 149 p.

CANCLINI, Néstor Garcia. Diferentes, desiguais e desconectados. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005. 283 p. ISBN 857108291X

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. 2.ed. São Paulo: Editora Hucitec, 1993. 419 p


BURKE, Peter. Cultura popular na idade moderna. 2.ed. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda, 1999. 385 p.

Laraia, Roque de Barros, 1932- 1.331c Cultura: um conceito antropológico  — 14.ed.Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001

 

3

 

CASCUDO, Luís da Câmara. Tradição, ciência do povo: pesquisas na cultura popular do Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva S/a, 1971. 198p

CASCUDO, Luís da Câmara. Lendas brasileiras para jovens. Florianópolis: Global Editora e Distribuidora Ltda, 2010. 126p. ISBN 8526011219

CASCUDO, Luís da Câmara. Literatura oral no Brasil. 2.ed. Brasília: Livraria José Olympio Editora 451 p. (Coleção Documentos Brasileiros) 6562

BHABHA, Homi K. O local da cultura. 1.reimp. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2001. 395 p. (Coleção humanistas)

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

SAID, E. W. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Schwarcz, 2011.

BOUET, Marguerite; OUBRERIE, Clement. Aya de Yopougon. São Paulo: L&pm Editores S.a., 2011. 112p.

2

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 9.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2000. 427p. 

CONTE, Daniel, AGUIAR, Hofmeister Rafael de (Organizadores). Vozes da Cultura Popular- Tradição, Movência e Ressignificações. São Leopoldo, RS: Trajetos Editorial,2015.

3

 

MOLES, Abraham; MERTON, Robert; RIESMAN, David; MAC LUHAN, Marshall; HORKHEIMER, May; LAZARSFELD, Paul F. Teoria da cultura de massa: introdução, comentários e seleção de Luiz Costa Lima. 6. ed. rev. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2002. 364 p. 

4

 

FERREIRA, Kátia Marlowa Bianchi. A dupla face da cultura popular de Painel: os cantares do risível e a crônica do cotidiano. Florianópolis, 2001. 194 p.

5

 

 

6

ANNONE, Leila Rentroia; IANNONE, Roberto A. O mundo das histórias em quadrinhos. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 1996.

 

7

 


ROSENBERG, Bernard. Cultura de massa: as artes populares nos Estados Unidos. São Paulo: Editora Cultrix Ltda., 1973. 651 p. 18130

8

 

BAUMAN,Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. 1.ed. Rio de Janeiro:Zahar, 2013.

 

MACHADO, José ; SILVA, Leila Maria da.  AsTribos Urbanas: Produção Artística e Identidades. São Paulo: Annablume, 2014.

 

OBSERVAÇÕES

 

 

 

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